-
1º Geração
Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.
Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas, como vocês podem reparar na foto a baixo, o ENIAC era gigantesco comparado aos nossos atuais computadores. -
Period: to
Gerações
-
2º Geração
Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transístores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
A baixo vemos exemplares de Computadores da IBM de segunda Geração, sendo um deles o IBM 1401. -
3º Geração
Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transístores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.
Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou. -
4º Geração
Na quarta geração, os computadores começaram a ser vendidos para uso pessoal. Surge o microprocessador e ocorre uma enorme diminuição nos tamanhos das máquinas e um aumento absurdo na velocidade. As linguagens se tornam de alto nível, o que facilitou muito para o manuseio. Surgem os sistemas operacionais e a teleinformática, transmissão de dados através da rede. -
5º Geração
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.