Transferir

Almeida Garret

  • Nascimento

    Nascimento
    João Leitão da Silva nasceu a 4 de fevereiro de 1799, na antiga Rua do Calvário, n.ºs 18, 19 e 20 (actual Rua Dr. Barbosa de Castro, n.ºs 37, 39 e 41), na freguesia da Vitória, no Porto, filho segundo de António Bernardo da Silva Garrett e de Ana Augusta de Almeida Leitão.
  • Infância

    Infância
    Passou a sua infância na Quinta do Sardão, em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), pertencente ao seu avô materno José Bento Leitão. Mais tarde viria a escrever a este propósito: "Nasci no Porto, mas criei-me em [Vila Nova de] Gaia". No período de sua adolescência foi viver para os Açores, na ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal e onde era instruído pelo tio paterno.
  • Estudos

    Estudos
    Em 1816 entra na Universidade de Coimbra, para seguir estudos de Leis.Ainda estudante, participa no movimento conspirativo que conduziria à revolução de 1820.
  • Presença na Revolução liberal

    Presença na Revolução liberal
    Almeida Garrett participou na revolução liberal de 1820, de seguida foi para o exílio na Inglaterra em 1823, após a Vila francada.Teria de deixar Portugal novamente em 1828, com o regresso do Rei tradicionalista D. Miguel. No ano de 1828 ainda perdeu, para seu grande desgosto, a sua filha recém-nascida.
  • Obras

    Obras
    Depois do controverso Retrato de Vénus (1821) publica, no exílio, os poemas Camões (1825) e Dona Branca (1826) - textos fundadores do Romantismo português,foram estas as primeiras obras mais importantes
  • Amores

    Amores
    A vida de Garrett foi tão apaixonante quanto a sua obra. Foi um homem de muitos amores, uma espécie de homem fatal. Foi em 1821, em plena representação da sua tragédia Catão, drama clássico, que se apaixonou perdidamente por uma bela jovem de 13 anos, Luísa Cândida de Midosi,com quem se casaria onze meses depois, a 11 de Novembro de 1822.
  • Vida politica

    Vida politica
    A vitória do Liberalismo permitiu-lhe instalar-se novamente em Portugal, após curta estadia em Bruxelas como cônsul-geral e encarregado de negócios.Em Portugal exerceu cargos políticos, distinguindo-se nos anos 30 e 40 como um dos maiores oradores nacionais.
  • Filhos

    Tive três filhos:Nuno João Alexandre José António de Almeida Garrett , 25 de Novembro de 1837, João de Almeida Garrett, 6 de Novembro de 1839 - 16 de Dezembro de 1839,Maria Adelaide de Almeida Garrett , 12 de Janeiro de 1841
  • Frei Luís de Sousa

    Frei Luís de Sousa
    Frei Luís de Sousa é um drama em três atos de Almeida Garrett, estreado em 1843 e publicado em 1844 com notas do autor, baseado livremente na vida de Frei Luís de Sousa, nome adotado pelo frade Manuel de Sousa Coutinho. Dado em aula.
  • Morte

    Morte
    Almeida Garret, morre a 9 de Dezembro de 1854, aos 55 anos em Lisboa, em uma casa na rua de Santa Isabel, vitima de cancro de origem hépatica