A Revolução Socialista Soviética (fev.1917-1922)

  • A revolução de fevereiro de 1917

    A Revolução Russa de Fevereiro de 1917 derrubou o czar Nicolau II, pondo fim à monarquia russa. Ela ocorreu devido à crise económica, à insatisfação popular,causada pela crise económica , pela péssimas condicões de vida e pelo desgaste provocado pela participação na Primeira Guerra Mundial. Inúmeras Manifestações levaram o czar a abdicar, levando à formação de um Governo Provisório que, porém, não conseguiu estabilizar o país. Estas consequências levaram à revolução de Outubro.
  • Os antecedentes da revolução de fevereiro 1917

    A população russa exigia o fim do czarismo, demonstrando-o em sucessivas greves e manifestações. Em fevereiro de 1917, a população voltou a manifestar-se contra o czar, contando com o apoio de grande parte dos soldados que se recusaram a agir contra os manifestantes. Czar foi obrigado a abdicar do trono, dando assim inicio a revolução de fevereiro.
  • Guerra Civil

    Após a revolução de outubro, alguns elementos de burguesia e da aristocracia, apoiados por países defensores do capitalismo como a Inglaterra, a França e os EUA , apoiaram a criação de um exercito para combater os apoiantes de Lenine- o Exercito Branco. Os bolcheviques organizaram um exercito vermelho e instalou-se na Rússia numa guerra civil, que levou ao assassinato do Czar Nicolau II e da sua família. Em 1921 os regime bolchevique conseguiu controlar todo o território pondo fim à guerra civil
  • A revolucão de Outobro de 1917

    A outubro de 1917, os bolcheviques, liderados por Lenine, tomaram o poder do Governo Provisório. O descontentamento popular com a guerra, a fome e a desigualdade social levou ao apoio ao movimento. A revolução resultou em um governo socialista, que posteriormente formou a União Soviética. Esse evento marcou o início de mudanças políticas e sociais.
  • Comunismo de guerra

    O Comunismo de Guerra foi uma política económica adotada pelo governo bolchevique durante a Guerra Civil. As medidas adotadas por Lenine foram o fim da democracia dos sovietes, a suspensão dos decretos revolucionários, obrigatoriedade de entrega das colheitas ,entrega dos bens e a nacionalização de empresas com mais de 5 operários, entre outras. O Comunismo de Guerra causou fome, descontentamento popular e queda na produção, levando Lenine a substituí-lo pela Nova Política Económica (NEP).