-
A Rússia Czarista
A Rússia adotava um regime absolutista governado por um Czar. A população vivia em péssimas condições: a maioria trabalhava muito, geralmente passavam fome, e eram cobrados muitos impostos. O governo era extremamente autoritário, então todas as tentativas de rebeliões eram paradas pelo czar. Na imagem, o czar e família estão sendo retratados como seres divinos. Isso ilustra o autoritarismo da época, pois apesar de a Rússia estar em condições ruins, a população era forçada a venerar o czar. -
O Socialismo na Rússia
A situação da Rússia na época facilitou muito a entrada de ideias socialistas no país. Foi criado o PODSR, o Partido Operário Social Democrata Russo, que foi perseguido pelo czar. Dentro desse partido, havia 2 grandes grupos, que tinham estratégias diferentes para implantar o socialismo na Rússia: os Bolcheviques, liderados por Lênin, e os Mencheviques, liderados por Martov. Os Bolcheviques ganharam a votação.
Na imagem, está representado Vladmir Lênin, líder dos Bolcheviques (maioria). -
O Domingo Sangrento
A Rússia se envolveu em uma guerra com o Japão, que acabou em uma derrota vergonhosa para a nação. Ela gerou muito mais pobreza e insatisfação do povo, que decidiu se rebelar. Em um domingo de 1905, os povos russos fizeram uma passeata com um abaixo assinado que seria entregue ao czar pedindo melhores condições de vida. O documento não foi entregue, e a manifestação inicialmente pacifica se tornou uma chacina com milhares de mortos. A foto abaixo representa a tragédia que esse dia se tornou. -
Abdicação do Czar, GM1 e Governo Provisório
Por causa da situação em que a Russia se encontrava, o czar convoca a duma, que foi dispensada rapidamente. A Rússia entra na Primeira Guerra Mundial, que gera consequências péssimas para o país, como fome e o desemprego. Houveram vários protestos e pressão popular sobre o governo, então os populares derrubam o trono e formam um governo provisório. Este libertou políticos presos, permitiu a liberdade de imprensa e a volta dos exilados. Na foto, o governo está permitindo a liberdade de imprensa. -
Revolução Russa
O líder bolchevique, Lênin, defendia a derrubada do governo provisório, a saída da Rússia da Guerra e a divisão de terras entre o povo. Conforme os problemas foram se agravando, a populacao passou a defender bastante essas ideias.
Lênin e Trotsky invadiram prédios públicos e assumiram poder em outubro de 1917. Eles hastearam a bandeira comunista e Lênin assumiu posição de presidente do Conselho de Comissários do povo. A imagem mostra Lênin asumindo o poder no Palácio de Inverno. -
Governo de Lênin
Em seu governo, Lênin fez várias mudanças na constituição de acordo com as vontades da população. Algumas delas foram: A saída da Rússia da Primeira guerra mundial, a igualdade de direitos entre gêneros, as terras dos nobres foram tomadas pelo governo e distribuídas ao povo e a economia passou a ser estatal.
A foto representa Lênin tomando a lideranca do país. É possível ver as pessoas apoiando-o e seus lemas escritos em russo no que parece ser a bandeira socialista. -
A Guerra Civil
Os monarquistas e mencheviques não gostaram das novas ideias de Lênin. Eles se juntaram as outras potências, e assim, formaram o Exército Branco, que batalhou contra o Exército Vermelho (bolcheviques). Enquanto a guerra acontecia, Lênin aplicou o comunismo de guerra, confiscou a produção e criou tribunais que julgavam injustamente membros do exército branco.
A vitória foi do Exército Vermelho e a guerra deixou milhares de mortos e pobres e destruiu a economia. -
NEP - Nova Política econômica
Devido ao saldo trágico da guerra, Lênin decidiu combinar algumas ideias capitalistas ao governo para reerguer a economia, que eram conhecidas como NEP (nova política econômica) e consistia em incentivar o comércio e a criação de empresas privadas, permitir a venda das colheitas dos camponeses e permitir que outros países emprestassem e investissem dinheiro na Rússia.
A imagem mostra um trabalhador produzindo seguido da frase "um passo para trás, dois passos para frente'', muito dita por Lênin. -
Formação da URSS
Mesmo com a NEP, não houve muitos avanços na economia.
Uma ditadura foi imposta pelos bolcheviques, que agora se chamavam Partido Comunista. Eles passaram a controlar a imprensa, não havia liberdade de pensamento e os sovietes eram forcados a obedecê-los. Outros territórios se juntaram a essa politica que foi chamada União das Republicas Socialistas Soviéticas.
A foto é um mapa mostrando os países que compunham a URSS e sua bandeira. -
Stalin X Trotsky
Ao longo do anos, o Partido Comunista foi ganhando poder. Porém, com a morte de Lênin, foi preciso escolher um novo lider para esse partido. Os candidatos eram Trotsky, companheiro de liderança de Lênin, ou Stalin, secretário geral do Partido. Os dois divergiam quanto ao modo de governo.
Stalin assassinou Trotsky e acabou assumindo o poder.
Na foto, estão Trotsky e Stalin. -
Ditadura Stanlista
A partir do momento em que Stalin assumiu o poder, foi imposta a ditadura Stanlista. Ela implantava; a existência de apenas 1 partido, obrigação aos não russos a viverem o modo de vida russo, a formação de uma elite com inúmeros privilégios, a proibição do livre pensamento do povo e o fato de adversários serem forçados a fazerem falsas confissões e depois serem fuzilados por serem "traidores".
A imagem representa os adversários da URSS sendo enviados para os campos de trabalho forçado. -
Desdobramentos da Revolução
As consequências da revolução Russa foram: a igualdade de direitos entre gêneros, melhores condições de vida aos trabalhadores, movimentos operários e pela independência que serviram de inspiração para outras nações e opção do povo de escolher outras formas de governo. A imagem representa a igualdade entre homens e mulheres. Cada um dos trabalhadores segura um símbolo do socialismo, sugerindo que esse movimento foi o responsável pelo direito das mulheres de trabalhar assim como os homens.