De

História de Portugal

  • Oct 5, 1143

    Fundação de Reino de Portugal

    Fundação  de Reino de Portugal
    Foi no dia 05 de Outubro de 1143,D. Afonso Henriques passou a usar o titulo de rei, no papel, de facto e de direito , nesta data o rei Afonso VII assinou o Tratado de Zamora, que assinalaria a separação entre os reinos. D. Afonso Henriques procurou consolidar a independência por si declarada onde fez importantes doações à Igreja e fundou diversos conventos. Dirigiu-se ao papa Inocêncio II e declarou Portugal tributário da Santa Sé, tendo reclamado para a nova monarquia a protecção pontifícia.
  • 1249

    Conclusão da reconquista crista em território português

    Conclusão da reconquista crista em território português
    Em 1249 , D. Afonso III conseguiu expulsar os muçulmanos do Algarve assim se formou Portugal.A reconquista terminou antes que iniciou a conquista definitiva da cidade de Faro pelas forças de D. Afonso III, o extremo sul do país estava completamente despovoado, a população encontrava-se no centro-norte até ao sul de Évora e Santiago do Cacém.
  • Sep 12, 1297

    Celebração do tratado de Alcanize,estabelecimento das fronteiras definitivas de Portugal

    Celebração do tratado de Alcanize,estabelecimento das fronteiras definitivas de Portugal
    O tratado de Alcanizes foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela, Fernando IV (entre 1295-1312), e de Portugal, D. Dinís (entre 1279-1325), também no dia 12 de setembro de 1297, na povoação leonesa-castelhana de Alcanizes este tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do rei D. Dinís. Por ele se restabelecia a paz, fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos.
  • Aug 14, 1385

    Batalha de Aljurrabota

    Batalha de Aljurrabota
    A Batalha de Aljubarrota decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385 entre tropas portuguesas com aliados ingleses, que foram comandadas por D. João Mestre de Avis e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano e seus aliados liderados por D. João I de Castela. A batalha deu-se no campo de São Jorge, que pertence à freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, nas imediações da vila de Aljubarrota, entre o referido concelho e Alcobaça.
  • Aug 21, 1415

    Conquista de Ceuta e Início de expansão marítima

    Conquista de Ceuta e Início de expansão marítima
    Conquista de Ceuta, cidade islâmica no Norte de África, por tropas portuguesas sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 21 de Agosto de 1415.As principais razões que motivaram a conquista de Ceuta: geoeconômica,religiosas,sociais e politicas. As expectativas relacionadas aos benefícios da conquista de Ceuta não se confirmaram a longo praz.O primeiro momento da expansão marítima portuguesa alcançou seu ápice quando os navios portugueses ultrapassaram o Cabo das Tormentas.
  • May 18, 1498

    Chegada do Vasco da Gama na Índia

    Chegada do Vasco da Gama na Índia
    Foi em 18 de Maio de 1498, Vasco da Gama e seus homens avistaram o monte Eli na costa do Malabar na Índia, dois dias depois fundeiam no porto de Calecute. Estava cumprida a viagem que é considerada o marco do início da dominação européia na Ásia. Após vencer dois oceano, andar mais de vinte mil quilômetros, a viagem de Lisboa a Calecute durou seis meses, Vasco da Gama volta a Portugal com seu navio com amostras de pedras preciosas, tecidos e especiarias provando que atingiram o Oriente.
  • Jul 24, 1580

    Inicio da União Ibérica

    Inicio da União Ibérica
    Em 24 de Julho 1580 , o povo de Santarem aclamou rei de Portugal, e em seguida, em muitas cidades e vilas do país. Assumindo o título de D. António I, partiu para Lisboa onde foi recebido sem grande entusiasmo.O Terço Espanhol comandado pelo terceiro duque de Alba, Fernando Pimentel marchou para a capital.Antes de entrar em Lisboa, o duque de Alba impôs às províncias portuguesas a sujeição a Filipe II.
  • Restauraçao da Independência

    Restauraçao da Independência
    A Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina castelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.
  • Terramoto de Lisboa

    Terramoto de Lisboa
    O Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando a destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O Terramoto foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos. Este terramoto marcou o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna.
  • A Revolução Liberal Portuguesa

    A Revolução Liberal Portuguesa
    A 24 de Agosto de 1820, aproveitando a ausência de Beresford (general inglês nomeado por D. João VI como marechal do exército português, a quem foram concedidos grandes poderes para acabar com qualquer tipo de conspirações liberais), o Sinédrio fez despoletar (deu início), no Porto, à Revolução Liberal.
  • A Implantação da República

    A Implantação da República
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.
  • Inicio da Ditadura do Estado Novo

    Inicio da Ditadura do Estado Novo
    Em 1933, foi nomeado Presidente do Conselho, começando desde logo a preparar o texto da futura Constituição. A nova Constituição foi promulgada em Abril de 1933 e pôs fim ao período da ditadura militar. Desde então, iniciou-se um novo período de ditadura a que o próprio Salazar chamou de Estado Novo.Com este novo regime, proclamado por Salazar, o poder do Governo sobrepunha-se ao da Assembleia Nacional e o seu poder ao do Presidente da República.
  • Inicio da Guerra Colonial

    Inicio da Guerra Colonial
    A Guerra Colonial Portuguesa teve início em África e desenrolou-se nas colonias de Moçambique, Guiné e Angola, no período de, entre 1961 e 1974.Os primeiros confrontos ocorreram em Angola, na zona a que se viria a chamar Zona Sublevada do Norte, traduziram-se, a partir de 15 de Março de 1961, em bárbaros massacres de populações brancas e trabalhadores negros oriundos de outras regiões de Angola.
  • A Revolução de 25 de Abril

    A Revolução de 25 de Abril
    A Revolução de 25 de Abril, também referida como Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1974, com uma forte orientação socialista na sua origem.
  • Adesão de Portugal a CEE

    Adesão  de Portugal a CEE
    Em 1 de janeiro de 1986 Portugal torna-se então formalmente membro da CEE, um marco importante para a situação atual de evolução da economia portuguesa. De 1986 a 1991 temos um período transitório de adesão à CEE, já que o nível de desenvolvimento de Portugal é inferior ao dos outros estados membros. Para que Portugal possa vencer essa desigualdade, vai receber da CEE fundos estruturais que visam a modernização do setor produtivo.
  • Entrada em circulação da moeda única (euro)

    Entrada em circulação da moeda única (euro)
    O Euro (Eslovênia, €) é a moeda de dezoito países da União Europeia (UE) - Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Finlândia, França, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, e ainda de quatro micro países europeus - Andorra, Mônaco, San Marino e Vaticano - e também do Montenegro e do Kosovo.