Historia da dança

  • 9000 BCE

    DANÇAS PRIMITIVAS - Eras Paleolítica e Mesolítica

    DANÇAS PRIMITIVAS - Eras Paleolítica e Mesolítica
    Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades
  • 6500 BCE

    DANÇAS PRIMITIVAS - Período Neolítico

    DANÇAS PRIMITIVAS -  Período Neolítico
    Neste período ocorreu a chamada Revolução Agrícola dentre as suas características temos a domesticação dos animais e a agricultura. Os rituais e oferendas em forma de dança têm o sentido de festejar a terra e o preparo para o plantio, de celebrar a colheita e a fertilidade dos rebanhos.
  • 5000 BCE

    DANÇAS MILENARES - Egito

    DANÇAS MILENARES - Egito
    Nessa época, as danças no Egito tinham um caráter sagrado e eram executadas em homenagem aos deuses .Os mais homenageados eram a deusa Hathor, da dança e da música, e o deus Bés, que é considerado o inventor da dança; a ambos era atribuído um poder sobre a fertilidade.
  • 2000 BCE

    DANÇAS MILENARES - Índia

    DANÇAS MILENARES - Índia
    Na Índia as danças têm origem na invocação a Shiva (deus da dança). Com suas danças e músicas, os hindus procuravam uma união com a natureza. Assim como a egípcia, a dança de Shiva tinha por tema a atividade cósmica. Ela exprimia os eventos divinos. O ritmo da dança estava associado à criação contínua do mundo, à manutenção desse mundo, à destruição de algumas formas para o nascimento de outras. As danças indianas apresentammovimentos muito elaborados de pescoço, boca, mãos, ombros e pés.
  • 700 BCE

    DANÇAS MILENARES - Grécia

    DANÇAS MILENARES - Grécia
    A dança na Grécia, como no Egito e na Índia, sempre integrou rituais religiosos, mesmo antes de fazer parte das manifestações teatrais. Os cidadãos gregos, que acreditavam no poder das danças mágicas, usavam máscaras e dançavam para seus inúmeros deuses. A dança era muito valorizada entre os gregos. Para eles, o ideal de perfeição estava na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem moldado, adquirido graças ao esporte e à dança.
  • 476 BCE

    DANÇAS MILENARES - Idade média

    DANÇAS MILENARES - Idade média
    Chamada de “idade das trevas” pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período contraditório. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída. Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros eram usados apenas para festas religiosas.
    A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses, que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início da primavera.
  • 1401

    DANÇAS MILENARES - Renascimento

    DANÇAS MILENARES - Renascimento
    A partir do século XV, com o intenso movimento de renovação em muitos âmbitos da vida social e cultural, chamado de Renascimento, as cortes reais também se transformaram. Pela necessidade de ostentar suas riquezas, passaram a comemorar, com grandes festas, datas como nascimento, casamento, aniversário.
    A dança se desenvolve, particularmente na Itália, no palácio da família Médici, onde, nas festas, eram apresentados espetáculos chamados de trionfi – triunfos, que simbolizavam riqueza e poder.
  • 1501

    BRASIL - Carnaval

    BRASIL - Carnaval
    O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses durante o período colonial, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras. O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre os mais pobres.
    A partir do século XX, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba e do desfile das escolas de samba.
  • BRASIL - Danças Gaúchas

    BRASIL - Danças Gaúchas
    Uma das representações culturais que temos na região Sul do Brasil são as danças gaúchas. Elas possuem origens diversas, principalmente de países do continente europeu devido à colonização no século XIX. Como exemplo, temos o "fandango", dança mais típica da região, que foi trazida da Espanha.
    Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e os movimentos velozes.
    https://www.jornaltradicao.com.br/regiao/colunistas/origem-das-dancas-gauchas/
  • DANÇAS MILENARES - Balé

    DANÇAS MILENARES - Balé
    O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.
  • Balé Romântico

    Balé Romântico
    O balé modificou-se. Os passos não serviam mais unicamente para a evolução da ação, mas estavam carregados de um conteúdo emocional profundo. O balé criava um mundo de ilusão, esboçava o ideal das concepções românticas.
    O homem, considerado figura principal na dança do século XVIII, passa a ocupar um lugar subalterno no princípio do século XIX. A mulher foi elevada a uma esfera sobre-humana e o homem deixou de ser herói e se limitou a elevar a mulher, quando necessário.
  • Dança Moderna

    Dança Moderna
    Nesse período da história da dança, o que vai separar o clássico do moderno não é simplesmente a técnica, mas, também, o pensamento que norteou sua elaboração.
    Nos Estados Unidos e na Europa apareceram novos modos de dançar bastante diferentes da tradição clássica em relação aos espaços utilizados e concepção de dança.
    Os dançarinos foram em direção a uma técnica de dança mais livre, ou seja, não seguindo uma determinada técnica e conquistando maior liberdade para a escolha dos movimento
  • Dança Neoclássica

    Dança Neoclássica
    A dança neoclássica é a forma de dança do século XX inspirada pelos movimentos e a estética do balé clássico. Sempre executada por bailarinos de formação clássica, a dança neoclássica, desde o começo, divergiu da coreografia e da estética clássicas para criar novos trabalhos. Serviu como transição para a dança contemporânea.
  • Dança contemporânea

    Dança contemporânea
    A dança se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas,
    Os corpos dos artistas deixam de ter um padrão preestabelecido e A sua liberdade possibilita ao bailarino a autonomia para construir suas próprias coreografias, improvisar, ter contato com o chão ou com outro personagem cênico e a utilização de figurinos interativos.
    Nela estão presentes desde situações rotineiras e cotidianas até temas polêmicos, servindo de base para a concepção do conceito da coreografia.
  • BRASIL - Funk

    BRASIL - Funk
    Derivado da "soul music" estadunidense, o funk chega no Brasil no final dos anos 1970, os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro (área nobre da cidade)
  • BRASIL - Crescimento do funk nas periferias

    BRASIL - Crescimento do funk nas periferias
    O funk passa por mudanças. Não somente em seu lugar de origem (periferia), mas também passa a tomar conta das casas noturnas, academias e tantos outros lugares frequentados, em sua maioria, pela classe média. o funk hoje tem uma dança bem diversificada e polêmica, como os "passinhos" e a dança feminina, que geralmente, movimentam o quadril e bumbum de forma sensual.
    https://www.politize.com.br/funk-no-brasil-e-polemicas/