-
Period: 80 to 90
Didaqué
Assim, os cc. 1-6 formam uma parte doutrinal ou catequética. [...] Os cc. 7-10 formam a segunda parte. Dão instruções litúrgicas.
A terceira parte é composta pelos cc. 11-15. Eles expõem as instruções disciplinares e prescrevem o que há de ser observado pelos fiéis que vêm de fora e o que devem fazer na comunidade. [...]
Finalmente, o c. 16, um epílogo, adverte os fiéis para a segunda vinda de Cristo.
Padres Apostólicos, 2ª edição, p. 195-196. -
Period: 95 to 96
Primeira Carta de Clemente aos Coríntios
A primeira parte é genérica (caps. 4-36). Aborda considerações, admoestações morais com o objetivo de restabelecer a paz e a concórdia na comunidade de Corinto. [...]
A segunda parte, caps. 37-61, insiste sobre a hierarquia eclesiástica e a necessidade da submissão às legítimas autoridades. Para isso, mostra como formamos um corpo em Cristo e como neste corpo deve reinar a unidade e não a desordem, pois Deus quis e quer a ordem nas alianças.
Padres Apostólicos, 2ª edição, p. 16. -
Period: 107 to 110
Inácio de Antioquia faz a peregrinação forçada em cadeias, de Antioquia a Roma.
As cartas têm um esquema que lhes é comum: 1) uma saudação; 2) elogio das qualidades da comunidade; 3) recomendações precisas sobre a) fuga da heresia; b) agarrar-se à unidade da comunidade pela submissão ao bispo; 4) saudação final e pedido de preces para a Síria ou o envio de um diácono.
O tema central que as perpassa é, sem dúvida, o da união: união com Deus, com Cristo, com o bispo, entre os cristãos.
Padres Apostólicos, 2ª edição, p. 49. -
130
Escritos de Pápias
Pápias escreve, por volta do ano 130, uma obra em cinco volumes, intitulada: Explicações das sentenças do Senhor (Logíon Kuriakon Ecsegéseis). Baseado, principalmente, na tradição oral dos discípulos e apóstolos, Pápias apresenta uma coleção de ditos, sentenças e feitos de Jesus e de seus discípulos. Trata ainda da origem dos evangelhos de Mateus e Marcos.
Padres Apostólicos, 2ª edição, p. 165. -
Period: 134 to 135
Carta de Barnabé
No caso, trata-se de um compêndio de teologia dogmática e moral redigido em forma de carta.
[...] Paralelamente, percebe-se que o autor visa a distinguir e separar o cristianismo do judaísmo. A obra está dividida em duas partes bem distintas e muito desiguais. [...] A 1ª parte é doutrinária, dogmática. A 2ª, utilizando a imagem dos “Dois caminhos”, transmite ensinamento moral.
Padres Apostólicos, 2ª edição, p. 165. -
155
Martírio de São Policarpo, Bispo de Esmirna