Portugal: Liberalismo a primeira republica

  • A Revolução Liberal no Porto

    A Revolução Liberal no Porto
    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em 1820 e ocorrido na cidade portuguesa de Porto. Ela defendia a formação de uma monarquia constitucional, exigindo o retorno imediato de Dom João VI, que estava no Brasil desde 1808.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e o Reino de Portugal e Algarves, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes.
  • A Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Aprovação da primeira Constituição Liberal
    A primeira Constituição portuguesa foi aprovada a 23 de Setembro de 1822, consagrando os princípios ligados aos ideais liberais da época: representação, separação de poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais.
  • O Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil.

    O Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil.
    A força liberal estacionada nos Açores será liderada por D. Pedro e irá desembarcar no Mindelo em 1832, iniciando-se a guerra civil entre liberais e absolutistas.
  • A nova constituição de 1838

    A nova constituição de 1838
    Outro texto constitucional a vigorar em Portugal foi a Constituição de 1838, que resultou de um compromisso entre as teses liberais da Constituição de 1822 e as teses mais conservadoras expressas na Carta Constitucional de 1826 que dera origem ao sistema Bicameral com a criação do Pariato.
  • Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.
    Nada fazia prever que o protesto de um grupo de mulheres fosse o primeiro ato do fim do Cabralismo em Portugal. Na primavera de 1846, as foices e as gadanhas minhotas estenderam o rastilho do ódio ao reino. Tudo acabou na guerra civil da Patuleia.
  • A 1ª Linha de Caminho-de-ferro

    A 1ª Linha de Caminho-de-ferro
    A primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra no ano de 1825 entre Stockton e Darlington. Portugal só conheceu o caminho de ferro em 1856; inaugurava-se então o troço de 26 km, entre Lisboa e o Carregado
  • A Fundação do Partido Republicano Português

    A Fundação do Partido Republicano Português
    Criação, diretório e primeiros deputados
    Em 25 de Março de 1876 foi legalmente criado, com consentimento do rei D. Luís, o Partido Republicano e, em 3 de Abril do mesmo ano foi eleito o seu primeiro diretório, de que faziam parte Oliveira Marreca, Latino Coelho, Elias Garcia, Consiglieri Pedroso.
  • A Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    A Inauguração da Ponte D. Luís no Porto
    A Ponte D. Luís I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1886, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro, em Portugal.
  • O Fontismo

    O Fontismo
    Fontismo é a designação dada ao período que se seguiu à Regeneração, entre 1868 e 1889, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional
    portuguesa.O primeiro com início a 13 de Setembro de 1871; e o segundo a partir de 29 de Janeiro de 1878 até 22 de Janeiro de 1887, data da sua morte.
  • O Ultimato Inglês

    O Ultimato Inglês
    Em 11 de janeiro de 1890, o Reino Unido lança um ultimato a Portugal, exigindo a retirada militar dos territórios entre Angola e Moçambique, sob a ameaça do rompimento de relações entre as duas nações europeias.
  • A tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    A tentativa de golpe de estado republicano no Porto
    A revolta do 31 de Janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • A Ditadura de João Franco

    A Ditadura de João Franco
    Face à greve académica de 1907 na Universidade de Coimbra e à crescente agitação social, o apoio parlamentar dos progressistas é retirado e os ministros progressistas demitem-se: ao contrário do que prometera na ano anterior, em vez de governar à inglesa, João Franco passa a governar à turca (2 de Maio de 1907) passando a uma situação de efectiva ditadura.
  • O Regicídio

    O Regicídio
    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas.[1] Os acontecimentos ocorreram a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa, vulgarmente conhecida pelo seu antigo nome de Terreiro do Paço.
  • Implantação da República

    Implantação da República
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.