Pandemias 9B

  • 1347

    Peste Negra

    A Peste Negra foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis, tenha sido a causa. A Peste Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia da doença. A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas, com efeitos profundos no curso da história da Europa.
  • Pandemia de Sarampo

    Sarampo é uma doença contagiosa causada pelo vírus do sarampo. Os sinais e sintomas iniciais incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face. Os sintomas começam-se a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio.
  • Gripe Espanhola

    A gripe espanhola,também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, um quarto da população mundial na época. Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões e 50 milhões, possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história. A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1.
  • Covid-19

    A pandemia de COVID-19, também conhecida como pandemia de coronavírus, é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2. O vírus tem origem zoonótica e o primeiro caso conhecido da doença remonta a dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Em 20 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou o surto como Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional e, em 11 de março de 2020, como pandemia.