História da Dança

  • Oct 15, 1581

    Ballet Comique de La Reine

    Estreia a 15 de Outubro de 1581, na Salle eu Petit- Bourbon, no Louvre, em Paris, com coreografia de Baltasar de Beaujoyeulx e com a duração de 5h30m. Considerado o primeiro ballet pela sua narrativa estruturada, que relata o mito grego da fuga de Odisseu do circo. Inclui 3 partes: Primeiro Ballet, Grand Ballet e Final Grand Ballet, onde no fim os espectadores eram convidados a entrar.
  • Period: to

    Jean- Baptiste Lully

    Conhecido como compositor da música barroca e chamado de pai da ópera francesa,foi ele quem terá introduzido as mulheres em palco, bem como ritímos rápidos, tornando também o ballet público. Inventou uma nova forma de arte juntamente com Molière e Beauchamp, com a peça “Le Bourgeois Gentillomme”. Diretor da Academie Royal de La Musique, trabalhou para a prima de Luís XIV. Agradou-a e foi introduzido no Ballet de Cour. Tornou-se compositor do rei e o 1º diretor da orquestra de violinos.
  • Period: to

    Reinado de Luís XIV

  • Ballet de La Nuit

    Bailado que contou com a participação do rei Luís XIV com 14 anos de idade e que tinha como função promover a monarquia absoluta. É composto por 4 atos:
    • ATO I (18h-21h)- pôr do sol (atividades do fim do dia)
    • ATO II (21H-00H)- entreter o final da tarde
    • ATO III (00H-03H)- liberdades e horrores da noite
    • ATO IV (03H-NASCER DO SOL)- atividades da madrugada até de manhã
  • Le Bourgeois Gentilhomme

    Estreado a 14 de Outubro de 1660, com a narrativa de Jean-Baptiste Molière e composição musical de Jean-Baptiste Lully, “Le Bourgeois Gentilhomme”, consiste num Comedie Ballet, um misto de dança, música e dicção.
  • Real Academia de Dança

    Destaca-se na França e pretendia desenvolver a arte na sua perfeição primordial e aumentar a disciplina na corte. Aqui, a dança era aliada ás artes marciais, equitação e porte de armas, para aumentar a etiqueta e para se obter maior vantagem nos desportos de guerra. Era uma formação aberta a todos, porém havia quem achasse que a academia fosse um afronto. Porém, os entusiastas defendiam a superioridade da dança, pela postura que os bailarinos tinham e que estava em falta aos músicos.
  • Entrada da Bailarina

    Surgiram as primeiras bailarinas na França e em 1699, Marie Thérèse foi a primeira bailarina a vencer na Ópera de Paris, apresentando-se em Londres como a primeira bailarina inglesa que o público viu. Na 2ª Geração, haviam diminuído o tamanho das saias e em 1700 retiravam os tacões para poderem executar saltos.
  • Ballet D´Action

    Possui uma narrativa que é transmitida através da mímica/ gestualidade e as suas temáticas são associadas a conquistas/derrotas, heróis e vilões. Foi considerado uma nova forma de fazer bailado.
  • Period: to

    Jean Georges Novèrre

    Foi bailarino, coreógrafo e crítico. Está associado ao Ballet D´Action e tem como sua principal obra “Létres Sur La Danse et Sur Les Ballets”, onde reflete sobre a dança, fazendo uma crítica sobre o mundo da mesma: há que haver uma coerência entre os membros do espetáculo e que a sua narrativa deve ser transmitida pela pantomina.Personalidade que se destacou pela sua forma de pensar e começou a dançar profissionalmente aos 16 anos, onde em 1755 encenou o seu 1ºbailado, na Inglaterra.
  • Period: to

    Carlo Blasis

    Relacionado com o Ballet D´Action, formou bailarinos excelentes e foi fundador da escola italiana de dança clássica (método).Tinha gosto por obras clássicas e renascentistas,adotando a dança assertivamente atlética como a sua estética para a dança.
    Era considerado um bailarino enfadonho, antiquado, com uma dança competente e medíocre.Em 1920, publica o seu tratado “Traité Élementaire, Théorique et Pratique de L´Art de La Danse”, que foi fundamental na história da dança clássica.
  • Period: to

    Marie Taglioni

    Foi a primeira bailarina a subir a pontas e revolucionou o ballet e o conceito de bailarina. Obteu treino do seu pai, pois foi dispensada pela sua professora devido á curvatura das suas costas. Atingiu o auge da sua carreira quando assinou contrato para dançar no Imperial Ballet. Era bailarina e coreógrafa e tornou-se também inspetora da dança na Ópera de Paris.
  • Period: to

    François Delsarte

    Foi explorador da dança moderna e os bailados tinham sensações básicas (feliz,triste,…), aspecto que ele terá aprofundado. É nele que nasce a “intensidade do sentimento que comanda e justifica a intensidade do movimento”, passando assim a ser a prioridade o sentimento e, de seguida, o movimento. Irá dividir o corpo, gestos e as expressões humanas. Excêntricas/Cabeça
    Concêntricas/Tronco
    Normais/Membros
  • Period: to

    Carlotta Grisi

    Ficou conhecida pelo seu protagonismo no bailado “Giselle”, em 1841. Em 1834, com apenas 14 anos, dançou na Ballet Company em Nápoles, onde conheceu Jules Perrot. Terá entrado na Ópera de Paris, onde se tornou uma das melhores bailarinas e, em 1840, foi bailarina no Her Majesty´s Theater, em Londres. Perrot, no ano de 1845, terá coreografado “Pas de Quatre” para 4 bailarinas, uma delas Grisi. Ao longo da sua vida, terá dançado vários papéis em Londres, Paris e St.Petersburgo.
  • Period: to

