Governadores Gerais

  • Jan 1, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
  • Jan 1, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    O primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, administrou o Brasil Colônia entre 1549 e 1553. Ele e sua comitiva chegaram à Baía de Todos-os-Santos em 29 de março de 1549. O grupo que desembarcou incluía soldados, artesãos, clérigos, demais colonos e exilados, que logo deram início à construção de Salvador, a primeira cidade e capital do Brasil.
    A fim de estimular as atividades econômicas voltadas ao mercantilismo, centradas na agro exportação açucareira.
  • Jan 1, 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Entre 1553 e 1558, o Brasil Colônia foi governado por Duarte da Costa, que chegou ao território brasileiro em 1553, trazendo consigo cerca de 250 pessoas, entre elas, o jesuíta José de Anchieta. Esse grupo de jesuítas recém-aportados na Colônia fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga, em 1554, na capitania de São Vicente.
    A administração de Duarte da Costa também foi marcada pelo envio de uma expedição ao sertão, a fim de encontrar minerais preciosos, e por sucessivas crises.
  • Jan 1, 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá foi designado pela Coroa portuguesa para ser o terceiro governador-geral do Brasil Colônia, ficando no cargo por aproximadamente 14 anos, de 1558 a 1572, sendo aquele que por mais tempo ocupou o cargo de administrador colonial.
    No seu governo, estimulou o envio de expedições e entradas para o interior do território, que iria se tornar o Brasil, a fim de descobrirem metais preciosos. Ainda no campo econômico, determinou a criação de mais engenhos e o aumento do fluxo de escravizados.