891ec069b028938a56de0d8b5813f7e9 (1)

Industrialização brasileira

  • 1500

    Primeiro Período (PROIBIÇÃO)-1500 a 1808

    Primeiro Período (PROIBIÇÃO)-1500 a 1808
    A primeira etapa da industrialização aconteceu entre 1500 e 1808 quando o país ainda era colônia, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias, a produção nas indústrias teve um regime artesanal.
  • Segundo Período(IMPLANTAÇÃO)-1808 a 1930

    Segundo Período(IMPLANTAÇÃO)-1808 a 1930
    O segundo período ficou marcado pela chegada da família real no Brasil, com isso foi concedida a permissão para a implantação no Brasil, a partir de vários requisitos, mas o requisito mais importante para a industrialização, foi o declínio do café, com isso muitos fazendeiros deixaram o campo e foram para as atividades industriais. Com as primeiras empresas surgiu uma grande perspectivava de prosperidades, e se tratava de produtos sem grandes tecnologias.
  • Terceiro Período(REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)- 1930 a 1955

    Terceiro Período(REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)- 1930 a 1955
    No terceiro período houve um momento que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores.Com isso houve a construção de vias de circulação de mercadorias,que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país.
  • COMPANHIA SIDERÚGICA NACIONAL

    COMPANHIA SIDERÚGICA NACIONAL
    A companhia siderúrgica nacional, é uma empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, pois era ela que abastecia as indústrias com matéria-prima, a principal matéria-prima era os metais.
  • PETROBRAS

    PETROBRAS
    A Petrobras é uma empresa que foi muito importante para o terceiro período, pois é ela que extrai o Petróleo, que é a matéria- prima, que se usa muito nas fábricas, para produzir outro objeto.
  • Quarto Período(INTERNACIONALIZAÇÃO)-1955 até os dias de hoje

    Quarto Período(INTERNACIONALIZAÇÃO)-1955 até os dias de hoje
    O quarto período teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais,com isso as fábricas de hoje em dia são mais tecnológicas.
    FONTES USADAS EM TODOS:
    https://pt.wikipedia.org
    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br