História do EAD trajetória da modalidade no Brasil

  • Primeiro registro da EAD no Brasil

    Primeiro registro da EAD no Brasil
    O registro mais remoto sobre o EAD no Brasil é do início do século 20, com o ensino a distância já sendo usado em cursos de qualificação profissional. O anúncio nos classificados do Jornal do Brasil divulgava um curso de datilografia por correspondência. Esses cursos eram oferecidos principalmente para adultos que buscavam educação continuada ou profissionalização.
  • Period: to

    Rádio e Televisão

    Nas décadas de 1930 e 1940, a rádio e a televisão desempenharam um papel importante na disseminação da EaD. Programas educativos eram transmitidos via ondas do rádio e, posteriormente, pela TV.
  • Universidades Abertas

    Universidades Abertas
    A década de 1970 viu o surgimento das Universidades Abertas, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Essas instituições ofereciam cursos superiores a distância, com material impresso e encontros presenciais.
  • Telecurso

    Telecurso
    Surge o famoso Telecurso, que deu uma nova escola a milhões de brasileiros. O Telecurso de 2º Grau foi lançado pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas elaborados para preparar o tele-aluno para os exames supletivos. As aulas televisivas eram apoiadas por fascículos impressos.
  • Universidades Brasileiras Credenciadas

    Universidades Brasileiras Credenciadas
    Em 2000, as primeiras universidades brasileiras são credenciadas pelo MEC para a oferta regular de cursos a distância. A modalidade passa a comportar graduações, pós-graduações e cursos técnicos.
  • Redes da EAD

    Redes da EAD
    Surgem as primeiras redes de EAD em território nacional. Contemplavam o ensino superior, utilizando telessalas para o recebimento do sinal das aulas ao vivo via satélite.
  • Banda Larga

    Banda Larga
    Pode ser considerado o ano do grande “boom” dos cursos online no Brasil. Com conexões em banda larga estáveis e popularizadas, as transmissões via satélite passaram a ser substituídas por videoaulas e demais recursos didáticos digitais complementares. Universidades e grandes redes de escolas técnicas abraçaram a modalidade.
  • Inteligência Artificial e Personalização - Atualmente

    Inteligência Artificial e Personalização - Atualmente
    Estamos na era da personalização e da inteligência artificial. Plataformas adaptativas usam algoritmos para entender o perfil de cada aluno e oferecer conteúdo sob medida. Chatbots e assistentes virtuais auxiliam os estudantes, respondendo a dúvidas e fornecendo suporte. A aprendizagem é mais flexível do que nunca, e podemos estudar em qualquer lugar, a qualquer hora.