linha do tempo - espanhóis, vicky e valen

  • 1492

    Culturas que recebemos da Espanha

    Culturas que recebemos da Espanha
    A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica.
  • 1500

    Cultura brasileira

    Cultura brasileira
    "A cultura brasileira é vasta e diversa. Se considerarmos o Brasil nos dias atuais, a nossa cultura pode ramificar-se em centenas de eixos, vindos dos vários polos culturais estabelecidos em todos os estados de todas as regiões brasileiras."
  • 1531

    Como eles vieram?

    Como eles vieram?
    Durante o século XVI, os espanhóis acompanharam os portugueses durante suas expedições de reconhecimento e exploração do Brasil. Alguns dos marujos e soldados dessas expedições eram espanhóis e alguns deles ficaram no Brasil, tanto que Martim Afonso de Sousa encontrou espanhóis em sua expedição de 1531-1532 à colônia.
  • A situação da Espanha

    A situação da Espanha
    No final do século XIX, a Espanha era um país pobre, que entrou de forma tardia no processo de industrialização. A imigração espanhola foi impulsionada por fatores demográficos e por questões decorrentes da manutenção de uma estrutura fundiária arcaica. Até 1900, cerca de 2/3 da população espanhola se ocupava direta ou indiretamente com as atividades agrárias.
  • Primeiros anos no Brasil

    Primeiros anos no Brasil
    Os espanhóis estavam entre os "imigrantes mais pobres" do Brasil. O índice de analfabetismo era altíssimo, superando largamente aquele encontrado entre italianos e portugueses. Eram atraídos para o Brasil muitas vezes por meio de propaganda enganosa feita pelos denominados ganchos, que eram agentes que andavam pela Espanha vendendo uma imagem positiva do Brasil com o intuito de atrair imigrantes.
  • Brasil como destino migratório

    Brasil como destino migratório
    O que realmente contribuiu para haver uma migração em massa de espanhóis para o Brasil foi o fato de o governo brasileiro subvencionar a passagem de navio. Viajar com a passagem gratuita era muito vantajoso, pois não era fácil bancar uma viagem imigratória. Assim, pode-se concluir que os espanhóis que emigraram para o Brasil estavam entre os mais pobres, aqueles que não tinham condições de comprar uma passagem para ir para a Argentina, Cuba ou para o Uruguai.
  • Motivos da imigração

    Motivos da imigração
    Eles deslocaram-se para trabalhar nas fazendas de café do interior do estado paulista, também em procura de novas oportunidades, trabalhos, questões financeiras e conflitos.
  • Presença durante a colonização

    Presença durante a colonização
    O historiador Capistrano de Abreu, em seu clássico A História do Brasil, de 1883, chegou mesmo a afirmar que os espanhóis não tiveram nenhuma importância na formação histórica brasileira ou, se a tiveram, ela foi menor do que a dos franceses. Para o IBGE, "neste ponto, sem dúvida, o autor exagerou". Durante o século XVI, os espanhóis acompanharam os portugueses durante suas expedições de reconhecimento e exploração do Brasil.
  • Comidas espanholas vindo para o Brasil

    Comidas espanholas vindo para o Brasil
    Os espanhóis trouxeram pratos e ingredientes típicos como paella, o azeite, o chouriço (uma espécie de salame feito com carne, gordura de porco e temperos, como páprica). as linguiças, embutidos e os deliciosos churros ao Brasil. Além disso, também influenciaram no fandango, uma dança típica do sul do país.
  • Espanhóis no Brasil

    Espanhóis no Brasil
    A imigração espanhola no Brasil foi um movimento migratório, ocorrido nos séculos XIX e XX, de espanhóis para o Brasil. A maioria dos espanhóis foram trabalhar em plantações de café no estado de São Paulo, mas a sua presença também foi importante nos centros urbanos brasileiros.