História de Portugal de 1580 a 1910

  • May 17, 1581

    União Ibérica-1580 a 1640

    União Ibérica-1580 a 1640
    Início da União Ibérica e começo da Dinastia Filipina- D.Filipe II rei de Espanha é coroado como D.Filipe I rei de Portugal.
  • Restauração-1640

    Restauração-1640
    A Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640,chefiado por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados.
  • O Absolutismo

    O Absolutismo
    O Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém em geral, um monarca deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
  • Period: to

    Era Pombalina

    A Era Pombalina refere-se ao período em que Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, exerceu o cargo de Primeiro-Ministro português, sob nomeação do rei de Portugal, Dom José I.
  • Invasões Francesas

    Invasões Francesas
    Entre 1807 e 1813, Portugal esteve envolvido na designada Guerra Peninsular, resultado das sucessivas invasões que as tropas francesas infligiram à Península Ibérica. Portugal foi alvo de três invasões: em Novembro de 1807 (início da primeira invasão comandada pelo general Junot), em Março de 1809 (segunda invasão comandada pelo general Soult, comemorando-se este ano de 2009, os 200 anos), e em Junho de 1810 (terceira invasão comandada pelo marechal Massena).
  • A fuga do rei D.João VI

    A fuga do rei D.João VI
    Com a fuga do rei D.João VI e a família real,Napoleão Bonaparte, faz um ultimato em agosto:Portugal estava obrigado a aderir ao bloqueio continental, fechar os portos aos navios ingleses e declarar guerra à Inglaterra.
  • Revolução Liberal

    Revolução Liberal
    A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil. O movimento resultou no retorno (1821) da Corte Portuguesa, que se transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular, e no fim do absolutismo em Portugal, com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa (1822).
  • Constituição Portuguesa

    Constituição Portuguesa
    A Constituição Portuguesa de 1822 aprovada em 23 de setembro de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional. Apesar de ter estado vigente apenas durante dois efémeros períodos — o primeiro entre 1822 e 1823, o segundo entre 1836 e 1838 —, foi um marco fundamental para a história da democracia em Portugal.[1] Foi substituída pela Carta Constitucional portuguesa de 1826.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês
    O Ultimato Inglês de 1890 foi um ultimato do governo britânico que consistia em Portugal abandonar os territórios entre Angola e Moçambique por causa do projeto do mapa cor–de–rosa que ocupava os territórios entre Angola e Moçambique.Caso não abandonassem os territórios, o governo britânico ameaçava Portugal com um Ultimato.
  • Revolta de 31 de Janeiro

    Revolta de 31 de Janeiro
    A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objectivo a implantação do regime republicano em Portugal. A revolta teve lugar na cidade do Porto. No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique.
  • Implantação da República

    Implantação da República
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.