18d6ec97 65d2 4095 bf8f e1bcd1768229

História de Portugal de 1580 a 1910

By nicknii
  • Period: 1580 to

    História de Portugal de 1580 a 1910

  • May 17, 1580

    União Ibérica

    União Ibérica
    União ibérica foi a unidade política que governou a Península Ibérica de 1580 a 1640, originando a união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.
  • 1581

    Dinastia Filipina

    Dinastia Filipina
    Dinastia real que reinou em Portugal durante o período de união pessoal entre este país e a Espanha, isto é, em que o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal.
  • Dinastia de Bragança

    Dinastia de Bragança
    A Dinastia de Bragança foi a quarta e última dinastia de reis e rainhas portugueses, que reinou em Portugal entre 1640 e 1910, sendo denominado por dinastia de Bragança o período em que a Casa de Bragança se tornou na Casa Real portuguesa, e, portanto, soberana do reino de Portugal e do império ultramarino português.
  • Restauração da Independência

    Restauração da Independência
    Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados.
  • Período pombalino

    Período pombalino
    Período Pombalino (1750-1777) refere-se ao período em que Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, exerceu o cargo de Primeiro-Ministro português, sob nomeação do rei de Portugal, Dom José I.
  • Guerra Peninsular

    Guerra Peninsular
    A Guerra Peninsular (1807–1814) foi um conflito militar entre o Império Francês e a aliança do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, do Império Espanhol e do Reino de Portugal e Algarves pelo domínio da Península Ibérica durante as Guerras Napoleónicas.
  • Transferência da corte portuguesa para o Brasil

    Transferência da corte portuguesa para o Brasil
    A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real portuguesa estabeleceram-se no Brasil, entre 1808 e 1821.
  • A Monarquia Constitucional

    A Monarquia Constitucional
    A Monarquia Constitucional em Portugal foi um sistema governativo que militou entre 1820 e terminou com a queda da monarquia em 1910.
  • Revolução liberal do Porto

    Revolução liberal do Porto
    A revolução liberal do Porto foi um movimento de marca liberal que apareceu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve importância tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil.
  • Guerra Civil Portuguesa

    Guerra Civil Portuguesa
    A Guerra Civil Portuguesa, foi a guerra civil em Portugal entre os liberais constitucionalistas e os absolutistas sobre a sucessão real, que durou de 1832 a 1834.
  • Regeneração

    Regeneração
    Regeneração é a designação dada ao período da Monarquia Constitucional portuguesa que se seguiu à insurreição de 1 de Maio de 1851 que levou à queda de Costa Cabral e dos governos de inspiração setembrista.
  • O ultimato inglês

    O ultimato inglês
    O Ultimato consistiu num telegrama enviado ao governo português, a missiva exigia a retirada imediata das forças militares portuguesas nos territórios entre Angola e Moçambique. Caso a exigência não fosse acarretada por Portugal, a Inglaterra avançaria com uma intervenção militar.
  • Regicídio de 1908

    Regicídio de 1908
    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por assassinos.
  • Implantação da República Portuguesa

    Implantação da República Portuguesa
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
  • Primeira República Portuguesa

    Primeira República Portuguesa
    A Primeira República Portuguesa foi o sistema político em Portugal após a queda da Monarquia Portuguesa, entre a revolução republicana, que deu origem à Ditadura Militar, mais tarde Ditadura Nacional e posteriormente Estado Novo.