maria julia bastos(1), maria fernanda dutra (6) 9B

  • Period: to

    A Russia Czarista

    o regime politico da Russia era a monarquia e o poer se concentrava nas maos do czar, a maioria da populacao vivia no campo e ara explorada pelos seus senhores.
  • O Socialismo na Russia

    O socialismo na Russia possuia dois lideres, Lenin e Trotsky, porem eles possuiam diversas divergencias internas, que ficaram evidentes durante um congresso onde a maioria votou em Lenin
  • O Domingo Sangrento

    Em 1904, a Russia e o Japão entraram em guerra e os efeitos do conflito sobre os mais pobres levaram os operários que estavam em greve a caminharem desarmados em direção ao Palácio de Inverno, com um abaixo-assinado para ser entregue o czar. O documento não chegou a ser entregue, pois ele mandou que seus soldados atirassem na multidão, deixam milhares de mortos e feridos. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento
  • Period: to

    o Governo de Lênin

    o governo bolchevique adotou varias providencias:
    + Em 3 de marco de 1918 a Russia saia da guerra, assinando com a alemanha o tratado de Brest-Litovsk;
    + confiscou as terras da familia real, nobre e da Igreja Ortodoxa e distribuiu-as para o entre o povo;
    +enfatizou a economia: fabricas, estradas de ferro e bancos passaram a se dirigidos pelo governo russo.
    +estabeleceu igualdade de direitos entre homens e mulheres
  • O Processo Revolucionário

    O povo culpava o czar Nicolau II pelas derrotas na guerra e permanência da Rússia na primeira guerra. Em 23 de fevereiro de 1917, operários e tecelãs de São Petersburgo marcharam ao prédio do governo,muitos do soldados se juntaram aos rebeldes. Então unidos invadiram o palácio, derrubaram o imperado e então proclamaram a Republica. formando-se então um governo provisório.
  • Period: to

    Governo Provisório

    O governo provisório, era liderado por políticos moderados procurou diminuir a insatisfação do povo libertando os presos políticos, pretermitindo a volta dos exilados e concedendo liberdade a imprensa.No dia 24 de outubro de 1917, iniciou a revolução: os bolcheviques, liderados por Lênin e Trosky- comandante da guarda vermelha-, ocuparam os prédios públicos e o palácio de inverno em São Petersburgo e no dia seguinte tomaram o poder.
  • Period: to

    A Guerra Civil

    AS medidas tomadas por Lênin foram mal recebidas pelos mencheviques, liberais e monarcas que com a ajuda das potencias capitalistas formaram o Exercito Branco para combater a Revolução de Outubro. Bolcheviques organizaram o exercito vermelho. Inicio então a guerra civil,durante a guerra, Lênin adotou o comunismo de guerra, mantendo a produção industrial e agrícola e o comercio, confiscou a produção agrícola do povo para manter o esfôrço na guerra, criou tribunais que condenavam sem julgamento.
  • A formação da URSS

    A formação da NEP, não correspondeu a uma abertura política, pelo contrario, implantou- se uma Ditadura Partido Comunista que suprimiu a liberdade de pensamento e de imprensa e obrigaram os sindicatos e os sovietes a obedecer a ordens. Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Republicas Socialistas Soviéticas, e a Russia se tornou a principal representante.
  • Period: to

    A disputa entre Stalin e Trotsky

    Com a morte de Lenin, acirraram-se as disputas pelo poder, principalmente entre Stalin e Trotsky, porém os dois possuíam ideias muito diferentes para comandar a URSS. O ideal trotskista era o de uma revolução permanente, já Stalin julgava queria consolidar o socialismo na União Soviética e depois expandir para outros países. Por meio de manobras políticas, Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista e do país. Posteriormente, Stalin mandou assassinar Trotsky que estava exilado no Mexico.
  • Period: to

    A ditadura stalinista

    Com o governo em suas mãos, Stalin implantou uma ditadura brutal que perdurou até o ano de sua morte.Essa sangrenta ditadura conhecida como stalinismo, tinha as seguintes características:
    - sistema de partido único
    -opressão às nacionalidades
    - burocratização do Estado
    - supressão da liberdade de imprensa e de pensamento
    - julgamentos forjados