-
BRINCADEIRAS DE RUA
Identifica-se na literatura que Stephen Perry em 1845 inventou o elástico. Quase 100 anos depois, em 1940 foi registrado a prática de uma atividade utilizando o elástico (SANTOS, 2009). Provavelmente, os primeiros saltos em cima do elástico, as regras e objetivos originaram nesse período.
https://www.jogostradicionais.org/elastico -
Cavalinho de madeira
Surge “a primeira fábrica timbrada do fabricante de brinquedos em madeira, Augusto de Sousa Martins.” Os brinquedos em série começam assim a surgir por esta altura, e os “fabricantes posteriores inspiram-se em modelos de brinquedos populares”, entre eles o cavalinho, a pomba, o ciclista, o tambor e as camionetas de madeira. -
BOLA
Joaquim Simões teve a ideia de criar a bola branca em 1935. Há relatos que os chineses e japoneses se divertiam com bolas de diversos materiais, inclusive os gregos e romanos usavam bexiga de boi. -
AS INVENÇÕES
Nos anos 80 diversas invenções chegaram para atrair uma grande variedade de consumidores em várias partes do nosso planeta. Entre eles, chegaram os Tazos, febre introduzida por Elma Chips, o Pega-tazos e ainda o Tamagotchi no Japão,
pela Bandai. -
VIDEO-JOGOS E TECNOLOGIAS
O avanço tecnológico influencia cada vez mais o mundo dos brinquedos. A PlayStation 1 da Sony e o XBOX fizeram um enorme sucesso rapidamente nos anos 2000. -
ROBÓTICA E OS BRINQUEDOS
A robótica está cada vez mais presente nas nossas vidas. Hoje, já não nos imaginamos a viver sem eletrodomésticos, por exemplo, ou sem tudo aquilo que surgiu com o avanço da tecnologia. A Clementoni, marca de brinquedos italiana, apresentou recentemente novos brinquedos didáticos e divertidos, que têm presente precisamente esta importância que a robótica e a programação têm na educação de qualquer criança.