1

Portugal do liberismo á 1ª República

  • Revolução Liberal no Porto

    Revolução Liberal no Porto
    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em 1820 e ocorrido na cidade portuguesa de Porto. Ela defendia a formação de uma monarquia constitucional, exigindo o retorno imediato de Dom João VI
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal
    A primeira Constituição portuguesa foi aprovada a 23 de setembro de 1822, consagrando os princípios ligados aos ideais liberais da época: representação, separação de poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    O Brasil declarou-se independente de Portugal em 7 de Setembro de 1822, mas o processo de intenções começou muito antes e ganhou um grande avanço com a presença da corte portuguesa naquele país entre 1807 e 1821, na sequência das invasões francesas.
  • Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro na guerra Civil.

     Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro na guerra Civil.
    A força liberal estacionada nos Açores será liderada por D. Pedro e irá desembarcar no Mindelo em 1832, iniciando-se a guerra civil entre liberais e absolutistas.
  • Constituição de 1938

    Constituição de 1938
    Constituição de 1838, que resultou de um compromisso entre as teses liberais da Constituição de 1822 e as teses mais conservadoras expressas na Carta Constitucional de 1826 que dera origem ao sistema bilateral com a criação do Pari ato.
  • Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.
    Maria da Fonte,foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral.