Escritorjosefranco

José António Franco

  • Nasceu, em Coimbra, o poeta António Franco

    Nasceu, em Coimbra, o poeta António Franco
    Nasce em coimbra José António Simões Franco.
  • Bolsa fulbright na State University of New York

    Bolsa fulbright na State University of New York
    Após a licenciatura em Filologia Germânica, foi Bolseiro Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana), na State University of New York, College at Potsdam.
  • Véspera Tardia

    Véspera Tardia
    Lança, em Coimbra, o seu primeiro livro de poemas «Véspera Tardia», assinado com o pseudónimo de António Simões.
  • Pedra Fecunda

    Pedra Fecunda
    Lança, em Coimbra, o livro de poemas «Pedra Fecunda»
  • Prémio Alves Redol de Revelação de Conto

    Prémio Alves Redol de Revelação de Conto
    Em 1990 foi galardoado no Prémio Alves Redol de Revelação de Conto, aquando das Comemorações de 50 anos de Gaibéus de Alves Redol.
  • Histórias e morais

    Histórias e morais
    São, de facto, 132 pequenos contos. Têm a particularidade de nos serem apresentados num registo aparentemente infantil. Sem recorrer a qualquer género de pontuação, acabamos por ler os episódios como se os tivéssemos a ouvir da boca de uma criança, daquelas que tentam contar tudo sem parar para respirar. Reeditado em 2005
  • Venceu o X Prémio de Conto Joaquim Namorado

    Venceu o X Prémio de Conto Joaquim Namorado
    Venceu o X Prémio de Conto Joaquim Namorado, instituído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz. Deste prémio surgiu a publicação em 1996 do conto "O Frigorífico", in «Contos Premiados, X Prémio Joaquim Namorado», pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
  • Paisagem sem noite

    Paisagem sem noite
    Livro de poesia editado na colecção «Poesia Minerva», das Edições Minerva, emCoimbra
  • Galardoado pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso "Experiências Inovadoras no Ensino"

    Galardoado pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso "Experiências Inovadoras no Ensino"
    O professor aposentado José António Franco tem-se dedicado à didáctica da poesia, trabalhando essencialmente com crianças do ensino Básico. Em 1997 foi galardoado pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso "Experiências Inovadoras no Ensino" pelo projecto «A Poesia como Estratégia». Este trabalho deu origem ao ensaio «A Poesia como Estratégia», publicado pela Campo das Letras (Porto, 1999) e reeditado recentemente pela Tropelias e Companhia (Porto, 2012).
  • A poesia como estratégia

    A poesia como estratégia
    Essencialmente destinado a professores, A Poesia como Estratégia, para além da recuperação da funcionalidade afetiva da Língua Portuguesa, persegue uma pedagogia estética que privilegia a palavra e o texto poético, a caminho da tão urgente reconciliação da escola (família) com a palavra, com a criatividade e o espírito crítico. Inicialmente editado pelo Instituto de Inovação educacional, foi reeditado
    pela Editora Campo das Letras, em 1999 e pela Editora Tropelias&Companhia, em 2012.
  • Corpinteiro

    Corpinteiro
    “Corpinteiro” foi uma crónica incluida na obra: Crónica Jornalística — Século XX, uma antologia organizada por Fernando Venâncio e publicada pelo Círculo de Leitores.
  • Verso a verso - Antologia poética

    Verso a verso - Antologia poética
    Participa nesta antologia Poética, também com textos de Luísa Ducla Soares, José Manuel Ribeiro, Vergílio Alberto Vieira, Amadeu Baptista, Nuno Higino e Francisco Duarte Mangas. As ilustrações são de João Concha. Publicada pela Editora Trinta por uma linha, Porto.
  • Versos de Respirar

    Versos de Respirar
    Colectânea de poesia especialmente vocacionada para pequenos leitores, esta antologia de José António Franco distingue-se, sobretudo, pela forma como o autor, recuperando elementos da tradição, sobretudo temáticos e melódicos, os recria em textos onde a vertente oral, quase musical, é especialmente relevante... Aa ilustrações são de André Caetano e a editora a Calendário, em Coimbra.
  • O Melro Envergonhado

    O Melro Envergonhado
    Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Uma história para os mais novos sobre as aves e os seus belos cantos que encantam a natureza. Ilustrado por André Caetano e editado pela Lápis de Memórias.
  • Rimas e Castanholas

    Rimas e Castanholas
    Este livro foi-lhe pedido pelo seu filho que frequentava o primeiro ano da escola primária.Ele adora ler e todas as noites o faz. é uma coletânea de poemas surpreendente, pelo humor da sonoridade, presente em onomatopeias e expressões idiomáticas, e pelo reencontro (novo e satírico) com algumas personagens que povoam o imaginário infanto-juvenil (como o Gato das Botas, o Patinho Feio, o Lobo Mau e até o Capuchinho Vermelho). Ilustrado por Rui Pedro Lourenço e editado pela Trinta por uma Linha.