BHG Linha do tempo

  • Anchluss, Anexação da Áustria

    Anchluss, Anexação da Áustria
    Áustria e Alemanha constituíram uma anexação pacífica, que serviu como uma das primeiras conquistas nazistas.
  • Política de apaziguamento

    Política de apaziguamento
    Uma política em que conflitos militares foram evitados, principalmente pela Inglaterra e a França, pois não queriam uma segunda guerra.
  • Period: to

    Invasão dos sudetos

    Alemanha invade uma região chamada Sudetos, na Tchecoslováquia, na fronteira alemã. Hitler não esperava que outros países europeus reagissem, porém a Conferência de Munique foi convocada por causa desta invasão e a política de empaziguamento.
  • Pacto Germano-soviético

    Pacto Germano-soviético
    Pacto de não-agressão entre a Alemanha e a União Soviética proposto por Hitler para Stalin, também para dividir a Polônia entre si.Apesar de que Hitler já planejava quebrar esse acordo no futuro.
    Pelo lado de Hitler que não queria dividir seus exércitos em diferentes frentes, assinou esse acordo por sobrevivência
    Pelo lado de Stalin, assinou esse pacto, pois precisava de mais tempo para se preparar para a guerra.
  • Ocupação da Tchecoslováquia inteira

    Ocupação da Tchecoslováquia inteira
    A Conferência de Munique apesar de ressaltar que Hitler não podia avançar além dos Sudetos, Hitler ocupou a Tchecoslováquia inteira março de 1939.Mesmo assim, Inglaterra e França não reagiram imediatamente.
  • Period: to

    Itália invade e anexa a Albânia

    Breve campanha militar da Itália contra a Albânia, aproveitaram para ocupar território diante de outros países fazendo a mesma coisa.
  • Invasão do corredor polonês

    Invasão do corredor polonês
    Alemanha fez a invasão da metade oeste da Polônia e de uma faixa de terra estreita, entre duas áreas alemãs.
  • Declaração de guerra

    Declaração de guerra
    A invasão dos corredores da Polônia fez com que a Grã-Bretanha declarasse o começo da Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha.
  • União Soviética invade e ocupa o leste da Polônia

    União Soviética invade e ocupa o leste da Polônia
    Seguindo os rios Narev e Vístula e atacando pelo lado oriental, as tropas soviéticas invadiram e ocuparam o leste da Polônia. Do dia 27 a 29 de setembro, a capital da Polônia se rende.
  • Alemanha ocupa países do leste e norte da Europa

    Nazistas ocupam a Hungria, Romênia, Bulgária
    Seguido por invasão da Dinamarca e Noruega, pela técnica Blitzkrieg
  • Invasão do norte da França

    Invasão do norte da França
    A campanha nazista contra os Países Baixos e a França durou menos de seis semanas. O ataque nazista, mas, foi concentrado na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram em direção à costa.Sul da frança (e colônias no norte da África) era ainda desocupado, porém aliado em apoio nazista.
  • Period: to

    A Alemanha ataca a Europa Ocidental

    Luxemburgo é atacada 10 de maio. Holanda se rende 14 de maio.Bélgica no dia 28 de maio
  • Period: to

    Invasão do norte da África

    Depois da França inteira ser conquistada por alemães, Hitler segue para o norte da África.Tropas britânicas conquistaram várias regiões costeiras nos Marrocos,na Argélia e na Tunísia,que eram colônias no norte da África. Na Operação Compasso,a Itália foi derrotada por essas tropas britânicas no final de 1940.Em seguida tropas alemãs foram mandadas como apoio depois da derrota do Eixo,porém a força britânica e outros aliados mantiveram controle da área e acabaram com o restante da força do Eixo.
  • O que os forçou a entrar na guerra Hitler ocupa território Soviético

    O que os forçou a entrar na guerra Hitler ocupa território Soviético
    Alemanha quebra pacto germano-soviético e ocupa grande parte do território da União Soviética.O que os forçou a entrar na guerra.
  • Period: to

    Alemanha ocupa a Iugoslávia e a Grécia

    Expulsaram os ingleses que tentaram ocupar a Grécia para a Ilha de Creta. Porém, Hitler pouco depois também ocupou Creta também.
  • Entrada dos EUA na guerra

