James webb

Principais Telescópios Criados Pela Humanidade

  • Hubble

    Hubble
    Projetado nos anos 1970/1980, o telescópio espacial Hubble foi lançado pela NASA em 24 abril de 1990 proporcionando uma revolução na Astronomia. As imagens captadas por meio das lentes desse telescópio revelaram um universo muito maior e mais belo do que o ser humano havia imaginado. Para se ter uma ideia da precisão na formação das imagens do Hubble, por meio dele, é possível enxergar uma bola de futebol a 51 quilômetros de distância. A precisão permite a observação detalhada de corpos celestes
  • XMM - Newton

    XMM - Newton
    O X-ray Multi- Mirror Newton (XMM- Newton) é um satélite de observações de fontes astrofísicas de raios X. foi lançado em 10 de Dexembro de 1999 por um foguete Ariane 5 desde a base de Kouroi, na Guiana Francesa, é o maior satélite científico da Agência Espacial Europeia. Seu nome foi escolhido pois Isaac Newton quem descobriu o espectroscópio e XMM é uma missão que utiliza espectroscópios, o criador espera encontrar uma grande quantidade de candidatos a buracos negros.
  • Spitzer

    Spitzer
    O telescópio espacial Spitzer foi lançado pela NASA em 25 de agosto de 2003 e aposentado dia 30 de janeiro de 2020. Construído para estudar "o frio, o velho e o empoeirado”, três coisas que os astrônomos observam particularmente bem no infravermelho, o Spitzer revelou características anteriormente ocultas de objetos cósmicos conhecidos e levou a descobertas e informações que vão desde o nosso próprio Sistema Solar até quase aos confins do Universo.
  • CoRoT

    CoRoT
    CoRoT (Planetary Convection, Rotation and Transits) é um telescópio espacial destinado ao estudo da estrutura interna de estrelas e à procura de exoplanetas. Lançado em 27 de dezembro de 2006, CoRoT é o primeiro telescópio orbital destinado à pesquisa de planetas extrasolares e, em particular, planetas terrestres. Após 7 anos e meio de operação e muitas descobertas, o satélite foi desativado no dia 17 de junho de 2014, que marcou o fim da missão.
  • Pamela

    Pamela
    O Pamela foi um módulo de pesquisa de raios cósmicos conectado a um satélite em órbita terrestre. Ele foi lançado em 15 de junho de 2006, com foco particular em seu componente antimatéria, na forma de pósitrons e antiprótons. Outros objetivos também incluíram monitoramento a longo prazo da modulação solar dos raios cósmicos, medições de partículas energéticas do sol, esperava-se também que ele detecta evidências de aniquilação da matéria escura. As operações Pamela foram encerradas em 2016.
  • Kepler

    Kepler
    O Telescópio Espacial Kepler consistiu em um observatório espacial projetado pela NASA que procurou por planetas com características habitáveis fora do Sistema Solar por nove anos e meio. A sonda observou as 100 000 estrelas mais brilhantes do céu, a fim de detectar alguma ocultação periódica de uma estrela por um de seus planetas. Kepler foi responsável pela descoberta de 2 720 exoplanetas. Em 30 de outubro de 2018, a NASA anunciou a aposentadoria da sonda e a missão foi considerada encerrada.
  • WISE

    WISE
    Lançado em 14/12/2009, o telescópio espacial NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Survey Explorer), da NASA, através da missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), pesquisou todo o céu nos comprimentos de onda infravermelhos e assim detectou asteroides, estrelas escuras e algumas galáxias “fracas” no espaço profundo. Em 2013, o telescópio foi reaproveitado pela Divisão de Ciência Planetária e rebatizado como NEOWISE, com o propósito de identificar asteroides e cometas pelo Sistema Solar.
  • James Webb

    James Webb
    O Telescópio Espacial James Webb foi desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, com a finalidade de ser um observatório para captar a radiação infravermelha.
    data de lançamento 25 de dezembro de 2021. O enorme planeta Júpiter foi visto, através dele, por meio de raios infravermelhos, que destaca suas diferentes faixas de cor. Na imagem do telescópio também é possível ver a Grande Mancha Vermelha, que aparece como um grande ponto branco.
  • PLATO

    PLATO
    A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que recebeu os primeiros detectores de luz para os telescópios do satélite que irá rastrear sistemas solares “gêmeos” do nosso Sistema Solar. Conhecido como PLATO, sigla em inglês para Planetary Transits and Oscillation of stars, o satélite deverá ser lançado em 2026. O projeto, da ESA, tem a contribuição de cientistas e engenheiros de dez instituições de ensino e pesquisa brasileiras, entre elas a USP.
  • Nancy Grace

    Nancy Grace
    O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman é um telescópio espacial infravermelho da NASA atualmente em desenvolvimento e programado para ser lançado o mais tardar em maio de 2027.
    Para se ter uma ideia, o instrumento será capaz de criar um novo campo ultraprofundo, cem vezes maior do que o registrado pelo Hubble. Estamos falando da famosa imagem chamada Hubble Ultra Deep Field (HUDF), capturada em 2003
  • Gigante Magalhães

    Gigante Magalhães
    GMT - Giant Magellan Telescope ou Telescópio Gigante Magalhães, participará da próxima geração de telescópios terrestres. Ele está sendo construído atualmente no Chile, mais especificamente no Observatório Las Campanas. O Gigante Magalhaes tem previsão para 2029, tendo vários aspectos para maior funcionalidade, contendo sete dos maiores espelhos monolíticos e área coletora de aproximadamente 368 metros quadrados.