Futebol

História do FUTEBOL- João Pedro Santos e Otávio 7°B

  • Charles William Miller

    Charles William Miller
    A história do futebol no Brasil começou em 1895, pelas mãos dos ingleses, trazido por Charles William Miller, que veio ao Brasil com duas bolas de futebol, um par de meiões, camiseta e uma bermuda.
  • A profissionalização

    A profissionalização
    Somente na década de 1930, os negros passaram a ser aceitos no futebol. O futebol foi profissionalizado em 1933.
  • A Era Vargas e sua influência no futebol

    A Era Vargas e sua influência no futebol
    A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas.
  • Um time de GIGANTES

    Um time de GIGANTES
    A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini.
  • Críticas

    Críticas
    Apesar de ter se consolidado como o esporte preferido dos brasileiros já na década de 1920, o futebol não foi visto com bons olhos durante sua popularização pelo país.
  • Operário Jogador

    Operário Jogador
    O aparecimento do 'operário-jogador' proporcionou aos operários a possibilidade de o esporte ser uma segunda fonte de renda, além de uma relativa mobilidade social dentro da fábrica. A prática começou então a ser vista como possibilidade de ascensão de toda a sociedade em 1967.
  • Vasco da Gama-FUNDAMENTAL PARA O FUTEBOL

    Vasco da Gama-FUNDAMENTAL PARA O FUTEBOL
    O profissionalismo começou a ganhar ares de realidade com o Vasco da Gama, em 1923. Com o departamento de futebol criado em 1915,[15] desde essa época o Vasco, junto com alguns outros clubes do subúrbio, reuniam jogadores de baixa renda, baixa escolaridade até mesmo desempregados, o que inquietava a elite carioca. Mas ficou famoso em 1970.
  • Impulsão do futebol

    Impulsão do futebol
    A subida ao poder de Getúlio Vargas, em 1930, também teve forte impacto no fim das práticas amadoras, até 1972. O governo de Vargas impulsionou um projeto de integração da identidade brasileira e a criação de uma cidadania brasileira, de forma a estender direitos e deveres para uma maior parcela da população.
  • AMEA

    AMEA
    Resultado desse conjunto de fatores, em 1933 os presidentes de Vasco, Fluminense, América e Bangu romperam com a AMEA e fundaram a Liga Carioca de Football(LCF), primeira entidade a aceitar oficialmente a inscrição de atletas profissionais. Mas voltou em 1975.
  • O Penta

    O Penta
    A partir do final da década de 1950, o futebol brasileiro foi criando uma série de grandes jogadores ao mesmo tempo. Destacaram-se Pelé, Garrincha, Nílton Santos, Didi, Vavá, Zagallo, Djalma Santos o capitão Bellini, entre outros que participaram da campanha vencedora da Copa de 1958 pela Seleção Brasileira. A dose foi repetida na Copa de 62, desta vez Amarildo, Coutinho e Pepesomados ao elenco campeão. Depois, em 2002, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho. fonte: https://www.wikipedia.org