Descobrimentos

A Aventura dos Descobrimentos

  • 1415

    Início da Expansão Marítima Portuguesa

    Início da Expansão Marítima Portuguesa
    A conquista de Ceuta em 1415 é geralmente referida como o início do império português. Nela participaram os infantes D. Duarte, D. Pedro e o Infante D. Henrique que a partir de então dirige as primeiras expedições no Atlântico, através da Ordem de Cristo e do seu próprio património pessoal.
  • 1418

    Ilhas do Porto Santo e da Madeira

    Ilhas do Porto Santo e da Madeira
    No reinado de D. João I, sob comando do Infante D. Henrique dá-se o redescobrimento da ilha de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e mais tarde da ilha da Madeira por Tristão Vaz Teixeira. É um redescobrimento pois já se sabia da existência destas ilhas no século XIV, segundo revela a cartografia da época, principalmente em mapas italianos e catalães. Eram ilhas desabitadas que, pelo seu clima, ofereciam possibilidades de povoamento e reuniam condições para a exploração agrícola
  • 1427

    Arquipélago dos Açores

    Arquipélago dos Açores
    Dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, São Miguel e Santa Maria. Segue-se o descobrimento do grupo central -Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Em 1452, o grupo ocidental (Flores e Corvo) é descoberto por Diogo de Teive.
  • 1434

    Cabo Bojador

    Cabo Bojador
    Gil Eanes, enviado pelo Infante D. Henrique, em 1434, dobrou o "cabo do medo". A dobragem deste cabo foi um dos momentos mais importantes da navegação portuguesa.
  • 1453

    Descoberta de Cabo Verde

    Descoberta de Cabo Verde
    Diogo Gomes descobre Cabo Verde e segue-se o povoamento das ilhas ainda no século XV. O povoamento de Cabo Verde prolongou-se até ao século XIX e foi realizado com escravos negros trazidos da Guiné para a cultura do algodão.
  • 1455

    Comércio com África

    Comércio com África
    Papa Nicolau V, concede aos portugueses um monopólio perpétuo no comércio com África e permite a escravidão dos nativos.
  • 1469

    Comércio na Guiné

    Comércio na Guiné
    Fernão Gomes detém o contrato para a exploração da costa da Guiné a sul da Serra Leoa e comércio de Pimenta-da-Guiné que duraria entre 1469 e 1475.
  • 1479

    Tratado das Alcáçovas-Toledo

    Tratado das Alcáçovas-Toledo
    Como proteção ao investimento resultante das descobertas, Portugal negociou com Castela o Tratado das Alcáçovas-Toledo, estabelecendo a paz e concertando a política externa Atlântica dos dois reinos rivais: Portugal obtinha o reconhecimento do seu domínio sobre a ilha da Madeira, o Arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a costa da Guiné, enquanto que Castela recebia as ilhas Canárias, renunciando a navegar ao Sul do cabo Bojador, ou seja, do Paralelo 27 no qual se encontravam.
  • 1488

    Cabo da Boa Esperança

    Cabo da Boa Esperança
    Bartolomeu Dias, enviado pelo rei D. João II, mudou o nome do Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança, pois ao ser dobrado, mostrou ligação entre o Oceano Atlântico e Índico.
  • Jul 6, 1494

    Tratado de Tordesilhas

    Tratado de Tordesilhas
    Em 1494 é celebrado, entre o reino de Castela e o reino de Portugal, o Tratado de Tordesilhas, para dividir as terras "descobertas e por descobrir". Esta linha estava situada a meio caminho das ilhas de Cabo Verde e Caraíbas, descobertas por Colombo.
  • 1497

    Caminho Marítimo para a Índia

    Caminho Marítimo para a Índia
    O Caminho Marítimo para a Índia foi descoberto sob o comando do navegador português Vasco da Gama, durante o reinado de D. Manuel I. Uma das mais notáveis viagens da era dos descobrimentos.
  • 1500

    Descoberta do Brasil

    Descoberta do Brasil
    Em 1500, Pedro Álvares Cabral, descobriu o território onde hoje se localiza o Brasil. Partiu de Lisboa, em março com cerca de 1300 tripulantes.