LINHA DO TEMPO VISÃO HISTÓRICA DA DEFICIÊNCIA

  • 1111

    Idade Antiga.

    A visão histórica da deficiência é marcada por diferentes abordagens, que variaram ao longo do tempo e de acordo com a cultura e sociedade. Na Roma Antiga, tanto os nobres como os plebeus podiam sacrificar os filhos que nasciam com alguma deficiência. As leis romanas não eram favoráveis às pessoas que nasciam com deficiência. A população encarava o nascimento de pessoas com deficiência como castigo de Deus.
  • 1111

    Século XX

    Houve avanços significativos para as pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito às ajudas técnicas e à tecnologia assistiva
  • 1111

    Idade Média.

    Segundo Pessotti (1984) o período conhecido como Idade Média (XV) as crianças que nasciam deformadas eram jogadas nos esgotos da Antiga Roma. As leis romanas não eram favoráveis às pessoas que nasciam com deficiência. A população encarava o nascimento de pessoas com deficiência como castigo de Deus. Os supersticiosos viam os deficientes como feiticeiros ou bruxos.
  • 1111

    Idade Moderna

    Nessa época as pessoas com deficiência são entendidos como doentes, que precisam de cuidados médicos: Os loucos já não são criaturas tomadas pelo diabo e dignos de tortura e fogueiras por sua impiedade ou obscenidade: São doentes ou vítimas de forças sobre humanas cósmicas, ou não dignos de tratamento e complacência”. Portanto, as superstições, a crença em espíritos maus, o pensamento dos castigos de Deus para justificar as deficiências vão aos poucos sendo substituídos por uma visão cientifica.
  • Década de 70

    Por um atendimento à pessoa com deficiência mental organizou-se por meio de propostas curriculares documentos como CENEESP/MEC, 1979 ,1984, 1986 dando ênfase na classe comum com apoio de salas e recursos, para essa área de deficiência, observando-se as orientações organizacionais dos serviços especializados à Política Nacional de Educação Especial.
  • Brasil

    No Brasil o atendimento às pessoas com deficiência teve inicio na época do Império e é neste século XX que traz varias alterações na forma de ver e tratar os portadores de deficiência mental surgiu documentos entre os quais podemos citar: a Declaração de direitos dos Deficientes Mental proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 1971, tendo como objetivo proteger o individuo com deficiência mental.
  • MATRÍCULAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

    Segundo dados do Inep quase 80% do total de matrículas da Educação Especial estavam nas escolas públicas em 2011, e o último resumo técnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O restante, quase 20%, está nas instituições particulares de ensino.
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A Historia nos mostra a ingratidão com as pessoas com deficiência. Durante muitos séculos essas pessoas foram maltratadas, excluídas, abandonadas pela família. Sabe-se que várias lutas se fizeram movimentos para conquista de reconhecimento e de direitos, inclusive o direito a educação. Nos dias atuais pessoas com deficiência tem a oportunidade de inclusão em vários âmbitos da sociedade.