Governadores Gerais

  • Mar 29, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    Primeiro governador-geral; Tomé de Sousa; administrou 1549 e 1553; Baía de Todos-os-Santos; 29 de março de 1549; soldados, artesãos, clérigos, demais colonos e exilados; construção de Salvador, a primeira cidade e capital do Brasil. Mercantilismo; centradas na agroexportação açucareira; estimulou a construção de engenhos na Colônia; primeiras cabeças de gado, para oferecer suporte à produção açucareira e complementar a dieta dos colonos.
  • 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    1553 e 1558; 250 pessoas; José de Anchieta; Colégio de São Paulo de Piratininga, em 1554, na capitania de São Vicente; origem da cidade de São Paulo. Expedição ao sertão; minerais preciosos; resistência de povos indígenas; violentos combates; atrito com clérigos. Invasão francesa; 1555; França Antártica; Rio de Janeiro. Duarte da Costa não conseguiu expulsar os franceses e acabou sendo substituído pelo terceiro governador-geral, Mem de Sá.
  • 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá; 1558 a 1572. Expedições e entradas para o interior do território; metais preciosos; mais engenhos; aumento de escravizados da África. Conter as ameaças ao domínio territorial. Conflitos com indígenas e padres jesuítas; dura oposição indígena; Confederação dos Tamoios Invasão francesa; fundação da França Antártica Morreu em uma batalha contra os franceses; apoio indígena da Confederação dos Tamoios. Estácio de Sá; franceses expulsos; Baía de Guanabara. Rio de Janeiro