Antiguidade oriental

Theo (08) e Ana Carolina (09) - história 1°A

By TheoIga
  • 3600 BCE

    Chegada dos egípcios no Nilo

    Chegada dos egípcios no Nilo
    A população que vivia às margens do rio Nilo era dividida em vários clãs, organizadas em comunidades chamadas monos, que funcionavam como se fossem pequenos Estados independentes.
  • 3599 BCE

    Economia egípcia - Rio Nilo

    Economia egípcia - Rio Nilo
    O rio Nilo era responsável por mover a economia e garantir a unidade política ao antigo Egito. A economia egípcia era baseada na agricultura, principalmente de trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão.
    Uma característica da economia era que não havia propriedade privada da terra, que pertencia a comunidade como um todo. Os camponeses e artesãos eram obrigados a dar parte de seus produtos para o Estado em troca do direito de cultivar o solo.
  • 3500 BCE

    Formação do baixo e alto Egito

    Formação do baixo e alto Egito
    Os monos se uniram formando dois reinos: o Baixo Egito, ao Norte da Africa e o Alto Egito, ao Sul da Africa.
  • 3400 BCE

    Coroas egípcias

    Coroas egípcias
    O soberano do alto Egito usava a coroa branca, já a coroa vermelha era usada no baixo Egito. Quando ambos os Egitos se unificaram as coroas se unificaram também, tornando-se branca e vermelha
  • 3200 BCE

    Início da época dos grandes faraós

    Início da época dos grandes faraós
    Os territórios do baixo e alto Egito foram unificados por Menés, rei do alto Egito, que tornou-se o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que deu origem ao Estado egípcio unificado.
  • 3200 BCE

    Monarquia teocrática dos Faraós

    Monarquia teocrática dos Faraós
    No topo da sociedade encontrava-se o Faraó e sua imensidão de parentes, já que este era venerado como um verdadeiro Deus. Por ser o chefe político de um Estado, tinha imenso poder sobre tudo e todos. Abaixo do faraó e de sua família vinham as camadas privilegiadas (sacerdotes, nobres e funcionários), e as não privilegiadas (artesãos, camponeses, escravos e soldados).
  • 2589 BCE

    Reinado de Quéops

    Reinado de Quéops
    Quéops foi um grande faraó egípcio, extremamente cruel, que reinou entre 2589 á 2566. Era conhecido como filho de Snefru e responsável pela construção da maior dentre as três piramides de gize.
  • 2558 BCE

    Reinado de quefrén

    Reinado de quefrén
    Quefrén, filho de queóps, criou a segunda maior piramide de gize. Exatamente ao lado dela, foi criado, em seu reinado, a esfinge. (2558 - 2532)
  • 2532 BCE

    Reinado de Miquerinos

    Reinado de Miquerinos
    Miquerinos reinou por muito pouco tempo, assim, não teve tempo o suficiente para construir uma piramide grande; portanto, construiu a menor das três piramides de gize. (2532 - 2503)
  • 1336 BCE

    Reinado de Tutancâmon

    Reinado de Tutancâmon
    Tutancâmon assumiu o reinado com apenas 9 anos, e se tornou o faraó da décima oitava dinastia. Reinou no período do império novo. Este morreu muito cedo por causas ainda não identificadas, O corpo mumificado de Tutancâmon estava em uma tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro. O caixão onde estava à múmia do faraó também era de ouro maciço, o que mostra o quão importante e rico ele foi.
  • 1327 BCE

    Reinado de AY

    Reinado de AY
    antes de assumir o trono, AY foi um auto funcionário de serviços de três faraós (Amenófis III, Amenófis IV, Tutancâmon). AY ficou no poder apenas 4 anos e foi o penúltimo faraó existente.
  • 525 BCE

    Batalha de Pelúsio - 1º Período Persa no Egito

    Batalha de Pelúsio -  1º Período Persa no Egito
    A Batalha de Pelúsio (também Batalha de Pelusa) foi o primeiro conflito entre o Império Aquemênida e o Egito. O número de egípcios mortos durante a batalha foi próximo de dois mil homens. Seu principal resultado foi a transferência do trono do faraó para Cambises II, do Império Aquemênida, marcando o início do 1º Período Persa no Egito.
  • 196 BCE

    Pedra de roseta

    Pedra de roseta
    A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro que mede 118 cm de altura, 77 cm de largura e 30 de espessura. A pedra foi feita quando o Egito era controlado pelos gregos (o chamado período ptolomaico). Ela contém o mesmo texto em três grafias, hieróglifos, grego antigo e demótico. Isso permitiu a decodificação dos antigos símbolos egípcios, que foram usados por mais de 3 mil anos.
  • 51 BCE

    Cleópatra VII Filopátor

    Cleópatra VII Filopátor
    Cleópatra VII Filopátor foi a última governante do Reino Ptolemaico do Egito, nominalmente sucedida como faraó por seu filho Cesarião.Como membro da dinastia ptolemaica, foi uma descendente de seu fundador Ptolemeu Sóter, um general greco-macedônio e companheiro de Alexandre, o Grande. Enquanto sua língua nativa era o grego coiné, foi a primeira governante ptolemaica a aprender a língua egípcia.
  • 30 BCE

    Período Egito-romano

    Período Egito-romano
    Egito romano é o nome utilizado para fazer referência ao período no qual a região do Egito esteve sob o controle do Império Romano e de seu sucessor, o Império Bizantino. Criado em 30 a.C. depois que Otaviano (o futuro imperador Augusto) derrotou Marco Antônio e depôs a amante dele, a rainha Cleópatra, do trono do Egito e anexou suas terras, encerrando definitivamente reino ptolemaico do Egito.
  • 1 CE

    Começa a era cristã

    Começa a era cristã