582cb929e778f83ab961b005a7b2b0fb  vintage logos famous brands

A ORIGEM DO WINDOWS

  • Microsoft

    Microsoft
    A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 nos Estados Unidos. A empresa entrou no ramo de sistemas operacionais em 1980 com sua própria versão do Unix, chamada Xenix, mas em 1984 uma nova página foi escrita na história quando a Microsoft lançou o Windows.
  • Period: to

    Xenix

    Xenix é uma versão do sistema operacional Unix, licenciada pela Microsoft da AT&T no final dos anos 1970. Xenix era a versão do Unix da Microsoft para uso em microcomputadores; como a Microsoft não foi capaz de licenciar o próprio nome "UNIX", eles deram a ele um nome original. A terminação -ix segue uma convenção usada por muitos outros sistemas operacionais do tipo Unix.
  • Windows 1.0

    Windows 1.0
    O Windows 1.0 foi onde tudo começou, lançado em 1985. Até sua chegada, os sistemas operacionais funcionavam apenas em modo texto e este foi o primeiro a oferecer uma interface gráfica em cima do modo texto (MS-DOS) de maneira que qualquer pessoa pudesse interagir com o sistema sem precisar digitar comandos no terminal.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    Se você reparar bem, as janelas da interface do Windows 1.0 não se sobrepunham. O Windows 2.0 chegou em 1987 trazendo essa funcionalidade, o que provocou um processo por parte da Apple alegando que a Microsoft havia copiado o sistema da empresa da Maçã - a Apple perdeu a briga. Capaz de rodar sem um disco rígido, o 2.0 se tornou mais popular do que o antecessor.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    Lançado em 1990, ele veio com uma interface reformulada, delineando o padrão visual que convivemos por muitos anos até a chegada do Windows 8. Além do visual renovado, ele trouxe diversas melhorias como suporte a drives de CD e placas de som, além de vir pré-instalado em discos rígidos, ocupando "monstruosos" 5 MB. Além disso, o Windows 3.0 introduziu softwares importantes como o Bloco de Notas, um editor de texto e o clássico Paciência.
  • Microsoft Office

    Microsoft Office
    O pacote Office foi desenvolvido pela empresa Microsoft em meados da década de 90, neste inicio da disseminação desses softwares, as primeiras ferramentas disponíveis para uso de empresas e para uso pessoal. As ferramentas de escritório do Pacote Office são: Word, Excel, Power Point, Access e o Outlook.
    Nos dia atuais temos o OFFICE E OFFICE 365
  • Windows 95

    Windows 95
    Lançado em 1995, o sistema foi um marco na história da Microsoft, do próprio Windows e, quem sabe, até da humanidade. A interface gráfica, mais refinada do que nunca, praticamente não mudou visualmente até a chegada do Windows XP e em comportamento até o Windows 8 em 2012. Nesta versão, a Microsoft introduziu o Windows Explorer e a barra de tarefas, presentes até os dias de hoje e que não devem desaparecer tão cedo.
  • Windows 98

    Windows 98
    O Windows 98 foi lançado em 1998, como o nome sugere, e trouxe vários avanços em relação ao 95, apesar de não ter sofrido mudanças visuais significativas. Importante mencionar o suporte a dispositivos USB e múltiplos monitores e a chegada do Internet Explorar já instalado por padrão - foi aí quando começou a derrocada do Netscape. No ano seguinte, a Microsoft lançou o Windows 98 Second Edition (SE), que corrigiu vários bugs da versão anterior.
  • Windows ME

    Windows ME
    Na virada do milênio a Microsoft introduziu o Windows Millenium Edition (ME). O software foi meio que um fiasco para a empresa e 1 ano depois foi substituído pelo Windows XP. O ME oferecia um boot mais rápido do que os anteriores, mas isso fazia com que programas mais antigos baseados em MS-DOS não funcionassem mais. O Windows ME era voltado para usuários domésticos e o Windows 2000 era a versão para negócios.
  • Windows XP

    Windows XP
    Lançado em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é um sistema operacional desenvolvido e comercializado pela gigante dos softwares, Microsoft. O nome “XP” deriva da palavra “experience”. Antes de seu lançamento, havia a possibilidade do usuário optar pelo Windows ME, que era mais bonito visualmente e mais fácil de trabalhar, ou pelo Windows 2000, mais estável, confiável e seguro. O Windows XP uniu o que havia de melhor nos sistemas anteriores a ele.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    Lançado em 2007, o Windows Vista foi um dos maiores fiascos da empresa. Apesar de ter um visual bastante refinado, com transparências e efeitos especiais em 3D, o sistema não decolou por causa de inúmeros atrasos e problemas técnicos. Além disso, ele não oferecia nenhuma vantagem significativa sobre o Windows XP, que ainda era muito bom e confiável.
  • Windows 7

    Windows 7
    Após o fracasso do Windows Vista, a empresa lançou o Windows 7, que veio para salvar a pátria. Depois do XP, o 7 foi o sistema da "zona de conforto" dos usuários, já que oferecia um visual bem agradável e desempenho e confiabilidade nos mesmos níveis do Windows XP. Com o encerramento do suporte à versão antiga, o Windows 7 passou a ser o sistema operacional mais utilizado do mundo e atualmente conta com pouco mais de 60% de participação no mercado.
  • Windows 8

    Windows 8
    Tudo ia bem com o Windows 7, mas, em 2012, a Microsoft colocou os pés pelas mãos em uma aposta que não deu muito certo: eliminou o Menu Iniciar e empurrou goela abaixo dos usuários os "Live Tiles", quadrados vivos que continham programas e exibiam informações relevantes em tempo real, em uma interface voltada para dispositivos com tela sensível ao toque.
  • Windows 10

    Windows 10
    O Windows 10 chegou como a promessa da Microsoft para introduzir aos usuários o sistema operacional do futuro. Com ele, a empresa não apenas resolveu os problemas do Windows 8, mas criou uma nova rotina de atualizações e distribuições. Apresentado para ser o "Windows defintiivo", essa versão ganha novidades semestralmente e vem se tornando cada vez mais robusta.
  • Windows 11

    Windows 11
    Chegou o dia: a Microsoft finalmente oficializou o Windows 11. Embarcado com características de softwares anteriores e heranças claras do Windows 10X, originalmente projetado para dispositivos portáteis mas que morreu sem ver a luz do dia, a grande atualização da companhia tenta casar as interfaces de telas sensíveis ao toque ao convencional desktop, tudo isso sem grandes exageros como foi no Windows 8.O.