    Bailado Romântico

    É onde surgem inovações bastante grandes na dança, como o aparecimento da mulher em palco, o homem a apresentar papéis secundários e onde a dança começa a receber um maior destaque e valorização. Isto ocorre, paralelamente ao Impressionismo, onde ocorre a Revolução Industrial, avnços tecnológicos e comerciais. O público, no espetáculos de dança, não achou estranho o facto de os pés agora serem visíveis.
  • La Sylphide

    Estreou a 12 de Março de 1832, com o enredo de Adolphe Nourrit e coreografia de Filippo Taglioni, pai da personagem principal. Musicalmente, foi produzido por Jean-Madeleine Schneitzhöeffer. Foi o primeiro bailado onde foram dado uso á sapatilha de ponta e os tutus..
  • Giselle

    Bailado Romântico, estreado a 28 de Junho de 1841. Contém enredo de Theophile Gautier e Verrou de Saint-Georges. A coreografia é de Jean Corali e Jules Perrot e a composição musical de Adolphe Adam.
  • Napoli

    Estreou a 29 de Março de 1842 no Teatro Real Dinamarquês em Copenhaga, com coreografia de August Bournonville.
  • Paquita

    Estreou a 1 de Abril de 1846 na Salle Le Peletier, com coreografia de Joseph Mazilier.
  • Le Conservatoire

    Estreou a 6 de Maio de 1849, com coreografia de August Bournonville.
  • Le Corsaire

    Estreou a 23 de Janeiro de 1856 no Teatro Imperial da Ópera de Paris, com coreografia de Joseph Mazilier.
  • Period: to

    Emile Jacques- Dalcroze

    Foi um teórico que desenvolveu um sistema de treino de sensibilização, denominado euritmia.
  • Period: to

    Rudolph Van-Laban

    Foi bailarino, coreógrafo, teatrólogo, musicólogo, intérprete e é também conhecido como sendo o pai da dança teatro. É ele quem traz a tridimensionalidade para a dança (exploração de novas direções,níveis,etc…) e que desenvolve o “Estudo do Movimento Corporal” como uma nova forma de dançar. É criador dos conceitos Labanalysis e Labanatation que correspondem á análise do que o corpo pode fazer (através do ecosaedro) e ao descrever o movimento, respetivamente.
  • Period: to

    Ruth St.Denis

    Foi pioneira da dança moderna, criando a sua escola em conjunto com o seu marido, que lecionava bailarinos que hoje são de grande importância, como Martha Graham e Dóris Humphrey. Ruth combinava sensações dramáticas com o contemporâneo, sendo assim influenciado pelo estilo melodramático. Foi uma bailarina exótica, que dançava com o pé descalço, algo novo para a época.
  • Period: to

    Coco Chanel

    Foi a primeira mulher designer a transformar umas calças de homem em umas calças femininas.
  • Period: to

    Mary Wigman

  • Period: to

    Vaslav Nijinsky

    É um dos bailarinos mais importantes de sempre e foi até considerado a 8ª maravilha do mundo. Tinha alguns problemas mentais, alucinações e comportamentos desorganizados. A reforma de Fokine, conduz Nijinsky ao cargo de bailarino principal, porém é retirado da companhia quando o seu casamento é descoberto. Era filho de um bailarino e é em 1917 que dança pela última vez pelos Ballet Russes.
  • Period: to

    Marta Graham

  • Period: to

    Kurt Jooss

    Foram as companhias de ballet que mantiveram o seu trabalho vivo, baseava-se na teoria de Laban e era considerado um líder natural. Num dos espetáculos em que estava a fazer parte, bailarinos negros não entravam, então ele recusou-se a fazer. Considerava que o vocabulário do ballet podia ser combinado com as expressões para o contemporâneo e é o 1º a desenvolver o conceito de dança-teatro. Possui peças sobre traumas pós-guerra.
  • Period: to

    Ballet Russes

  • Period: to

    1ºPERÍODO- Ballet Russes

    Período de Nijinsky, que rompe o ballet/estilo/movimento clássico e de Fokine, puro classicista.
    Peças de Nijinsky: “A Tarde de Um Fauno”,“A Sagração da Primavera” e “Jeux”.
    Peças de Fokine: “Les Sylphides”,”Scherezade” e “Pássaro de Fogo”.
  • Sagração da Primavera

    Estreou a 29 de Maio de 1913 no Teatro Champs-Elysé, com coreografia de Vaslav Nijinsky, música de Igor Stravinsky e enredo de Nicholas Voyrich.
  • Period: to

    2ºPERÍODO- Ballet Russes

    Período de Leonide Massine, que em outras áreas artísticas da obra coreográfica irá romper com o tradicional e a nível de movimento, irá dar continuidade á tradição dos bailados russos.
  • Period: to

    Denishawn School of Dancing and Related Arts

    Opunha-se ás técnicas clássicas e foi a 1ªescola de dança moderna americana.Todos os estilos técnicos eram válidos, como estéticas indianas, espanholas,… Nasce assim uma nova definição de formação de bailarinos, ganhando assim a escola uma importância no seio moderno, formando os seus alunos em diversos sentidos, tornando-os capazes de executarem dança moderna e serem versáteis. A escola era um protótipo para as novas escolas, porém encerra em 1931 por conta de logística que dispendia.
  • Period: to

    3ºPERÍODO- Ballet Russes

    Período de Bronislava Nijinsky e George Balanchine, que será o último coreógrafo dos Ballet Russes e alguns conservadores afirmavam que os bailarinos e a técnica de Balanchine era mal executada.
    Peças de Nijinska: “Les Noces” e ”Le Train Blur”.
    Peças de Balanchine: “La Chatte”,”Apollon Musagete”,”Les Fils Prodigue” e “Le Bal”.