-
Rússia czarista (Final do século XIX)
O Império Russo, abrigava uma população de cerca de 160 milhões habitantes com regime político era monarquista absolutista e todo poder concentrado nas mãos de czar, ele, sua família a nobreza e o clero tinham enormes privilégios e eram donos das maiores partes das terras russas.
A grande maioria da população russa naquela época vivia no campo, eram constantemente explorados, obrigados a pagar ao governo pesados impostos pela terra usada. Sem estudo, sofriam com as crises de fome e doenças. -
Modernização Russa
Na segunda metade do século XIX Império Russo se industrializava graças ao capital estrangeiro nele investidos e à mão de obra farta e barata. A industrialização russa era impulsionada também pela exploração do petróleo, da produção de aço entre outras. Capitalismo russo continuou se desenvolvendo e surgiram centros industriais.
Industrialização estava longe de agradar a todos e acentuou as desigualdades. Nas fabricas, as condições eram péssimas e os salários baixos, revoltavam os operários -
Socialismo na Rússia
No final do sec XIX a situação dos trabalhadores russos eram muito difíceis, o que facilitou a entrada de ideias socialistas.
Os operários russos organizaram vários grupos políticos e tendências socialistas.
Em 1898 esses grupos políticos se juntaram e formaram o Partido Social-Democrata Russo, no início esse partido foi duramente perseguido e "destruído" por czar que prendeu vários membros desta organização, porem os principais lideres, Lênin e Trosky voltaram a se reunir fora da Rússia. -
Domingo Sangrento
Em 1904 a Rússia estava envolvida em guerras, o que refletia nos baixos salários dos trabalhadores e mais pobreza.
Em 1905, uma grande greve operária em São Petersburgo, os operários e suas famílias caminhavam pacíficos ao Palácio do Inverno, sede do governo czarista.
Sem nem receber uma palavra dos manifestantes czar ordenou que seus soldados atirassem contra a multidão que deixou muitos mortos e centenas de feridos, tal evento foi conhecido como Domingo Sangrento.
O povo reagiu fazendo greves. -
Processo Revolicionário
O povo culpava czar pela permanência na primeira Primeira Guerra Mundial e saqueava lojas em busca de comida e roupas, uma onde de protestos se alastrou pelo país.
Em 1917 muitos operários marcharam em direção ao prédio do governo, e conseguiram inclusive o apoio dos soldados do exército czarista.
Unido o povo invadiu o palácio do Inverno e pôs fim ao czarismo russo, o poder foi transferido ao Parlamento e formou-se um governo provisório. -
Governo provisório
O governo provisório, liderado por políticos moderados, procurou agradar a todos, libertando presos políticos, permitindo a volta de exilados e concedendo liberdade de imprensa, mas contrariou povo e declarou que a Rússia continuaria na guerra.
O líder bolchevique, Vladimir Lênin, que estava exilado, retornou em 1917 e passou a defender a derrubada do governo provisório e a retirada da Rússia na guerra, repartição de terras entre os camponeses. um dos lemas mais famosos era "Paz, terra e pão" -
Tomada do poder
As ideias de Lênin foram ganhando força entre a população.
Em 24 de outubro tinha início a Revolução dos bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky ocuparam prédios públicos inclusive o Palácio do Inverno, e assumiram o poder.
O governo da Rússia passou às mãos dos bolcheviques, sob a liderança de Vladimir Lênin.