Sem nome

O LIBERALISMO

By jooes
  • Beresford embarca para Inglaterra.

     Beresford embarca para Inglaterra.
    Beresford foi impedido pela Junta de desembarcar em Lisboa e regressou à Grã-Bretanha.
  • Revolta militar no Porto

     Revolta militar no Porto
    O movimento articulado no Porto pelo Sinédrio eclodiu no dia 24 de Agosto de 1820. Ainda de madrugada, grupos de militares dirigiram-se para o campo de Santo Ovídio (atual Praça da República), onde formaram em parada, ouviram missa e uma salva de artilharia anunciou públicamente o levante. Às oito horas da manhã, os revolucionários reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal, onde constituíram a "Junta Provisional do Governo Supremo do Reino"
  • Revolta militar em Lisboa.

     Revolta militar em Lisboa.
    Aqui, a 15 de setembro de 1820, um movimento de oficiais subalternos, desencadeado pelo tenente Aurélio José de Moraes, com o apoio da burguesia e de populares, depôs os Regentes e constituiu um governo interino.
  • Extinção do Tribunal do Santo Ofício - a Inquisição

    Extinção do Tribunal do Santo Ofício - a Inquisição
    A Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, surgiu na Idade Média, criada pelo papa Gregório IX, no século XIII, como "instituição permanente e universal, confiada a religiosos na dependência direta da Santa Sé". Destinava-se a combater várias heresias que punham em causa a legitimidade tanto do poder eclesiástico como do poder civil. Este tribunal instalou-se na Espanha, Alemanha, França, confiado aos dominicanos ou aos franciscanos.
  • D. João VI nomeia D. Pedro regente e seu lugar-tenente no Brasil.

    D. João VI nomeia D. Pedro regente e seu lugar-tenente no Brasil.
    Em 1821, o rei D.João VI regressou a Portugal a fim de ocupar o trono e jurar a Constituição.No Brasil, deixou como regente o seu filho mais velho, D.Pedro
  • D. João VI, e a Corte, regressam a Portugal.

    D. João VI, e a Corte, regressam a Portugal.
    O mesmo dizem ter feito outra intrépida fidalga, Dona Mariana de Lencastre, armando cavaleiros pela mesma altura aos seus dois filhos Fernão Teles de Menezes, futuro primeiro conde de Vilar Maior]], e António Teles da Silva, futuro governador-geral do Brasil.
  • Proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro IV.

     Proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro IV.
    Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga".
  • 23 de Setembro - Promulgação da Constituição Portuguesa.

    23 de Setembro - Promulgação da Constituição Portuguesa.
    A Constituição Política da Monarquia Portuguesa aprovada em 23 de Setembro de 1822 foi a primeira lei fundamental portuguesa e o mais antigo texto constitucional português, o qual marcou uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.