The roman coliseum in the early morning 655490208 5abd1d0f119fa80037ef98b9

História de Roma

By nicvic
  • 146 BCE

    Guerras Púnicas

    Guerras Púnicas
    As Guerras Púnicas, foram importante, pois foi a primeira demonstração/ascensão de poder dos romanos. Tudo isso pelo fato de que, depois de se expandir pela península Itálica os romanos, com uma quantidade boa de pessoas no exército, eles começaram a expandir pelo Mar Mediterrâneo e após derrotar os cartaginês conquistaram o Mar. Foi ai a primeira vez que tínhamos a ideia do Estabelecimento do Mare Nostrum.
  • 122 BCE

    Crise da Republica

    Crise da Republica
    A organização política da época era a republica e foi pelas consequências do expansionismo que começou a crise na própria. Essa crise se instalou, pois ao mesmo tempo em que várias riquezas estavam entrando no Império Romano, tínhamos também escravos entrando e servindo de mão de obra, o que acabava tirando o emprego de milhares de plebeus.
    Isso teve uma importância grande, pois a partir de tudo isso começaram grandes protestos e petições a reformas, maior exemplo o dos irmão Graco.
  • 66 BCE

    O Primeiro Triumvirato

    O Primeiro Triumvirato
    Com a republica em turbulência e o estado romano se expandido os generais ganharam destaque e começaram a participar da política. Com a difícil administração poder foi passado aos principais generais, sendo eles Pompeu, Cesar e Crasso. Com a morte de Crasso, o Júlio e Pompeu, disputaram por poder e influencia. Até que um é morte no Egito e Júlio Cesar que ganha a batalha por influencia e poder vive se autodenominando ditador e centralizando poder. O senado não gosta e arma contra ele, matando-o.
  • 44 BCE

    O Segundo Triumvirato

    O Segundo Triumvirato
    Com Júlio Cesar morto, e sem uma liderança política, 3 generais se juntaram e formaram o Segundo Triumvirato. Os 3 generais eram "seguidores" de Cesar e mataram os conspiradores. Por[em a história continuou a mesma, um saiu da política, e Otávio fica contra Marco Antônio. Tudo isso acaba gerando uma guerra e Marco vai para o Egito pelo exército, porém perde do mesmo jeito. Fazendo assim, que Cleópatra e Marco se suicidem e Otavio vire o primeiro imperador.
  • 27 BCE

    O Alto Imperio

    O Alto Imperio
    Agora com a organização política sendo um Império, podemos dividi-los em duas partes o Alto e Baixo Império. O Alto nada mais foi no momento em que o exército era expansionista, o momento em que as riquezas estavam entrando e que o Império ficava cada vez mais rico, tudo isso foi no começo do Império. Podemos chamar essa época de Apogeu Romano, pois nada mais nada menos que foi o momento em que Roma estava mais rica e influente.
  • 72

    Pão e Circo

    Pão e Circo
    Dentro do Alto Império temos 2 ações políticas a se destacar e uma delas foi a política do Pão e Circo. Essa política consistia em nada mais nada menos que fazer com que o povo esquecesse os seus problemas em outras palavras satisfazer e ajudar o plebeu infeliz. Tudo isso apenas aconteceu pela abundante riqueza que pode ser distribuída para a população a partir das conquistas de território. (importante destacar que o pão representava a ajuda/sustento e o circo o entretenimento)
  • 180

    Pax Romana

    Pax Romana
    E a segunda política a se destacar foi a Pax Romana, foi a política que fez com que o Apogeu fosse cortado e acabasse. Essa ação do Imperador foi basicamente uma mudança estrutural do exercito, que fez com que o exercito expansionista que tínhamos virou um exercito de manutenção do Império, apenas para manter a sociedade funcionando destacando assim que parou de se expandir e fortificou fronteiras.
  • 284

    Baixo Império

    Baixo Império
    O Baixo Império é simplesmente que o começo do final de apenas um império romano, pois depois o império vai se dividir em 2, o do oriente e ocidente. Podemos resumir tudo isso em umas ideia simples de que o Baixo império é o momento de declínio do império, é o momento em que começa as crises políticas e econômicas.
  • 284

    Ruralização

    Ruralização
    Com todas as consequências da Pax Romana, podemos destacar a principal que foi a geração de empregos no campo, que fez com que milhares de pessoas que moravam na cidade saíssem e fosse buscar emprego no campo, provocando assim um êxodo urbano, porém agora ao invés do dono da terra ser dono do trabalhador, ele "dividia" a terra com o trabalhador. Isso criou uma ideia de colonato e colono, o que foi muito importante para os feudos.
  • 284

    Consequências da Pax Romana

    Consequências da Pax Romana
    O Baixo Império é o momento que ficou marcado pela grande quantidade de crises no Império, e todas elas podem ser relacionadas a basicamente a política da Pax Romana. Tudo isso, pois o sistema romano na época era um sistema escravista, e sem o expansionismo devido a nova política, os escravos estavam ficando cada vez mais caros/raros, por causa disso a mão de obra ficou em falta, fazendo assim a produção caísse muito e gerando uma alta nos preços e o emprego no campo.
  • 313

    Cristianização

    Cristianização
    Por fim, podemos falar também no final do Baixo Império praticamente toda sociedade já se considerava cristã e tudo isso muito em função dos missionários. Porém a data mais importante em relação a cristianização foi 313, pois foi lançado o Edito de Milão que agora tornava legal o culto cristão. Isso simbolizava a perca de poder e influencia que o Estado começou a ter e agora que era uma questão de tempo até se dividir e acabar com todo império romano.