Imagem 2021 06 01 210550

A Expansão Romana

By jubis17
  • 133 BCE

    O primeiro plebeu com poderes públicos, Tibério Graco

    O primeiro plebeu com poderes públicos, Tibério Graco
    Como pioneiro do cargo de tribuno da plebe, primeiro poder público outorgado aos plebeus, propôs um dos primeiros indícios de um Reforma Agrária na república romana. Ele trouxe uma proposta da Lei de Limite de Terras, a qual marcou sua sentença de morte. Devido à oposição de ideias e ideais por parte dos patrícios, estes o assassinaram.
  • 66 BCE

    O primeiro Triunvirato

    O primeiro Triunvirato
    Foi um acordo entre três generais bem sucedidos de Roma, Júlio César, Pompeu e Crasso, que uniram forças para obter o controle político e enfraquecer a atuação dos senadores. Após 7 anos, Crasso foi morto em batalha e a aliança entre Pompeu e Júlio César enfraqueceu, o que fez com que eles se tornassem inimigos e batalhassem, culminando na vitória de Júlio César.
  • 52 BCE

    Guerra Civil

    Guerra Civil
    Após renunciar ao poder por causa do Senado, Júlio decide confrontá-los e iniciar seu rumo para Rumo. Os antigos aliados cônsules agora estão um para cada lado deste conflito interno. O favorito do Senado, Pompeu, se vira contra César, mas falha. Com isso, tem que se exilar para o Egito, porém, Júlio se relaciona com Cleópatra, um fator decisivo para acabar com a vida de Pompeu. Júlio chega novamente ao poder depois de uma marcha sobre Roma. Com tal de derrubar Júlio, o Senado se vinga e o mata.
  • 44 BCE

    O Segundo Triunvirato

    O Segundo Triunvirato
    Foi o segundo acordo político feito por três pessoas, desta vez, entre Otávio, Marco Antônio e Lépido, homens que eram relacionados a Júlio César. Vingaram o assassinato de Júlio César derrotando os homens que conspiravam contra ele. Tirando Lépido, Otávio e Antônio odiavam-se e conspiravam um contra o outro. Lépido foi afastado do poder, e então Otávio e Marco Antônio disputaram pelo poder e apoio do Senado. Otávio ganha a disputa e se torna o primeiro Imperador de Roma.
  • 28 BCE

    Pax Romana

    Pax Romana
    Período de paz no Império. O expansionismo acabou, e ocorreu a estabilização dos territórios conquistados. Neste momento o Império estava em sua máxima extensão, e foram estabelecidas fortificações nas fronteiras. O Império buscava manter a segurança e ordem pública Por fim, culminou em uma crise econômica e política
  • 72

    Pão e Circo

    Pão e Circo
    Após um período de expansão, a desigualdade atingiu o império com níveis muito altos de desemprego e gente desocupada. Com isso, o governo conseguiu garantir entretenimento e comida a essas pessoas, por causa da abundância de riqueza com as terras conquistadas. Na analogia, o pão seria a distribuição de trigo, e o circo sendo espetáculos de guerra em construções monumentais. Tanto o pão quanto o circo seria totalmente gratuito com o intuito de amenizar a insatisfação social da população.
  • 100

    Difusão do Cristianismo

    Difusão do Cristianismo
    A Religião Cristã entrou em uma nova faceta missionária. Isto só foi possível devido a que o governo romano deixou que isso acontecesse. Tinha as características principais de se expandir rapidamente para todos (Universalismo) e de forma pacifista. Porém, o imperador não quis aceitar a religião, respondendo com atos violentos contra os crentes. Mesmo assim, a proliferação do cristianismo acabou dando certo, ao passo que outro imperador, Constantino, liberou o culto.
  • 395

    Divisão do Império Romano

    Divisão do Império Romano
    No início do século IV as invasões bárbaras eram constantes e ameaçavam a integridade do Império Romano, portanto, o Imperador Teodósio dividiu o Império Romano em dois: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.
  • 400

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras
    Com a divisão e enfraquecimento do império, povos germânicos viram oportunidade de invasão. Com isso, estes povos bárbaros iniciaram saques em Roma, os quais forçaram uma mudança de capital. Por fim, o último imperador romano, Rômulo, após muito resistir, é derrubado.
  • 476

    Fim do Império Romano do Ocidente

    Fim do Império Romano do Ocidente
    Odoacro, líder dos Hérulos, derruba Rômulo, o último imperador romano, e, com isso, o Império Romano do Ocidente cai. Este é um importante momento, que também marca o fim da Idade Antiga, e, consequentemente, o início da Idade Média.