Evolução do Ensino a Distância no Brasil e no mundo.

  • EaD: conceituando

    EaD: conceituando
    A EaD é uma metodologia de ensino em que aluno e professor se encontram distantes um do outro; do ponto de vista histórico, tem seus registros de existência no mundo muito antigo, advindos das Revoluções Industriais e burguesas ocorridas no século XVIII, de sorte que as sociedades decorrentes do modo de produção capitalista passaram a exigir a qualificação da mão de obra para que pudessem atingir os patamares de crescimento econômico.
  • EaD no Brasil

    EaD no Brasil
    A Educação a Distância já existe no mundo há quase um século. No Brasil ela existe desde a década de 1920.
  • MEB (Movimento de Educação de Base), programa de iniciativa da Igreja Católica.

    MEB (Movimento de Educação de Base), programa de iniciativa da Igreja Católica.
    Tal programa era destinado a jovens e adultos de pequenas comunidades do interior do estado; pretendia ensiná-los a ler, escrever, contar, compreender a sociedade e ter um conhecimento sobre o mundo que aumentasse sua capacidade de sobrevivência em uma região de natureza tão hostil, com uma organização social tão injusta. O MEB visava à educação política, que chamamos hoje de Educação para a Cidadania.
  • A experiência do Rio Grande do Norte com tecnologia educacional não ficou limitada pelos projetos do MEB, Saci e Sitern (Sistema de Telecomunicações do Rio Grande do Norte).

    A experiência do Rio Grande do Norte com tecnologia educacional não ficou limitada pelos projetos do MEB, Saci e Sitern (Sistema de Telecomunicações do Rio Grande do Norte).
    Muita coisa aconteceu e ainda acontece por cá. No fim da década de 1970 e início da década de 1980, o Ministério da Educação promoveu no estado o Logos, projeto de capacitação de professores leigos, que utilizava material impresso e a abordagem do ensino programado. Milhares de professores leigos, principalmente dos sistemas municipais de ensino, foram alunos do Logos.
  • O centro da ação pedagógica do MEB eram as Escolas Radiofônicas, que, a partir de Natal, Mossoró e Caicó.

    O centro da ação pedagógica do MEB eram as Escolas Radiofônicas, que, a partir de Natal, Mossoró e Caicó.
    Criaram uma onda que em pouco tempo cobria todo o Norte e o Nordeste do Brasil e recebeu o apoio do Governo Federal. Com o golpe militar, sua atividade ficou sob suspeita e o autoritarismo terminou por tornar o programa apenas uma sombra do que fora nos primeiros anos. Hoje, no interior do Rio Grande do Norte, ainda podemos encontrar associações comunitárias, clubes de mães, clubes de jovens, clubes agrícolas e associações profissionais cujas sementes foram plantadas pelo MEB (Andrade, 1996).
  • Brasil, a Constituição Federal preceitua, em seu Art. 205,

    Brasil, a Constituição Federal preceitua, em seu Art. 205,
    A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, de modo a viabilizar o pleno desenvolvimento da pessoa e a prepará-la para o exercício da cidadania, qualificando-a para o trabalho.
    A EaD ganhou reconhecimento e credibilidade Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com seus métodos educacionais buscando atingir um público para facilitar a formação com aulas não presenciais.
  • A Educação a Distância no Rio Grande do Norte

    A Educação a Distância no Rio Grande do Norte
    Mesmo apresentando uma realidade socioeconômica não muito boa, o Rio Grande do Norte foi um dos estados que vivenciou a realidade de ter implantado alguns projetos ou programas de Educação a Distância; nesse aspecto, podemos distingui-lo dos demais estados da federação. As informações sobre esses programas ou iniciativas de Educação a Distância são extraídas de Andrade (1996).
  • A EaD no Brasil e a legislação vigente

    A EaD no Brasil e a legislação vigente
    No Brasil, a Educação a Distância está prevista em vários documentos oficiais do governo; o decreto que regulamenta a Educação a Distância é o de nº 5.622/05.