As origens

  • 9876 BCE

    Teoria Criacionista

    Teoria Criacionista
    Assim como o evolucionismo, o criacionismo é uma teoria que tenta explicar a origem da vida e a evolução do homem. No entanto, é importante ressaltar que a teoria cracionistasegue uma linha de pensamento distinta da teoria evolucionista. O criacionismo se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
  • 6000 BCE

    crescente fertil

    crescente fertil
  • 3456 BCE

    Mitologia Grega

    Mitologia Grega
    A mitologia grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, Titãs, Ninfas, Centauros, etc...
    Pode se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários Deuses. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia) e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na teogonia são tratadas a origem e a história dos Deuses Gregos.
  • 2345 BCE

    Variedade linguística

    Variedade linguística
    Nessa variedade da língua podemos ter a variedade histórica, regional, social e a de estilo.
    Histórica: maneira que a língua evolui de acordo com o tempo.
    Regional: palavras distintas faladas em regiões diferentes que significam a mesma coisa.
    Social: relacionadas aos grupos sociais.
    Estilo: situação de uso da língua.
  • 2000 BCE

    espanhol

    espanhol
    Mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol e, por isso, o idioma é considerado a segunda língua mais falada em todo o mundo, ficando atrás apenas do chinês.
    O espanhol, ou castelhano, é uma língua românica do grupo ibero-românico. Originou-se do latim vulgar
  • 2000 BCE

    Japão

    Japão
    Não existe registro do começo da língua japonesa.
    Sua escrita se assemelha ao mandarim.
    Essas são as formas de escrita: hiragana, katakana e kanji
    O tipo de escrita que é usada para 'traduzir' é o Romandi.
  • 1500 BCE

    renascimento

    renascimento
    O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. Importantes acontecimentos artísticos e culturais marcaram esse momento, e invadiram o ocidente do século XV. O desenvolvimento das artes, da ciência, da economia e da política fez adormecer na eternidade os pensamentos medievais.
  • 401 BCE

    Idade Média

    Idade Média
    Nesse período o poder da igreja católica aumenta e alguns marcos são estabelecidos. No período Helenístico há grande influência de Alexandre, o Grande. 4 escolas são estabelecidas: jardim, estoicismo, pirronismo e cinismo.
    Na Baixa e alta Idade Media destacam-se os filósofos: Sêneca e o Imperador Marco Aurélio.
  • 400 BCE

    Idade Antiga

    Idade Antiga
    Na id. Antiga temos três pensadores: Sócrates, século V a.C. "o pai da moral" => método "maieutico". RAZÃO
    Platão, Século VI a.C. Ele pregava que o homem era dividido em corpo e alma, e que isso fazia o mundo ser dividido em sensível e inteligente.
    Aristóteles, Século VI-VII a.C. acreditava na ética, política e a logica.
  • 345

    Língua Alemã

    Língua Alemã
    As bases do alemão que conhecemos hoje, no entanto, começaram a ser construídas na Idade Média, passando por transformações no decorrer do séculos (alto-alemão e baixo-alemão) até chegarem à estrutura atual
  • 875

    Língua Francesa

    Língua Francesa
    Cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo. É língua oficial em 30 países.
  • 1198

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    Primeira escola literária da língua portuguesa.
    O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.
  • Jan 1, 1401

    Idade Moderna

    Idade Moderna
    *grandes navegações
    *renascimento
    *iluminismo
    * revolução Francesa
    *reforma religiosa
    novo: -teoria do conhecimento
    - possibilismo e capacidade humana

    filósofos: -Descarte (1566) "penso, logo existo"
    -Locke (1632-1704) "todo ser humano nasce bom, igual e independente, mas é a sociedade quem é responsável por sua formação"
  • Método cientifico

    Método cientifico
    Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
  • Experimento de Red

    Experimento de Red
    Seu experimento provou que a vida não surge espontaneamente, atestando que a vida somente se origina de outro ser vivo.
  • Experimento de Needham e Spallanzani

    Experimento de Needham e Spallanzani
    Em 1745, os autores realizaram novos experimentos que vieram a reforçar a hipótese de a vida poder originar-se por abiogênese. Consistiam em aquecer em tubos de ensaio líquidos nutritivos, com partículas de alimento. Fechava-os, impedindo a entrada de ar, e os aquecia novamente. Após vários dias, nesses tubos proliferavam enormes quantidades de pequenos organismos. Esses experimentos foram vistos como grande reforço a hipótese da abiogênese.
  • Louis Pasteur

    Louis Pasteur
    Louis Pasteur (1822-1895) cujas experiências bem planejadas foram decisivas; Pasteur não se referiu ao problema geral da geração espontâneaem seus experimentos, mas ao fato de que isso poderia ou não ocorrer sob certas condições particulares.
  • Durkheim

    Durkheim
    Durkheim diz que a três tipos de suicídios: o egoísta, altruísta e o anômico.
    O egoísta é quando o individuo se encontra isolado em um grupo ou sociedade. Já o altruísta é quando o individuo suicida-se para o bem da sociedade que ele esta inserido, como os homens bombas. O suicídio anômico acontece por causa de mudanças sociais, quando a
    pessoa perde seus objetivos e sua identidade. Por exemplo, taxas de suicídio são altas durante épocas de guerra, recessão econômica e desemprego.
  • Primeira guerra mundial

    Primeira guerra mundial
    Guerra de nações por disputas de territórios.
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    Alianças Militares: Eixo; Alemanha, Itália, Japão.
    Aliança; EUA, Inglaterra, França, URSS.
    Causa: Invasão à Polônia
  • Big bang

    Big bang
    A Teoria do Big Bang, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.
  • Possibilismo

    Possibilismo
    O mentor das ideias possibilistas foi Paul Vidal de La Blanche, que focalizou a relação homem/meio, tendo como pano de fundo o confronto entre França e Alemanha. O Possibilismo proliferou por entre a intelectualidade francesa da época, tendo um papel fundamental na consolidação da sociedade burguesa francesa. Seu objetivo era abolir qualquer ideia determinista, e por meio da objetividade e neutralidade buscava legitimar as doutrinas da ordem.
  • revolucao vermelha

    revolucao vermelha
    Embora possa ser citada como uma das nações protagonistas nas relações internacionais desenvolvidas ao longo do século XIX e nos primeiros anos do século XX, a Rússia se apresentava alicerçada em estruturas socioeconômicas não correspondentes às transformações vivenciadas à época. Assim, em um contexto marcado pelos avanços proporcionados pela Revolução Industrial, a economia russa permanecia fundamentada na produção agrícola, com a existência de relações trabalhistas servis.