    Entrada dos EUA na guerra
    O motivo para os Estados Unidos entrarem foi o bombardeio na ilha de Pearl Harbour no final do ano de 1941. Foram atacados por um aliado de Hitler do lado do Eixo, então tinham motivo para intervir diretamente na guerra e prestar apoio para os Aliados. O presidente norte-americano Franklin Roosevelt enviou tropas do exército estadunidense para a Europa.
  • Entrada do Brasil na guerra

    Entrada do Brasil na guerra
    Em fevereiro de 1942, submarinos alemães e italianos iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico em represália à adesão do Brasil aos compromissos da Carta do Atlântico.Brasil também manda tropas quando os Aliados começam a invadir o Sul da Itália em setembro de 1943
  • Period: to

    Batalha de Stalingrado

    Hitler começa perder território soviético, não conseguiu ocupar o governo soviético e seus soldados tendo que lutar durante o inverno. A batalha de Stalingrado teve grande impacto nos caminhos da guerra, colocando os alemães em posições defensivas já que haviam avançado de maneira fulminante por toda a Europa. Stalingrado foi a primeira grande derrota alemã por terra, bastante sangrenta.
  • Rendição italiana

    Rendição italiana
    A rendição da Itália fez com que as tropas dos países Aliados pudessem entrar em território italiano para derrotarem e lutarem contra a Alemanha.
  • Dia D

    Dia D
    Tropas dos Aliados atacaram forças alemãs em Normandia, no norte da França, usando 2 portos artificiais para facilitar a entrada de vários navios militares no litoral na frente ocidental e oriental. Foi a maior operação militar que começou a retirada das forças alemãs no noroeste da Europa e a libertação da França das tropas nazistas. Começo da queda do poder nazista alemão. 25 de julho de 1944- tropas inglesas e americanas se dirigiram à Paris
  • Period: to

    Retomada da França

    Tropas Aliadas chegam a Paris, entram e a retomam. Em setembro, os Aliados já haviam retomado quase toda a França, maior parte da Bélgica e o sul dos Países Baixos Enquanto isso, a União Soviética retoma territórios que eram nazistas do lado leste da Europa. Primeiros a entrar em território alemão
  • Mudança de lado da Itália

    Mudança de lado da Itália
    O Duce foi localizado e libertado pelos alemães e a Itália ficou então dividida em duas zonas. O norte tinha um governo fantoche e colaboracionista, montado pelos alemães e liderado por Mussolini e o sul ficou sob comando das forças monarquistas e liberais, liderado por Badoglio. No dia 13 de outubro, a Itália de Badoglio declarou guerra à Alemanha.
  • Suicídio de Hitler

    Suicídio de Hitler
    Hitler se suicidou em um bunker, em Berlim, junto com sua esposa. Ele teve o maior impacto do que qualquer outra figura na história, foi o responsável pelo cenário geopolítico em pouco tempo e pela morte de milhares de soldados, civis e principalmente judeus.
  • Derrota alemã

    Derrota alemã
    7 de maio Alemanha se rende aos Aliados ocidentais. 9 de maio-Alemanha se rende a União Soviética Alemanha Nazista e todos os outros países do Eixo perderam a guerra para os Aliados e essa foi a derrota alemã.
  • Criação da ONU

    Criação da ONU
    A Organização das Nações Unidas foi criada para garantir a paz, desenvolvimento, uma relação entre países e segurança internacional depois da Segunda Guerra Mundial. Com a ratificação das Cartas das Nações Unidas pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética.
  • Criação de Israel

    Criação de Israel
    Depois da guerra, a ONU declarou a independência do Estado de Israel para criar um plano de partilha de território entre árabes e judeus.Se a Segunda Guerra não tivesse acontecido, Israel seria ausente.
  • Invasão da Tchecoslováquia

    Invasão da Tchecoslováquia
    A invasão da Tchecoslováquia também conhecida como entrada das Forças Aliadas foi uma invasão militar de tropas de 5 países socialistas do Pacto de Varsóvia sob a liderança da União Soviética.