Invençoes da guerra

  • café soluvel

    café soluvel
    O café solúvel foi criado bem antes, em 1853, mas só se popularizou mesmo no meio da Guerra Civil americana. Na época, os soldados não tinham acesso a outro tipo de café e foram obrigados a se adaptar ao pó.
  • Raio X portátil

    Raio X portátil
    A máquina de raio-x portátil foi um dos grandes achados durante a Primeira Guerra mundial. Embora a tecnologia existisse desde 1895, a possibilidade de transportar um equipamento tão sofisticado só surgiu depois de muito aperfeiçoamento.
  • bancos de sangue

    bancos de sangue
    Antes da Primeira Guerra Mundial os médicos estudavam os vários tipos sanguíneos, já que até 1915 isso só era possível de uma pessoa para outra. Durante a guerra, as duras batalhas forçaram o campo da hematologia a ter uma ação mais rápida e atuante para salvar a vida dos soldados.
  • absorventes femininos

    Os absorventes íntimos são uma das invenções de guerra mais geniais da história. Eles foram desenvolvidos para os curativos dos soldados nos campos de batalha. Mas, por volta de 1920, as pessoas começaram a perceber o grande potencial que esses curativos tinham para o universo feminino e, então, eles passaram a ser vendidos como absorventes higiênicos descartáveis.
  • absorventes femininos

    absorventes femininos
    os absorventes íntimos são uma das invenções de guerra mais geniais da história. Eles foram desenvolvidos para os curativos dos soldados nos campos de batalha, já que se tratavam de uma solução, prática, barata e higiênica. Mas, por volta de 1920, as pessoas começaram a perceber o grande potencial que esses curativos tinham para o universo feminino .
  • antibióticos

    antibióticos
    Uma das maiores descobertas da humanidade, no campo da medicina, com certeza, foi a penicilina, que deu origem aos antibióticos e passou a salvar a vida de centenas de pessoas. E, embora tenha sido descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados.
  • M&Ms

    M&Ms
    Os incríveis chocolatinhos confeitados surgiram na década de 30, durante a Guerra Civil Espanhola. Na época, o empresário americano Forrest Mars criou os confeitos para impedir que o chocolate derretesse e os soldados pudessem consumi-lo nos campos de batalha para repor as energias.
  • fita adesiva

    Ao contrário das anteriores, esta sim foi uma das autênticas invenções de guerra. A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.
    Foi durante esse período que ela percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco, nos campos de batalha. É por esse motivo, que Stoudt criou a fita adesiva.
  • microondas

    microondas
    Os microondas começaram a ser utilizadas não com uma intenção culinária mas com o objectivo de detectar aviões inimigos, durante a Segunda Guerra Mundial. As microondas electromagnéticas produzidas por um magnetron eram reflectidas pela fuselagem dos aviões, indicando a sua aproximação.
    Mas a sua utilização iria mudar para sempre num dia de 1945,
  • comida enlatada

    comida enlatada
    As comidas enlatadas são uma das invenções de guerra que vieram para ficar. Na época, Napoleão, ofereceu um prêmio de 12 mil francos para qualquer pessoa que criasse uma maneira confiável de conservar alimentos com segurança.