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Teste de Turing
Alan Turing realizou uma simulação de interação com 3 participantes, sendo 2 pessoas e um computador com o objetivo de testar a capacidade do sistema em se passar por um ser humano. -
Teste com jogo de dama
O pioneiro dos testes com jogos de computador, Arthur Samuel desenvolveu um jogo para que uma pessoa pudesse jogar contra o computador que coletava as informações das jogadas tanto os erros quanto os acertos que serviam de orientação para o computador em suas próximas jogadas. -
Logic Theorist
Programa idealizado por Allen Newell, Herbert Simon e J. C. Shaw, que visava a demonstração de teoremas matemáticos. Foi capaz de provar 38 dos primeiros 52 teoremas do Principia Mathematica. -
Advice Taker
Mc Carthy utilizou técnicas de raciocínio lógico e conceitos de robótica para responder a perguntas. É considerado o primeiro sistema de Inteligência Artificial completo. -
Perceptron
Frank Rosemblatt utilizou a forma de processamento informações dos neurônios para que o computador pudesse aprender e ser treinado para reconhecer padrões. Essa pesquisa serviu de base conceitual para os algoritmos de Deep Learning. -
Geometry Problem Solver
Desenvolvido por Nathaniel Rochester e Herbert Gelernler para solucionar problemas de geometria para alunos de matemática. -
GPS (General Problem Solver)
Desenvolvido por Newell e Simon para que o computador solucionasse problemas através de respostas. Seus criadores compararam o resultado fornecido com as linhas de raciocínio humano para resolver as mesmas questões. -
Dendral
Sistema aplicado na área química desenvolvido na Universidade de Stanford sendo considerado o primeiro capaz de encontrar a estrutura molecular orgânica correta a partir da medida de sua massa nas ligações químicas da molécula desconhecida. -
Mycin
Sistema desenvolvido na Universidade de Stanford com o objetivo de auxiliar médicos no diagnóstico de doenças infecciosas. Contava com mais de 450 regras com um resultado considerado tão bom quanto de alguns médicos especialistas e melhor do que médicos com pouca experiencia. Contudo mesmo com resultados promissores, nunca foi utilizado na prática. -
Deep Blue
É um sistema desenvolvido pela IBM que venceu o enxadrista Kasparov campeão mundial de 1985 a 2022 em uma partida de xadrez através de uma arvore de busca que examinava 2 bilhões de movimentos por segundo.