-
Tiny Toon 1990
Um marco da Warner Bros., reinventando clássicos como Looney Tunes para uma nova geração. -
Anos 1990: Nostalgia e Experimentação
Características :
Temas: mundos imaginários, humor excêntrico, aventura.
Roteiros inovadores e personagens carismáticos.
Exemplos e sentimentos :
Rugrats : Curiosidade e diversão.
Dragon Ball Z : Superação e amizade.
X-Men: Série Animada : Reflexão sobre inclusão. -
Desenho animados em 1990
Anos 1990 : Período marcado pela explosão dos desenhos animados tanto para o público infantil quanto para jovens adultos. Introdução de temas complexos, personagens carismáticos e universos imersivo -
Anos 1990 experimentação
Anos 1990: Nostalgia e Experimentação
Estilos predominantes : Desenhos com apelo emocional e roteiros inovadores. Animações muitas vezes feitas à mão, com traços marcantes e paletas de cores vibrantes.
Temas e narrativas : Exploração de mundos imaginários (ex.: Os Cavaleiros do Zodíaco ), o cotidiano infantil (ex.: Doug ) e humor excêntrico (ex.: Os Animaniacs ).
Emoções geradas : Nostalgia, admiração e risos. Fortaleceram o vínculo familiar com sessões televisivas. -
Rugrats
-
Doug
Abordou o cotidiano infantil de forma sensível e divertida. -
Batman: A Série Animada
Redefiniu o gênero de super-heróis com sua abordagem sombria e madura. -
Animaniacs
Comédia irreverente e cheia de referências culturais para todas as idades. -
Os Cavaleiros do Zodíaco
Consolidou o sucesso do anime no Ocidente com sua narrativa épica. -
Pink e Cerébro
Humor inteligente, focado nos planos mirabolantes de dominação mundial. -
Olá, Arnold!
Retratou questões sociais e a vida urbana de maneira sensível. -
X-men
-
Pokémon
Fenômeno global que transcendeu o desenho. -
MMeninas Superpoderosas (As Meninas Superpoderosas)
Mistura de ação e humor, com destino do Mundo. -
Bob Esponja Calça Quadrada
-
Period: to
Transição: Final dos anos 1990 e início de 2000
Inovações : Chegada da animação computadorizada e presença maior de estúdios como Pixar e DreamWorks no mercado de longas metragens.
Auge das franquias japonesas : Pokémon, Digimon e Yu-Gi-Oh! trouxeram cultura japonesa e elementos de RPG para o Ocidente, redefinindo padrões de narrativa.
Mudança emocional : Sentimento de pertencimento e amizade em comunidades formadas por fãs (ex.: trocas de cartas Pokémon, jogos). -
Anos 2000 (até 2006): Tecnologia e Sofisticação
Estilos predominantes : Roteiros mais complexos e desenvolvimento de personagens multidimensionais.
Efeitos emocionais : Mistura de nostalgia infantil com uma nova avaliação dos desafios da vida, muitas vezes refletindo dilemas sociais.
Auge das séries animadas seriadas : Histórias contínuas ganharam destaque, aprofundando vínculos afetivos. -
Digimon Adventure
Concorrente direto de Pokémon, com foco em laços emocionais e aventura. Abertura com a Voz da Angélica marcou uma geração. -
Samurai Jack
Animação inovadora com design artístico e narrativa épica.
Jack é um guerreiro samurai enviado ao futuro por seu inimigo, o demoníaco Aku. Ele luta para voltar ao passado e impedir a tirania de Aku, vivendo uma jornada solitária, cheia de desafios.
Essa história de perseverança em meio à solidão ressoou profundamente com o público, especialmente os jovens e adultos, que muitas vezes se identificaram com a luta para encontrar um propósito em situação adversária. -
Liga da Justiça
Reuniu os heróis da DC Comics em histórias épicas, consolidando o gênero de equipe na TV.
O desenho reuniu personagens que já tinham apelo emocional individual — Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Caçador de Marte e Mulher-Gavião. Cada um trouxe histórias pessoais e valores únicos, que juntos formaram uma equipe inspiradora. -
Super Choque (Menção Honrosa)
Menção honrosa para Super Choque que fez a felicidade de muitos joves.
Focado no jovem Virgil Hawkins, abordou questões sociais como racismo, violência e desigualdade, ao mesmo tempo que encantou com ação e humor. -
Jovens Titãs
Misturou ação de super-heróis com elementos de anime e drama adolescente. -
Avatar: O Último Mestre do Ar (A Lenda de Aang)
Obra-prima de narrativa e desenvolvimento de personagens, combinando fantasia e filosofia. -
Ben 10
Foi apresentado um jovem herói com habilidades de transformação únicas, sucesso entre crianças -
Chaves Animado
Adaptação do programa icônico mexicano Chaves . Recriou as histórias.