cronologia

  • Revolução Liberal no Porto

    Revolução Liberal no Porto
    A Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820, foi um movimento político e militar que tinha inspiração liberal. Seus objetivos incluíam derrubar o absolutismo em Portugal, forçar o retorno de Dom João VI a Lisboa e recolonizar o Brasil.
  • Aprovação da primeira contituição liberal

    Aprovação da primeira contituição liberal
    A Constituição Portuguesa de 1822 aprovada em 23 de setembro de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Indipendencia do Brasil

    Indipendencia do Brasil
    "A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I."
  • Period: to

    Desembarque liberal no Porto liderado por D.Pedro. Guerra Civil

    Após reunir os meios financeiros necessários D. Pedro preparou uma armada com apoio inglês e desembarcou na praia do Mindelo em 1832 com 7500 homens. O objetivo dos liberais era conquistar rapidamente o Porto, esperando ser recebidos de braços abertos como libertadores da tirania absolutista.
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838
    Após a Revolução de Setembro, em 1836, a Carta Constitucional foi abolida e em seu lugar reposta em vigor, a título provisório, a Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822, tendo sido convocadas Cortes Constituintes destinadas a redigir uma nova constituição, a qual viria a ser concluída e jurada em 4 de Abril de 1838 pela rainha D. Maria II.
  • Period: to

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Maria da Fonte, ou Revolta do Minho, foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral. A revolta resultou das tensões sociais remanescentes das guerras liberais, exacerbadas pelo grande descontentamento popular gerado pelas novas leis de recrutamento militar que se lhe seguiram, por alterações fiscais e pela proibição de realizar enterros dentro de igrejas.
  • Period: to

    Fontismo

    Fontismo é a designação dada ao período que se seguiu à Regeneração, entre 1868 e 1889, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa. O período foi marcado por ações de fomento de obras públicas e por uma tentativa de modernização das infraestrutura do país.
  • 1ª Linha de Caminho-de-ferro

    1ª Linha de Caminho-de-ferro
    Os caminhos de ferro são um sistema de transportes que consiste num rolamento sobre carris metálicos com guia das rodas dos veículos, proporcionando baixa resistência ao avanço e grande segurança de marcha às velocidades praticadas. Tal sistema oferece a possibilidade de atrelar grande número de veículos, formando comboios de elevada capacidade de transporte.
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português
    O Partido Republicano Português foi o partido que propôs e conduziu à substituição da Monarquia Constitucional por uma República Liberal Parlamentar, em Portugal.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto
    Em maio de 1886 são realizadas as provas de carga e, no dia 31 de outubro do mesmo ano (data do aniversário do Rei), a ponte é inaugurada pelo Rei D. Luís I e benzida pelo Cardeal D. Américo.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês
    O Ultimato britânico de 1890 foi um ultimato do governo britânico — chefiado pelo primeiro-ministro Lord Salisbury — entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um "Memorando" que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola (nos actuais Zimbabwe e Zâmbia), a pretexto de um incidente entre portugueses e Macololos.
  • 31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no porto

    31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no porto
    No dia 31 de janeiro de 1891 decorreu no Porto a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal. A revolta teve como causa direta a cedência do governo português ao Ultimatum Britânico de 1890 o que foi visto pelos republicanos como mais uma evidência da decadência e fraqueza do regime monárquico
  • Ditadura de João Franco

    Ditadura de João Franco
    João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco (Alcaide, Fundão, 14 de fevereiro de 1855 — Lisboa, 4 de abril de 1929) foi um dos políticos dominantes da fase final da monarquia constitucional portuguesa.
  • Regicídio

    Regicídio
    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas.[1] Os acontecimentos ocorreram a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa, vulgarmente conhecida pelo seu antigo nome de Terreiro do Paço.
  • 5 de Outubro – Implantação da República.

    5 de Outubro – Implantação da República.
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.