6090b1e1 20ee 43df 8637 eafe90bc99a7

Jhullya (17) e Maria Eduarda (3) - 9ºA

  • Period: to

    Rússia czarista

    Final do século XIX a Rússia era o maior país do mundo, e possuía um regime político de uma monarquia absolutista ,e todos os poderes estavam nas mãos de Czar, o que dava a ele o direito de decidir pela nação; czar, sua família, a nobreza e o clero ortodoxo possuíam grandes privilégios e possuíam maior parte das terras. A maioria da população morava no campo, parte desses camponeses levavam o nome de arrendatários, já a maioria de ”mujiques”
  • Domingo sangrento

    Domingo sangrento
    Foi um massacre causado pela guarda do Palácio de Inverno, São Petesburgo, durante a manifestação popular que reivindicava ao governo a melhora das condições trabalhista, questões econômicas e sociais do império que estava em uma séria crise econômica;
    Durante um dia de domingo, rodou um abaixo assinado, feito pelos trabalhadores insatisfeitos, em direção ao Palácio de Inverno, os guardas do palácio iniciaram o massacre contra a população e causou a porte de centenas de pessoa.
  • Rússia na 1º Guerra Mundial

    Rússia na 1º Guerra Mundial
    Com o objetivo de controlar o acesso ao Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro, a Rússia entrou na 1º guerra. E lançou contra os alemães cerca de 13 milhões de soldados, mas o exército carecia de fuzis, botas, cobertores e principalmente treinamento. O resultado foi trágico: muitas mortes em pouco tempo e uma população totalmente atingida pelo desemprego, a fome e a inflação.
  • O processo revolucionário

    O processo revolucionário
    O povo culpava czar pelas derrotas e a permanência na 1º guerra. Uma onda de protestos com saques a armazéns e lojas se espalhou pelo país. Em 23/02/1917, tecelãs e operários de São Petersburgo marcharam em direção ao prédio do governo e muitos soldados se juntaram no trajeto. Unidos, invadiram o Palácio de Inverno, derrubaram o imperador e proclamaram a República.
  • O governo provisório

    O governo provisório
    O governo provisório, liderado por políticos moderados, procurou diminuir a insatisfação popular libertando os presos políticos, concedendo liberdade de imprensa e permitindo a volta de exilados. Mas falhou pois a Rússia continuou na guerra e população não gostou. Com isso as ideias de Lênin ganharam mais força. Então em 24/10/1917 ocorreu o inicio da revolução e os bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky assumiram o poder da Rússia e a bandeira comunista foi hasteada no Palácio de Inverno.
  • Period: to

    A guerra civil

    As medidas do governo bolchevique mal foram recebidas, que seus opositores com a ajuda das potências capitalistas formaram o Exército Branco para combater a Revolução de Outubro. Com isso, os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho e teve inicio uma sangrenta guerra onde o governo adotou o comunismo de guerra, confiscou a produção agrícola e criou tribunais que condenavam todos os inimigos da revolução. A guerra acabou com a economia arrasada, o povo esgotado e a vitória dos bolcheviques.
  • A formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

    A formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
    Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a URSS. Formou-se um governo composto de representantes das várias repúblicas, sendo a Rússia a principal.
  • Period: to

    Stalin vs Trotsky

    O Partido Comunista cresceu e o Estado ficou mais poderoso.Com a morte de Lênin, aumentaram as disputas pelo poder. Trotsky era visto como o mais provável sucessor.Seu ideal era o de uma revolução permanente.Já Stalin julgava necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer em outros países.Por meio de manobras políticas Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista e, pouco depois, do país. Mais tarde, Stalin mandou assassinar Trotsky que estava exilado no México.
  • Period: to

    A ditadura stalinista

    Stalin implantou uma ditadura brutal que tinha como características:
    - sistema de partido único: não se admitia nenhum tipo de de oposição;
    - opressão ás nacionalidades: povos não russos tinham que adotar o idioma russo e as regras;
    - burocratização do Estado: a elite possuía privilégios e benefícios;
    - suspensão da liberdade de imprensa e pensamento;
    - julgamentos forjados: os adversários eram obrigados a confessar, sob tortura, que eram "traidores da pátria" para serem fuzilados em seguida.