Capa

Evolução da EaD no Brasil e no mundo

  • 50

    Epístolas de São Paulo

    Epístolas de São Paulo
    Alguns autores determinam que as Epístolas de São Paulo enviadas aos Cristãos na Ásia Menor são os primeiros relatos de uma forma de ensino realizada a distância na história, já que o objetivo das mesmas eram cultivar a vida no Cristianismo em ambientes antagônicos.
  • Boston, EUA

    Boston, EUA
    O início do ensino a distância é atribuído a um anúncio publicado pelo professor Caleb Phillips, oferecendo material didático por correspondência para aulas de taquigrafia em Boston, EUA.
  • Correspondência no Reino Unido

    Correspondência no Reino Unido
    Sir Isaac Pitman começa a oferecer cursos de taquigrafia por correspondência no Reino Unido, utilizando o correio como meio de enviar e receber lições, surgindo um dos primeiros Institutos de Educação por Correspondência da Europa, o Open University.
  • Sociedade de Incentivo ao Estudo em Casa

    Criação da Sociedade de Incentivo ao Estudo em Casa (Society to Encourage Home Study) nos EUA, um dos primeiros programas de ensino a distância institucionalizados.
  • Universidade de Chicago, EUA

    Universidade de Chicago, EUA
    A Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, buscando primeiramente a formação de professores, articulou a criação da Divisão de Ensino por Correspondência naquela instituição.
  • Registros no Brasil

    O Brasil adota o ensino a distância com a fundação do Instituto Monitor em São Paulo, que oferecia cursos profissionalizantes por correspondência.
  • O Rádio na EaD

    O Rádio na EaD
    A rádio é utilizada pela primeira vez como ferramenta de ensino a distância nos Estados Unidos.
  • Rádio Sociedade, RJ

    Rádio Sociedade, RJ
    No Brasil, os registros mais significativos do início da Educação a Distância foi quando o membro da Academia Brasileira de Ciências, Edgard Roquette Pinto, criou a Rádio Sociedade no Rio de Janeiro, que tinha como objetivo difundir o conhecimento pelas ondas do rádio, argumentando que seus usuários poderiam estudar nas horas de folga. Posteriormente, esta iniciativa foi incorporada ao Ministério da Educação.
  • O Rádio na EaD no mundo

    Transmissões de aulas e cursos via rádio passaram a crescer sistematicamente, tendo no Japão um dos primeiros registros. Esse equipamento, ampliou sua utilização para fins educacionais gradativamente a partir de então, passando a contribuir significativamente para o crescimento da Educação a Distância no mundo.
  • Instituto Universal Brasileiro

    Surge o Instituto Universal Brasileiro, ofertando inúmeros cursos profissionalizantes por correspondência. Em geral, as apostilas e conteúdos eram enviados pelos Correios e os alunos em suas residências estudavam pondo em prática os ensinamentos contidos no material didático.
  • A TV na EaD

    A TV na EaD
    A transmissão de conteúdos educacionais através da televisão passou a figurar nos registros
    históricos, quando a TV Rio exibiu um dos primeiros cursos EaD pela televisão.
  • Centro de Educação à Distância

    A Universidade de Brasília (UnB) cria o Centro de Educação a Distância, uma das primeiras iniciativas de ensino a distância em universidades públicas no Brasil.
  • Telecurso 2000 e a LDB

    Telecurso 2000 e a LDB
    Fundação do Telecurso 2000 no Brasil, transmitido pela TV aberta, oferecendo cursos de ensino fundamental e médio.
    Com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no Brasil, o ensino a distância foi oficialmente reconhecido e regulamentado como modalidade válida para educação formal.
  • 1º curso superior EaD

    O Centro Universitário SENAC foi autorizado a oferecer o primeiro curso superior a distância no Brasil.
  • Universidade Aberta do Brasil

    Universidade Aberta do Brasil
    A criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) visou ampliar o acesso ao ensino superior a distância no país, principalmente em regiões remotas.
  • Moodle

    Moodle
    O Moodle, plataforma de ensino a distância, ganha popularidade globalmente como um ambiente virtual de aprendizagem de código aberto.
  • Pandemia

    Pandemia
    A pandemia de COVID-19 força uma transição global e rápida para o ensino remoto, impulsionando ainda mais a adoção de plataformas de educação online e o uso de ferramentas tecnológicas em larga escala.