Escravos africanos

Linha do tempo dos povos Africanos no Brasil- Laura, Nathalia, Julia C e Maria Fernanda

  • 1530

    Início do tráfico negreiro

    Início do tráfico negreiro
    Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos ao Brasil.
  • 1577

    Primeiros vestígios de ocupação no Quilombo dos Palmares

    Primeiros vestígios de ocupação no Quilombo dos Palmares
    Quilombo é um local escondido, onde se abrigavam escravos fugidos.
    Evidencia de presença de resistência negra desde o início da ocupação colonial. A partir do século XVI outras diversas formas de resistência negra ocorreram na América Portuguesa. Contudo, na narrativa oficial, foram apagadas por registros que enfatizaram a “brandura” da escravidão em terras portuguesas.
  • Fim do tráfico negreiro

    Fim do tráfico negreiro
    A Lei Eusébio de Queirós foi aprovada em setembro de 1850, decretando a abolição do tráfico negreiro no Brasil. A lei foi acompanhada de medidas de repressão a essa atividade, fazendo com que o tráfico negreiro tenha deixado de existir efetivamente a partir de 1856.
  • Lei do Ventre Livre

    Lei do Ventre Livre
    A norma determinou que, de 28 de setembro de 1871 em diante, as mulheres escravizadas dariam à luz apenas bebês livres. De acordo com a lei, não nasceria mais nenhum escravizado em solo brasileiro. Os deputados aprovaram o projeto da Lei do Ventre Livre em três meses e meio.
  • Lei do Sexagenário

    Lei do Sexagenário
    Foi uma das leis aprovadas no Brasil com o intuito de promover a abolição do trabalho escravo de maneira lenta. Determinava que escravos com mais de 60 anos seriam considerados livres.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A lei foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II. A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país.
  • Religiões Africanas no Brasil

    Religiões Africanas no Brasil
    Em 1930 religiões africanas foram proibidas no Brasil junto com a maconha e isso aconteceu pela associação com o uso dos escravos
  • Direito dos negros ao voto

    Direito dos negros ao voto
    Congressos Afro-brasileiros.O primeiro foi realizado na cidade do Recife, em Pernambuco, sob a liderança de Gilberto Freyre e tendo também como um dos idealizadores o poeta brasileiro Solano Trindade.
  • Artistas Africanos

    Artistas Africanos
    Em 1970 vários artistas brasileiros se inspiraram em artistas africanos e vários artistas afro-brasileiros começaram a se destacar
  • Ditadura Militar

    Ditadura Militar
    Em 1985 com o fim da ditadura militar trouxe muito mais liberdade para civis africanos