As etapas para a liberdade

  • 1 CE

    Nascimento de Cristo

    Nascimento de Cristo
    Com o nascimento de Cristo, a difusão dos seus ideais como a igualdade de todos perante Deus, a tolerância e a paz, pode ter motivado alguns povos a lutarem pela sua liberdade.
  • 508

    Democracia ateniense

    Democracia ateniense
    A democracia ateniense foi uma forma de governo criada no século VI a.C na Grécia na cidade de Atenas. Era uma democracia direta, porque os cidadãos atenienses podiam votar diretamente na tomada das decisões. Contudo esta forma de governo não era perfeita já que continha algumas limitações.
  • Revolução francesa

    Revolução francesa
    A 14 de julho de 1789 deu-se a Queda da Bastilha que foi o marco que espalhou esta revolução pela França. Esta revolução foi o ciclo revolucionário que ocorreu entre 1789 e 1799, esta revolução deu fim aos privilégios aristocráticos e ao fim do antigo regime.
  • Revolução liberal portuguesa

    Revolução liberal portuguesa
    A revolução liberal portuguesa ocorreu em 1820 quando Beresford foi para o Brasil em busca de ajuda por parte de D. João IV, o sinédrio, liderado por Manuel Fernandes Tomás, aproveitou para organizar uma revolução que instituísse o liberalismo em Portugal
  • Guerra Civil

    Guerra Civil
    A guerra civil ou guerra liberal, travada desde 1828 a 1834, foi uma guerra entre os absolutistas e os liberais pelo trono português.
  • Abolição da escravatura em Portugal

    Abolição da escravatura em Portugal
    A abolição da escravatura em Portugal deu-se a 25 de fevereiro de 1869.
  • Primeira mulher a votar

    Primeira mulher a votar
    A 28 de abril de 1911, o juiz João de Castro sentenciou que as mulheres não podem ser impedidas de votar por serem apenas mulheres, então a 28 de maio do mesmo ano, nas eleições constituintes, Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar
  • Dia dos Cravos

    Dia dos Cravos
    O 25 de abril ou dia da liberdade foi o movimento tanto político como social que pôs fim á ditadura imposta pelo Estado Novo.
  • Constituição portuguesa

    Constituição portuguesa
    A constituição portuguesa foi aprovada a 2 de abril de 1976, 10 meses depois do inicio da assembleia constituinte, que entra em vigor a 25 de abril de 1976