-
Windows dos anos 80
A Microsoft anunciou pela primeira vez o nome do Windows para o mundo em 1983 como Interface Manager. Mais tarde, o “Big M” mudou o nome para Windows 1.0 em sua versão de 1985. O Windows 1.0 era mais uma extensão da linha de comando do DOS (sistema operacional de disco) (a plataforma de PC mais popular da época) do que um sistema operacional em si. A Microsoft lançou a versão 1.0 para substituir o Lisa OS gráfico da Apple, mas teve pouco impacto.
Fonte:Timetoast -
Period: to
Década de 80
Walkman e videocassete estão entre os produtos que revolucionaram ou inovaram na década de 1980. Os anos 80 marcaram a vida de muitas pessoas, não só pelos eventos políticos e sociais, mas também pelos diversos produtos eletrônicos que foram lançados na época.
Fonte:Timetoast -
Period: to
Década de 90
Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o lançamento do Windows 95. Crescimento da Internet, devido à queda no custo de computadores e tecnologia. Surge os primeiros navegadores, tais como o Internet Explorer e Opera. Programação Java da Sun Microsystems.
Fonte:Timetoast -
Windows 3 e 3.1
A Microsoft iniciou a década de 1990 com o lançamento do Windows 3.0 em 1990. A terceira parte da série Windows é a primeira versão a apresentar ícones de software e arquivos. Graças à introdução da memória virtual, a plataforma pode lidar com mais softwares simultaneamente. Seus usuários também poderão jogar Paciência e Campo Minado no Windows 3.0 e 3.1.
Fonte:Timetoast -
Windows 95, 98 e Millennium
O lançamento do Windows 95 (sem surpresa, foi lançado em 1995) foi um momento decisivo na história do PC. O Windows 95 foi a primeira plataforma em sua família de sistemas operacionais a não fazer parte do DOS. Essa plataforma lançou as bases para grande parte do Windows que conhecemos e amamos hoje, e acabou com o MS-DOS.O Menu Iniciar é um novo recurso revolucionário no Windows 95. Este menu torna todos os softwares instalados mais acessíveis do que antes.Fonte:Timetoast -
Period: to
Ano 2000
A primeira década dos anos 2000 não contava com aplicativos sofisticados de música que podíamos baixar no smartphone para ouvir nossas faixas favoritas on e offline. Mas ela tinha tocadores de MP3 e MP4 nas mais variadas cores que faziam sucesso entre os adolescentes e jovens adultos.
Fonte:Timetoast -
Windows XP
O Windows XP tornou-se geralmente disponível para os usuários em 2001. XP tem um design de interface de usuário completamente redesenhado, que tem um visual completamente novo em comparação com a versão anterior. Já se foram os dias cinzentos do Windows 95, 98 e Millennium, quando o XP aparecia com um menu Iniciar, barra de tarefas e barra de título em azul claro. Esta é uma mudança visual bem-vinda que aumenta o apelo estético da plataforma.
Fonte:Timetoast -
Windows Vista
O Windows Vista, que decepcionou alguns usuários. A Microsoft adicionou um novo design de interface do Windows Aero para o Vista. Portanto, o Aero fornece ao Vista um tema de vidro transparente e um alternador de tarefas Flip 3D, entre outros efeitos interessantes. Foi também o primeiro sistema operacional Windows a oferecer visualizações em miniatura de software de código aberto em sua barra de tarefas.
Fonte:Timetoast -
Windows 7
Após o desastre do Vista, a versão de 2009 do Windows 7 foi um passo na direção certa para sua família de sistemas operacionais. O Windows 7 aborda muitos dos problemas de desempenho que prejudicaram seu antecessor. Sendo assim, é mais uma melhoria no Vista do que uma reformulação do Vista, que é uma plataforma mais rápida, mais equilibrada e mais estável.
Fonte:Timetoast -
Period: to
Anos 2010
A expansão da tecnologia nas mais variadas áreas do conhecimento, nas palavras de Schwab (2016), coloca o mundo diante da Quarta Revolução Industrial, caracterizada por: inteligência artificial, internet das coisas, armazenamento de energia, biotecnologia, veículos autônomos e as mais variadas inovações. -
Windows 8 e 8.1 (onde está o menu iniciar?)
Com a ascensão da computação móvel, o Windows 8 é um sistema operacional mais otimizado para tela sensível ao toque do que seu antecessor. Então, ele tem um novo design Metro UI que dá à plataforma uma aparência mais moderna. Portanto, o Windows 8 substitui o menu Iniciar por uma tela inicial do Metro que inclui blocos personalizáveis para abrir o software. Também introduziu a Windows Store, da qual os usuários podem baixar aplicativos.
Fonte:Timetoast -
Windows 10
A Microsoft lançou o Windows 10 em 2015. Então um desenvolvedor da Microsoft disse que esta será a última versão do Windows. Embora esse não seja o caso, a Microsoft adota uma abordagem diferente baseada em serviços para o Windows 10, lançando atualizações regulares duas vezes por ano para expandir os recursos da plataforma. O Windows 10 é um sistema operacional mais focado em PCs desktop do que seu antecessor.
Fonte:Timetoast -
Windows 11
O lançamento do Windows 11 em 2021 surpreendeu alguns que acreditavam que o Windows 10 era de fato a última versão. Independentemente disso, a plataforma foi lançada em outubro de 2021, marcando um novo capítulo na história do Windows.
O Windows 11 deu início a um redesenho visual de seu antecessor. Possui ícones da barra de tarefas centralizados, janelas de cantos arredondados e um menu de contexto redesenhado.
Fonte:Timetoast