Timeline

  • ENIAC - O primeiro computador eletrônico do mundo

    ENIAC - O primeiro computador eletrônico do mundo
    Desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial e concluído em 1946, o ENIAC era uma máquina impressionante. Ocupando uma sala inteira e pesando cerca de 30 toneladas, o ENIAC utilizava 17.000 válvulas eletrônicas para realizar cálculos, e era capaz de realizar cerca de 5.000 adições por segundo.
  • O primeiro transístor

    O primeiro transístor
    O primeiro transístor, um dispositivo semicondutor capaz de amplificar ou alternar sinais eletrônicos. Muito menores em tamanho do que as válvulas eletrônicas que os antecederam, mais rápidos, mais confiáveis e consumindo menos energia e gerando menos calor, este milagre da eletrónica abriu o caminho para a construção dos computadores que hoje conhecemos.
  • O IBM 7090

    O IBM 7090
    O IBM 7090, lançado em 1959, foi um dos primeiros computadores totalmente "transistorizado", tendo sido amplamente utilizado pela NASA para efectuar os cálculos necessários para o programa espacial americano da decada de 60 do século passado.
  • O circuito integrado

    O circuito integrado
    O circuito integrado, desenvolvido no final da década de 50 do século passado por Jack Kilby da Texas Instruments e Robert Noyce da Fairchild Semiconductore (trabalhando independentemente um do outro), deu início a terceira geração de computadores. Esta invenção permitiu que múltiplos componentes eletrônicos fossem fabricados num único chip de silício.
  • IBM System/360 - O primeiro computador de circuitos integrados

    IBM System/360 - O primeiro computador de circuitos integrados
    O IBM System/360, lançado em 1964, utilizava circuitos integrados e introduziu o conceito revolucionário de uma arquitectura de computador unificada, permitindo a compatibilidade entre diferentes modelos. Este computador, com custo na época de 2 milhões de doláres, foi um sucesso comercial massivo e estabeleceu a IBM como líder na indústria de computadores.
  • O surgimento da Intel

    O surgimento da Intel
    A Intel Corporation, mais conhecida como Intel, foi fundada em 1968, nos Estados Unidos, por Robert Norton Noyce e Gordon Earle Moore sob o nome de NM Electronics
  • O surgimento da AMD

    O surgimento da AMD
    Surge em 1969, em Santa Clara, Califórnia, a empresa AMD, a principal rival da Intel.
  • Intel 4004 - A integração de todos os componentes de um CPU num único chip

    Intel 4004 - A integração de todos os componentes de um CPU num único chip
    O Intel 4004 era um chip fantástico para a época em que foi criado. Com apenas 4 bits de largura de dados e um clock de 740 kHz, ele continha 2300 transístores num único chip. Ele representou um salto quântico na miniaturização e integração de componentes eletrônicos num unico chip.
  • Intel 8086 - O primeiro processador de 16Bits

    Intel 8086 - O primeiro processador de 16Bits
    Em 1978, o Intel 8086 é lançado, contendo cerca de 29.000 transístores, uma frequência de 8MHz, e com uma performance 10 vezes superior ao Intel 8080.
  • ARM-1 - O primeiro processador ARM

    ARM-1 - O primeiro processador ARM
    A primeira versão do processsador ARM (Acorn RISC Machine) foi chamada de ARM-1 e possuía cerca de 25 mil transistores.
  • Intel 386 - O primeiro processador de 32 Bits

    Intel 386 - O primeiro processador de 32 Bits
    Em 1985 a Intel lança a grande inovação da década, o processador de 32 bits. Com 275.000 transístores, o Intel 386 operava a uma velocidade máxima de 5 milhões de instruções por segundo (MIPS) com a frequência de 33MHz.
  • O primeiro Intel Pentium

    O primeiro Intel Pentium
    Em 1993 vemos o lançamento do Intel Pentium. Considerado na época como um avanço tecnológico, possuia cerca de 3.100.000 transístores construídos com a tecnologia CMOS de 0.8μm.
    Nas suas primeiras versões, trabalhava a uma frequência de 66MHz e executava cerca de 112 MIPS, tendo posteriormente chegado aos 233MHz.
  • AMD Athlon - A Liderança da AMD

    AMD Athlon - A Liderança da AMD
    Em 1999 a AMD toma a liderança na corrida pela performance, lançando o AMD Athlon, o primeiro processador com frequência acima de 1GHz. Com a criação do Athlon, a AMD quebra de vez com a criação de chips compatíveis com os Intel, dado que tinham projetados especificamente do zero para executar os sistemas operativos Windows com performance excecional.
  • Athlon 64 - O primeiro processador de 64 bits

    Athlon 64 - O primeiro processador de 64 bits
    O Athlon 64 foi o primeiro processador de 64 bit e e que definiu o padrão de x86-x64. Como a AMD licenciou a Intel uso do padrão x86-64, todos os modelos de processadores 64 bits atuais rodam sobre o padrão x86-64 da AMD.
  • Intel Pentium D - O primeiro processador Dual Core

    Intel Pentium D - O primeiro processador Dual Core
    O primeiro processador dual core foi o Intel Pentium D, que nada mais era do que dois núcleos de Pentium 4 no mesmo chip com adaptações para o compartilhamento do barramento.
  • A geração Intel Core-i

    A geração Intel Core-i
    O primeiro modelo da série Core i5 a ser lançado aos utlizadores foi no dia 9 de Setembro de 2009, com o nome de Core i5 750. Esta serie abriu as portas a nomenclatura que é usada até aos dias de hoje, e que já vai na 14 geração.
  • AMD ZEN - Uma nova arquitectura para a AMD

    AMD ZEN - Uma nova arquitectura para a AMD
    Zen é o nome de uma família de de processadores da AMD, lançada com a primeira geração dos seus CPUs Ryzen, com a série 1000 apresentando até oito núcleos e 16 threads.
  • Apple M1 - O primeiro SOC da Apple

    Apple M1 - O primeiro SOC da Apple
    O Apple M1 usa uma memória LPDDR4X SDRAM de 4266 MT/s numa configuração unificada e partilhada por todos os componentes do processador. Os chips SoC e RAM são montados juntos num design de system-in-a-package. O Apple M1 integra também uma unidade de processamento gráfico (GPU) de oito núcleos (sete em alguns modelos).