Revolução cubana

  • Revolução

    Final do séc. XIX
    -Movimentos pela independência
    No final do século XIX, eclodiram na ilha movimentos pela independência liderados pelo revolucionário José Martí. Os Estados Unidos interviram a favor de Cuba na guerra contra a Espanha.
  • Revolução

    -A independência de Cuba
    A Espanha saiu derrotada da guerra, e Cuba, livre do domínio colonial, porém, com o seu território ocupado por tropasnorte-americanas.
  • Revolução

    -A Primeira Constituição cubana e a Emenda Platt
    A independência não significou a conquista da soberania. A primeira Constituição cubana, elaborada em 1902, incluía a Emenda Platt, cláusula constitucional que assegurava aos Estados Unidos o direito de intervir na ilha “toda vez que a ordem fosse afetada” e de manter ali uma base militar, na Baía de Guantánamo.
  • Revolução

    Amparados na Emenda Platt, os Estados Unidos, entre 1905 e 1934, realizaram três intervenções no país
  • Revolução

    O golpe de estado de Fulgêncio Batista
    Poucos meses antes das eleições gerais previstas em Cuba, Fulgêncio Batista, coronel do Exército, liderou um golpe de Estado e deu início a um governo ditatorial. Com o apoio do governo norte-americano ao golpe militar, o vínculo com os Estados Unidos.
  • Revolução

    -Movimentos contra Fulgêncio - O ataque a Moncada
    Em 1953, o jovem advogado Fidel Castro e um grupo de revolucionários decidiram atacar O quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, com o objetivo de controlá-lo e adquirir armas para derrubar a ditadura de Batista. A operação fracassou e Fidel foi condenado a trabalhos forçados.
  • Revolução

    -Fidel castro se prepara novamente para atacar a ditadura de Fulgêncio Batista
    Fidel Castro foi libertado e exilou-se no México, onde começou a preparar seu regresso a Cuba. Ao chegar refugiou-se na Sierra Maestra, a cadeia montanhosa mais alta do país, juntamente com doze guerrilheiros, entre eles Raúl Castro (seu irmão), o revolucionário de origem argentina Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos
  • Revolução

    -Fulgêncio Batista foge de Cuba
    No início do ano de 1958, o governo de Fulgêncio Batista demonstrava evidentes sinais de desgaste. A conquista progressiva de regiões do país pelos revolucionários foi isolando pouco a pouco as tropas governamentais. No momento em que a queda da capital já era uma questão de dias, a sociedade cubana foi surpreendida com a fuga de B
  • Revolução

    -01 de Janeiro » As tropas lideradas por Fidel Castro tomaram o governo na cidade de Havana (capital cubana)
  • Revolução

    A Operação Baía dos Porcos, como ficou conhecida, foi um verdadeiro fracasso, além de causar um grande desgaste na política norte-americana.
    Alinhamento do governo de Fidel à União Soviética
    O resultado da ação norte-americana foi o alinhamento do governo de Fidel à União Soviética. Além de nacionalizar as empresas norte-americanas e decidir pela execução de colaboradores do regime de Fulgêncio Batista, o governo de Fidel aproximou-se do bloco comunista.
  • Revolução

    O Embargo econômico
    Em represália, em 1962 o presidente norte-americano John Kennedy decretou o bloqueio econômico contra Cuba e a sua expulsão da Organização dos Estados Americanos (OEA). A maioria dos países latino-americanos rompeu relações com Havana. O governo cubano, por sua vez, passou a apoiar movimentos guerrilheiros na América Latina e em países da África.
  • Revolução

    -O Embargo econômico
    Em represália, em 1962 opresidente norte-americano John Kennedy decretou o bloqueio econômico contra Cuba e a sua expulsão da Organização dos Estados Americanos (OEA). A maioria dos países latino-americanos rompeu relações com Havana. O governo cubano, por sua vez, passou a apoiar movimentos guerrilheiros na América Latina e em países da África.
    -Outubro » O radar de espionagem dos Estados Unidos descobriu que a União Soviética se preparava para instalarno território cubano!
  • Revolução

    Subsídios soviéticos (URSS)
    Até o final da década de 1980, a cooperação econômica soviética foi vital para a realização de mudanças que elevaram a qualidade do ensino e dos serviços de saúde.