Linha do Tempo dos Imigrantes Italianos no Brasil - Gabriel Hamer, Alice Marins, Lorenzo Vincoletto, Olivia e Aline Ugarte - 7ºE
By ITALIANOS
-
Começo da imigração italiana para o Brasil
Em 1845 foi aprovada uma lei que garantia fundos para aqueles que viessem de outros países, a famosa mão-de-obra barata, já que nessa época a escravidão já havia sido abolida. Milhares de pessoas vinham para cá com a ideia de que éramos a Terra da Fortuna, o que era mentira
A vinda deles, foi provocada pelas lutas que ocorriam na Itália para a unificação do país, onde a população mais pobre e decadente tinha mais dificuldade de sobreviver nos pequenos locais em que trabalhavam
cidadania4u.com.br -
Produção de café dos italianos no Brasil
Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e socioculturais.
fonte - https://brasil500anos.ibge.gov.br Entre os anos de 1870 e 1920, cerca de 1,4 milhão de italianos desembarcaram no Brasil, onde trabalharam, principalmente, nas fazendas de café do Estado de São Paulo.
Fonte: https://globorural.globo.com -
Chegada dos Italianos no Brasil
O navio “La Sofia” atracou no porto de Vitória, marcando o início oficial da imigração italiana no Brasil. Com quase 400 imigrantes a bordo, essa data se tornou emblemática na história nacional, celebrando 150 anos de uma jornada marcante.
Fonte: https://ied.edu.br/noticias/150-anos-da-imigracao-italiana-no-brasil -
Consequências da vinda dos italianos
Ao chegarem, permaneciam em quarentena nas hospedarias mantidas pelo governo, de onde tomavam dois rumos distintos: os cafezais paulistas, em substituição ao escravo, ou as colônias do Rio Grande do Sul, em busca do sonho de liberdade e independência.
fonte - https://wp.ufpel.edu.br/ -
Maior imigração italiana para o Brasil
Na segunda metade do século XIX, ocorreu um dos maiores movimentos migratórios da história da humanidade: 10 milhões de europeus rumaram para a América. Entre 1875 e 1900, 803 mil imigrantes europeus chegaram no continente americano por portos brasileiros. Desse total, 577 mil eram italianos. A cada 1000 imigrantes europeus para a América, 57 eram italianos que adotaram o Brasil, espalhando-se pelo país, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
fonte - https://wp.ufpel.edu.br/ -
Desembarque dos italianos no Brasil - Santa Teresa
O desembarque foi no Porto de Vitória e fez com que o Espírito Santo se tornasse berço da imigração italiana não só por acolher os 388 estrangeiros, mas por ser o estado a ter o primeiro município fundado por italianos no país, Santa Teresa, na Região Serrana.
fonte- https://g1.globo.com -
Descendentes italianos
Em 1925, o governo da Itália havia estimado que italianos e descendentes eram 6% da população brasileira e 15% da população branca.
Fonte- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil -
Quantidade de italianos no Brasil
Em 1940, os italianos natos eram 285 mil e os naturalizados brasileiros, 40 mil. Portanto, italianos e filhos eram pouco mais de 3,8% da população do Brasil.
Fonte- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil -
Ancestralidade italiana
Uma pesquisa de 1999, do sociólogo, ex-presidente do IBGE, Simon Schwartzman, indicou que cerca de 10% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter ancestralidade italiana, percentual que, numa população de cerca de 200 milhões de brasileiros, representaria em torno de 20 milhões de descendentes.
Fonte- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil -
Turistas italianos
A relação entre Brasil e Itália vai além das heranças da imigração e hoje as terras nacionais também são atrativos para turistas italianos. Em 2022, o Brasil registrou o ingresso de 86.766 turistas da Itália, sendo o quinto maior emissor de turistas europeus ao país, atrás apenas de Portugal (149.747), França (130.910), Alemanha (120.670) e Reino Unido (87.909).
fonte - https://www.gov.br/ -
Festas italianas no Brasil
As oito (8) principais festas italianas no Brasil, nos dias atuais.
- Festa de Nossa Senhora Achiropita.
- Festa de San Gennaro.
- Festa de São Vito.
- Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce.
- Festa Italiana de São Caetano do Sul.
- Festa Incanto Trentino.
- Festitália de Blumenau.
- Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul.
Fontes: https://aquilacompany.com.br/2024/03/fique-por-dentro-e-saiba-quais-sao-as-principais-festas-italianas-no-brasil/ -
Curiosidades
Desde o período colonial, alguns italianos marcam sua presença nas páginas da História do Brasil: nas expedições marítimas portuguesas, os italianos se destacaram como navegadores; nas missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, como arquitetos.
fonte - https://wp.ufpel.edu.br/ https://www.cidadania4u.com.br/blog/imigracao-italiana-no-brasil/