600por350 tamanho site novo 2 4

Ensino religioso

  • 2000 BCE

    O chamado de Abraão

    O chamado de Abraão
    O propósito do chamado de Abraão: Deus chamou Abraão para fazer dele uma grande nação, para abençoá-lo, para engrandecer seu nome, para fazê-lo uma bênção, para abençoar os que o abençoassem e amaldiçoar os que o amaldiçoassem, e para por meio dele estender sua bênção a todos os povos da terra
  • 2000 BCE

    O chamado de Moisés

    O chamado de Moisés
    Deus chama Moisés para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã.
  • 1910 BCE

    Abrão recebe o nome de Abraão

    Quando Abrão estava com 99 anos, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso". Seja fiel a mim e tenha uma vida íntegra. Farei uma aliança com você e lhe darei uma descendência incontável”.
    Ao ouvir essas palavras, Abrão se prostrou com o rosto no chão, e Deus lhe disse: "Esta é a minha aliança com você: farei de você o pai de numerosas nações! Além disso, mudarei seu nome. Você já não será chamado Abrão, mas sim Abraão
  • 1890 BCE

    Deus prova Abrão

    Algum tempo depois, Deus pôs Abraão à prova. “Abraão!”, Deus chamou.
    “Sim”, respondeu Abraão. “Aqui estou!”
    Deus disse: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você tanto ama, e vá à terra de Moriá. Lá, em um dos montes que eu lhe mostrarei, ofereça-o como holocausto".
  • 1848 BCE

    O nascimento de Isaac

    O nascimento de Isaac
    Isaac, filho de Abraão nasceu em Canaã. O nascimento de Isaque está ligado ao riso e não apenas faz alusão ao sorriso de Abraão e de Sara, mas também pode ser uma oração implícita de que Deus sorrirá para o filho deles e será generoso com ele.
  • 1834 BCE

    O nascimento de Ismael

    O nascimento de Ismael
    Ismael também nasceu em Canaã, Ismael nasceu em Manre, quando Abraão tinha oitenta e seis anos de idade. O nome de Ismael traduzido é "Deus escutou".
  • 1800 BCE

    A batalha do Vale de Sidim

    A batalha do Vale de Sidim
    A batalha do Vale de Sidim foi uma batalha onde quatro reis do Norte (Quedorlaomer, rei de Elão, Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar e Tidal, rei de Goim) fizeram guerra contra as cinco cidades do Vale de Sidim.
  • 1737 BCE

    Abrão e Sara no Egito

    Abrão e Sara no Egito
    Naquele tempo, uma fome terrível atingiu a terra de Canaã, e Abrão foi obrigado a descer ao Egito, onde viveu como estrangeiro. Aproximando-se da fronteira do Egito, Abrão disse a Sara, sua mulher: “Você é muito bonita". Quando os egípcios a virem, dirão: ‘É mulher dele. Vamos matá-lo para ficarmos com ela’. Diga, portanto, que é minha irmã. Eles pouparão minha vida e, por sua causa, me tratarão bem”.
    De fato, chegando Abrão ao Egito, todos notaram a grande beleza de sua mulher.
  • 1700 BCE

    A morte de Abraão

    Abraão viveu 175 anos 8 e morreu em boa velhice, depois de uma vida longa e feliz. Deu o último suspiro e, ao morrer, reuniu-se a seus antepassados. 9 Seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela, perto de Manre, no campo de E from, filho de Zoar, o hitita. 10 Esse era o campo que Abraão havia comprado dos hititas e onde havia sepultado Sara, sua mulher. 11 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaque, e ele se estabeleceu perto de Beer-Laai-Roi, no Neguebe.
  • 1687 BCE

    O nascimento de Esaú e Jacó

    O nascimento de Esaú e Jacó
    Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”.
    Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos. O primeiro a nascer era ruivo e coberto de pelos; por isso o chamaram de Esaú. Depois, nasceu o outro gêmeo, com a mão agarrada ao calcanhar de Esaú; por isso o chamaram de Jacó.
  • 1570 BCE

    As dez pragas do Egito

    As dez pragas do Egito
    Ao todo foram dez pragas enviadas: águas que se tornaram sangue, infestação de rãs, piolhos e moscas, peste no gado, úlceras nas pessoas, chuva de pedras, infestação de gafanhotos, escuridão e a morte dos primogênitos das famílias.
  • 1500 BCE

    A separação de Abrão e Ló

    A separação de Abrão e Ló
    Ló escolheu para si todo o vale do Jordão a leste de onde estavam. Partiu para lá e se separou de seu tio Abrão. Assim, Abrão continuou na terra de Canaã, e Ló mudou suas tendas para um lugar próximo de Sodoma e se estabeleceu entre as cidades da planície. O povo dessa região, porém, era extremamente perverso e vivia pecando contra o Senhor.
  • 1467 BCE

    Abrão resgata Ló

    Quando Abrão soube que seu sobrinho Ló havia sido capturado, mobilizou os 318 homens treinados que tinham nascido em sua casa. Perseguiu o exército de Quedorlaomer até alcançá-los em Dã, onde dividiu os homens em grupos e atacou durante a noite. O exército de Quedorlaomer fugiu, mas Abrão o perseguiu até Hobá, ao norte de Damasco. Abrão recuperou todos os bens saqueados e trouxe de volta Ló, seu sobrinho, com todos os seus bens, as mulheres e os outros prisioneiros.
  • 1420 BCE

    Páscoa Judaica

    Páscoa Judaica
    Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de reforçar o significado da data para os judeus e ensinamento para as crianças.