GPU e sua evolução

  • Period: to

    Pré-GPU

  • Whirlwind - Primeiros gráficos em tempo real

    Whirlwind - Primeiros gráficos em tempo real
    Desenhado por Jay Forrester e Ken Olsen do MIT, foi o projeto computacional mais importante da década pós guerra. A ideia era criar um computador programável capaz de realizar simulações de voo.
  • TX-0/TX-2 [Transistorized Experimental Computer Zero/Two]

    Desenhado pelo laboratório Lincoln do MIT, era uma evolução do Whirlwind para transístores.
  • Projeto SAGE (WHIRLWIND)

    Projeto SAGE (WHIRLWIND)
    Criado para converter informação de radar para
    imagens geradas por um computador com o objetivo de rastrear e identificar aeronaves.
  • DEC PDP1

    DEC PDP1
    Versao comercial TX0 e TX2
    49 undidades vendidas
  • Termo "Computação Gráfica"

    Termo "Computação Gráfica"
    Boeing - primeira animação 3D feita por William Fetter. "first man"
  • Sketchpad

    Sketchpad
    Criado por Ivan Sutherland ("avó" dos gráficos computacionais interativos), o sketchpad é o percursor das interface gráficas de manipulação direta como as que utilizamos atualmente.
    Ex: CAD e GUI.
  • Namco Galaxian arcade

    Namco Galaxian arcade
    As placas de sistema arcade utilizam chips gráficos especializados desde a década de 1970. Embora não fossem propriamente placas gráficas, foram pioneiras no caminho para mais melhorias, incluindo o shifter de vídeo MB14241 da Fujitsu e o sistema de arcade Namcos Galaxian em 1979. O hardware Galaxian fez melhorias substanciais nas cores RGB, bem como nos fundos e sprites multicoloridos.
  • Altair 8800

    Altair 8800
  • Period: to

    GPU Moderno

  • IBM Monochrome Display Adapter

    IBM Monochrome Display Adapter
    Primeira placa de video
    • Texto monocromático
    • Não conseguia aceder a um único pixel (9x14 pixels area)
  • IBM Computador Pessoal

    Computador pessoal IBM com uma memória de 256k de RAM.
  • Professional Graphic Designer (PGA)

    Foi a primeira placa de vídeo inspirada na ideia do processador.
    Incorporada num Intel 8088, desempenhava todas as tarefas relacionadas com imagem.
    Avançou o paradigma da separação entre CPU e GPU
  • Commodore Amiga

    Commodore Amiga
    O Commodore Amiga, do Amiga, apresentava um GPU inovador, inédito para um computador pessoal da época. Executou codificação extremamente orientada a gráficos e apoiou o desenho de uma imagem. Estes computadores ainda não estavam amplamente disponíveis, mas geraram uma série de imitações de outros, fazendo com que os anos 80 fossem uma década de inovação.
  • OpenGL

    OpenGL
    O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para outras linguas.
  • Fahrenheit

    Fahrenheit é o nome de código de uma microarquitectura GPU desenvolvida pela Nvidia e lançada em 1998, como sucessora da microarquitectura STG-2000, Riva 128 (NV1, NV2, NV3...). Foi baptizado com referência a Fahrenheit e utilizado com STG-2000, Riva 128.
  • Playstation

    Playstation
  • Microsoft DirectX

    Microsoft DirectX
    APIs que tratam de tarefas relacionadas a multimídia, especialmente programação de jogos, para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuído pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído no Windows.
  • Nvidia Voodoo 3Dfx

    Nvidia Voodoo 3Dfx
    Aumentou a capacidade dos chips de 2 MB para 8 MB. Tão revolucionária foi a sua capacidade de processar gráficos 3D, a primeira do género. Outros designers tornaram-se obsoletos aparentemente da noite para o dia, assumindo 85% do mercado. Eliminou a necessidade do Z Buffering e o clique mecânico de outros chips da época. A placa inspirou os concorrentes a posicionarem-se no mercado de renderização 3D.
  • Celsius

    Celsius é o nome de código de uma microarquitectura GPU desenvolvida pela Nvidia e lançada em 1999, como sucessora da microarquitectura Fahrenheit (NV4, NV3...). Foi assim designado em referência a Celsius e utilizado com as séries GeForce 256 e GeForce 2.
  • Kelvin

    Kelvin é o nome de código de uma microarquitetura GPU desenvolvida pela Nvidia e lançada em 2001, como sucessora da microarquitetura Celsius. Foi baptizado em referência a William Thomson (Barão Kelvin) e utilizado com as séries GeForce 3 e 4.
  • Rankine

    Rankine é o nome de código de uma microarquitetura GPU desenvolvida pela Nvidia e lançada em 2003, como sucessora da microarquitetura Kelvin. Foi baptizado em referência a Macquorn Rankine e utilizado com a série GeForce FX.
  • Curie

    Curie é o nome de código de uma microarquitetura GPU desenvolvida pela Nvidia e lançada em 2004, como sucessora da microarquitetura Rankine. Foi baptizado em referência à física polaca Marie Salomea Skłodowska – Curie e utilizado com as séries GeForce 6 e 7. Curie foi seguido por Tesla.
  • Tesla

