EVOLUÇAO DOS COMPUTADORES

  • Period: to

    PRIMEIRA GERAÇAO

  • ENIAC-PRIMEIRO COMPUNTADOR

    ENIAC-PRIMEIRO COMPUNTADOR
    Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.[1] Muitos comentam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. O ENIAC entrou em funcionamento em fevereiro de 1946[2][3] pelas mãos dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Fonte:wikipedia
  • Period: to

    SEGUNDA GERAÇAO

  • SEGUNDA GERAÇAO DE COMPUTADORES

    SEGUNDA  GERAÇAO DE COMPUTADORES
    A segunda geração de computadores (1959-1964) foi caracterizada pela criação dos transístores, que vieram a substituir as válvulas eletrônicas. Esses componentes, além de serem menores, eram mais eficientes e mais baratos.
    O computador passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.
    Fonte:wikipedia
  • EVOLUÇAO PRIMORDIAL

    EVOLUÇAO PRIMORDIAL
    A terceira geração de computadores, com início em 1965, teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. O lançamento do primeiro Microprocessador, em 1971, marca o término desta geração e começo da próxima.
    Fonte: wikipedia
  • Period: to

    TERCEIRA GERAÇAO

  • ARPANET-1969

    A Arpanet, que deu inicio a Internet, entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente com apenas 4 nós eles eram interligados através de links de 50 kbps, criados usando linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso de transmissão de dados.
    Fonte:WIKIPEDIA
  • CPUs

    CPUs
    As CPUs 80386 e 80486, trabalhavam com 40MHz e 100MHz, respectivamente.
    O 80386 permitiu que vários programas utilizassem o processador de forma cooperativa, através do escalonamento de tarefas.
    Já o 80486 foi o primeiro a usar o mecanismo de pipeline, permitindo que mais de uma instrução seja executada ao mesmo tempo no PC.
    Fonte:CPUs
  • Period: to

    QUARTA GERAÇAO

  • MICROPROCESSADOR

    MICROPROCESSADOR
    A quarta geração de computadores teve início em 1971, quando a Intel lançou o primeiro microprocessador, o Intel 4004, muito mais potente que os circuitos SSI e MSI de até então, e só terminou em 1981 com o lançamento dos circuitos ULSI (Circuitos de Escala Ultra Grande).
    Continuou-se o desenvolvimento do circuito integrado e a busca de se colocar cada vez mais um maior número de componentes em um chip.
    Fonte:WIKIPEDIA
  • MICROCOMPUTADOR

    O primeiro microcomputador lançado foi o Altair 8800, que utilizava o microprocessador 8080 da Intel e custava cerca de US$ 621,00.
    Logo em 1973 foi criado o Xerox Alto, desenvolvido pelo Xerox Parc, um microcomputador que utilizava uma interface gráfica de usuário e o primeiro `desktop` pessoal.
    Fonte:WIKIPEDIA
  • SEAGETE ST-506

    SEAGETE ST-506
    Nesta época os computadores ainda eram máquinas sem muitos periféricos, geralmente operavam com processadores de 4 ou 8 bits, tinham entrada para um ou dois disquetes de 8 ou 5¼, suporte a teclado, memória RAM de 4 a 128 KB e monitor. Os discos rígidos não eram muito usados por ser uma peça ainda cara. Um dos últimos discos rígidos desta geração foi o Seagate ST-506, lançado em 1981, que alcançou 5MB de capacidade.
    Fonte:wikipedia
  • QUINTA GERAÇAO

    QUINTA GERAÇAO
    A computação da quinta geração ou computador da quinta geração, deve o seu nome a um projecto gigantesco de pesquisa governamental e industrial no Japão durante a década 80 do século XX. O projecto tinha como principal objectivo a criação de um computador que “marcasse uma época” com performance semelhante a um supercomputador e capacidade prática de inteligência artificial.
    Fonte:wikipedia
  • COMPUTAÇAO 2

    COMPUTAÇAO  2
    Embora um número considerável de estações de trabalho com capacidades superiores tenham sido idealizadas e construídas ao longo da duração do projeto, rapidamente se davam conta de que estas ficavam obsoletas quando comparadas com equipamentos de menor gama entretanto colocados à disposição no mercado.A quinta-geração acabaria por ficar também constantemente no lado errado da curva de tecnologia do software. Fonte: wikipedia
  • COMPUTAÇAO 3

    COMPUTAÇAO  3
    Foi também durante o período de desenvolvimento do projeto que a Apple Computer introduziu a GUI (Interface Gráfica do Utilizador) para as grandes massas através do seu sistema operativo "amigo" do utilizador. A Internet fez com que as bases de dados armazenadas localmente se tornassem uma coisa do passado e até mesmo projectos de pesquisa mais básicos produziram melhores resultados práticos através de buscas de dados, como prova o exemplo da Google.
  • COMPUTAÇAO 1

    COMPUTAÇAO  1
    Outro grande problema foi o fato de que a performance das CPUs existentes na altura rapidamente levaram o projeto para junto das barreiras ‘‘óbvias‘‘ que todos acreditava que existir nos anos 80, e o valor da computação paralela rapidamente caiu para o ponto onde ainda hoje é usada apenas em situações muito particulares e de certa forma restritas. FONTE:wikipedia
  • COMPUTAÇAO 4

    COMPUTAÇAO 4
    Finalmente o projeto chegou à conclusão de que as promessas baseadas na programação lógica eram largamente uma ilusão e rapidamente chegaram ao mesmo tipo de limitações que os investigadores de inteligência artificial já antes haviam encontrado embora numa escala diferente. As repetidas tentativas para fazer o sistema funcionar após uma ou outra mudança na linguagem de programação apenas mudavam o ponto em que o computador repentinamente parecia estúpido. FONTE:wikipedia
  • Period: to

    QUINTA GERAÇAO