Unnamed

LINHA DO TEMPO DOS IMIGRANTES ÁRABES- Antônio, Eike, Nicolas E Mateus Mamede 7ºE

  • 801

    Antes da chegada

    Antes da chegada
    A influência árabe na cultura brasileira começa antes mesmo da descoberta do país, a partir da ocupação pelos mouros da Península Ibérica, no século 8, que deixa marcas importantes, por exemplo, na língua, literatura e na arquitetura portuguesas. O que poucos sabem, porém, é que a presença árabe é sentida até em uma criação genuinamente nacional, associada ao Brasil por qualquer habitante do planeta: o samba.
  • 1500

    festas

    festas
    RITMOS ÁRABESESTÃO PRESENTES NO CÔCO, DANÇA TRADICIONAL DO NORTEE NORDESTEBRASILEIROS, NO BAIÃO E
    NOS REPENTES NORDESTINOS, CUJA VERSÃO ÁRABEÉ O ZAJAL,TAMBÉM UM DESAFIO POÉTICO BASEADO NO IMPROVISO. "SOMOSTRIBUTÁRIOS DA CULTURA ÁRABE DESDE O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO" Elas chegaram com os colonizadores.
  • Chegada dos Sirio Libaneses eTransjordianos

    Chegada dos Sirio Libaneses eTransjordianos
    Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu-PR. A cidade abriga a maior comunidade muçulmana do Brasil. Os primeiros imigrantes árabes que chegaram na região vieram do Oriente Médio por volta de 1860. Tinham basicamente a nacionalidade sírio-libanesa, e em menor número os transjordanianos.
  • Chegada dos Arabes

    Chegada dos Arabes
    A imigração árabe no Brasil tem início com a chegada de imigrantes árabes que começaram a desembarcar no País em fins do século XIX. No início do século XX, esse fluxo imigratório cresceu e passou a se tornar importante. A maioria é de origem libanesa, enquanto o restante é, predominantemente, de origem síria. É notável, também, a presença de palestinos e jordanianos.
  • influencia artística

    influencia artística
    A ARTE NORDESTINA DE DESENHOSEM COURO ÉUMA FORMA DEEXPRESSÃO ARTÍSTICA TRADICIONALMENTEPRATICADA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL.ESSA TÉCNICA CONSISTEEM ENTALHAR DESENHOSEPADRÕES ORNAMENTAISEM PEÇAS DE COURO, CRIANDO BELASE
    DETALHADAS OBRAS DE ARTE QUESETORNARAM FAMOSAS NO BRASILE NO MUNDO COMO UMA POPULAR E, AO MESMO TEMPO, INTRINCADA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA.
  • Chegada comercial dos Árabes no comercio

    Chegada comercial dos Árabes no comercio
    Sírios e libaneses, em sua maioria, que desembarcaram no Brasil no final do século XIX, fixaram-se na região da 25 de Março. Sua sobrevivência dependia do comércio mascate. Recebiam mercadorias a crédito e iam para o interior ou subúrbios da cidade para mascatear.
  • Chegada de novos Muçulmanos no Brasil

    Chegada de novos Muçulmanos no Brasil
    PRESENÇA MUÇULMANA Após um período de declínio, a partir dos anos 1970, há uma nova onda migratória de árabes para o Brasil, muçulmana em sua maioria. Os imigrantes deixaram suas nações motivados, sobretudo, pela guerra civil libanesa, pelas guerras árabe israelenses e pela ocupação israelense dos territórios palestinos e do sul do Líbano. "Com isso, diversas mesquitas foram erguidas em vários estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Goiás.
  • Conversão e influencia Religiosa e linguística de Brasileiros

    Conversão e influencia Religiosa e linguística de Brasileiros
    A partir de 1990 cresce também o número de brasileiros convertidos ao Islã. "O português passou a ser adotado no sermão das sextas-feiras em comunidades muçulmanas como a do Rio de Janeiro, com grande número de convertidos, ao mesmo tempo em que é crescente a oferta de cursos de língua árabe",
  • Dia da Comunidade Árabe

    Dia da Comunidade Árabe
    o Dia Nacional da Comunidade Árabe, comemorado no dia 25 de março, o Museu da Imigração preparou uma programação especial que celebra a cultura e o legado dessa comunidade e seus descendentes . a instituição de 25 de março como o Dia Nacional da Comunidade Árabe.
    A escolha da data se deve ao fato de que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade
  • Árabes no Brasil nos dias atuais

    Árabes no Brasil nos dias atuais
    Os dados são de um censo realizado pela H2R Pesquisas Avançadas, com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Ibope, que projeta que cerca de 12 milhões de pessoas que vivem no Brasil são árabes ou tem ascendência árabe, o que representa 7% da população brasileira.