    Tesla
    Recebeu o nome do pioneiro engenheiro eletrotécnico Nikola Tesla. Como primeira microarquitetura da Nvidia a implementar shaders unificados, foi utilizada com GPUs da série GeForce 8, série GeForce 9, série GeForce 100, série GeForce 200 e série GeForce 300, fabricadas coletivamente em 90 nm, 80 nm, 65 nm, 55 nm. Esteve também na GeForce 405 e nos módulos de computação Quadro FX, Quadro x000, Quadro NVS e Nvidia Tesla.
  • Fermi

    Fermi
    Fermi é o nome de código de uma microarquitetura de unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela Nvidia, lançada em abril de 2010, como sucessora da microarquitetura Tesla. Foi a principal microarquitetura utilizada nas séries GeForce 400 e 500. Todas as GPUs Fermi de secretária foram fabricadas a 40nm, GPUs Fermi móveis a 40nm e 28nm. Fermi é a microarquitetura mais antiga da Nvidia que recebe suporte para a API de renderização Direct3D 12 feature_level 11 da Microsoft.
  • Kepler

    Kepler é o nome de código de uma microarquitetura GPU desenvolvida pela Nvidia, introduzida em abril de 2012, como sucessora da microarquitetura Fermi. Kepler foi a primeira microarquitetura da Nvidia a focar-se na eficiência energética. A maioria das GPUs da série GeForce 600, da série GeForce 700 e algumas GPUs da série GeForce 800M eram baseadas em Kepler, todas fabricadas em 28 nm.
  • Maxwell

    Maxwell
    Os primeiros produtos baseados em Maxwell foram a GeForce GTX 745 (OEM), a GeForce GTX 750 e a GeForce GTX 750 Ti. Ambos foram lançados a 18 de fevereiro de 2014, ambos com o código de chip GM107. As GPUs anteriores da série GeForce 700 utilizavam chips Kepler com os números de código GK1xx. As GPUs Maxwell de primeira geração (números de código GM10x) são também utilizadas nas séries GeForce 800M e Quadro Kxxx.
  • Pascal

    Pascal
    A arquitetura foi introduzida pela primeira vez em abril de 2016 com o lançamento do Tesla P100 (GP100) a 5 de abril de 2016, e é utilizada principalmente na série GeForce 10, começando com a GeForce GTX 1080 e GTX 1070 (ambas utilizando a GPU GP104) , lançados a 27 de maio de 2016 e 10 de junho de 2016, respetivamente. O Pascal foi fabricado utilizando o processo FinFET de 16 nm da TSMC, e posteriormente o processo FinFET de 14 nm da Samsung.
  • Turing

    Turing
    A arquitetura foi introduzida pela primeira vez em agosto de 2018 na SIGGRAPH 2018 nas placas Quadro RTX orientadas para estações de trabalho, e uma semana depois na Gamescom nas placas gráficas da série GeForce 20 para consumidores. Os elementos principais incluem processadores dedicados de inteligência artificial ("núcleos Tensor") e processadores dedicados de rastreio de raios ("núcleos RT"). Turing aproveita o DXR, OptiX e Vulkan para o acesso ao ray tracing.
  • Nvidia RTX 2000 series

    Nvidia RTX 2000 series
    Introdução da arquitetura de Turing.
    Primeira implementação em hardware de ray-tracing em tempo real.
  • Ampere

    Foi anunciado oficialmente a 14 de maio de 2020 e tem o nome do matemático e físico francês André-Marie Ampère.A Nvidia anunciou as GPUs de consumo GeForce série 30 da arquitetura Ampere num evento especial da GeForce a 1 de setembro de 2020. A Nvidia anunciou a GPU A100 de 80 GB no SC20 a 16 de novembro de 2020. As placas gráficas Mobile RTX e o RTX 3060 baseado na arquitetura Ampere foram revelados a 12 de janeiro de 2021.
  • Ada Lovelace

    O seu nome é uma homenagem à matemática inglesa Ada Lovelace, um dos primeiros programadores informáticos. A Nvidia anunciou a arquitetura juntamente com os GPUs de consumo da série GeForce RTX 40 e a placa gráfica para a estação de trabalho RTX 6000 Ada Generation. A arquitetura Lovelace é fabricada no processo 4N personalizado da TSMC, que oferece uma maior eficiência em relação aos processos anteriores de 8 nm da Samsung e TSMC N7 utilizados pela Nvidia.
  • Period: to

    O Futuro das GPUs

    LLM - Large Language Models (ex.: ChatGPT) https://artificialanalysis.ai/models
  • ACE AI

    ACE AI
    A demonstração da tecnologia NVIDIA Covert Protocol demonstra NPCs capazes de interações em linguagem natural. Os criadores de middleware, ferramentas e jogos podem utilizar modelos de IA generativos de linguagem, fala e animação de última geração em tempo real para trazer as capacidades de RPG para as personagens digitais. A NVIDIA fez uma parceria com a Inworld AI para demonstrar o NVIDIA ACE integrado numa plataforma NPC de ponta a ponta com recursos visuais de ponta no Unreal Engine 5.